O que fazer se o proprietário não quiser devolver o caução?

Perguntado por: bquarteira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Se o valor não for devolvido de forma amigável, o inquilino deverá ingressar no Juizado Especial Cível (Fórum) da Região do Imóvel ou onde apontar no contrato assinado (essa informação geralmente consta no último parágrafo do contrato).

Não existe um prazo específico para a devolução da caução na lei, portanto dependerá de cada caso. O recomendado é que após a vistoria de saída e constatado que não existe nenhuma pendência, seja relacionado ao imóvel ou em relação aos aluguéis, seja devolvida a caução devidamente atualizada.

O que é a caução? De acordo com a Lei 8.245/1991, conhecida como Lei do Inquilinato, é o locador quem escolhe o tipo de garantia locatícia que lhe convém. Essa decisão pode ser tomada junto com a imobiliária. Se não estiver assistido por uma imobiliária, procure um advogado especialista em direito imobiliário.

Alternativas Legais para Reaver a Caução
Notificação Extrajudicial: O primeiro passo é enviar uma notificação extrajudicial à imobiliária, por meio de um advogado, informando sobre o descumprimento da obrigação de devolução da caução e solicitando a restituição do valor no prazo legal.

Você recebe o valor integral da sua caução no fim do contrato do seu aluguel – desde que não tenha pendências financeiras relacionadas ao contrato, como contas não pagas em aberto ou reparos no imóvel, e que a rescisão do contrato ocorra após 12 meses.

Art. 42. Não estando a locação garantida por qualquer das modalidades, o locador poderá exigir do locatário o pagamento do aluguel e encargos até o sexto dia útil do mês vincendo.

Pode descontar o aluguel da caução? Sim, mas só se já estiver no fim do contrato ou se o locatário estiver devendo por muitos meses. Geralmente há uma cláusula no contrato que determina o período de inadimplência que permite o uso da caução.

Art. 38. A caução poderá ser em bens móveis ou imóveis. § 1º A caução em bens móveis deverá ser registrada em cartório de títulos e documentos; a em bens imóveis deverá ser averbada à margem da respectiva matrícula.

O cálculo de devolução de caução de aluguel costuma ser feito com base no valor de três aluguéis. Ele não pode ser descontado por outros motivos que não a sua finalidade de garantia. O dinheiro é depositado numa conta conjunta e só pode ser sacado com autorização mútua, locador e locatário.

A caução aluguel é uma das modalidades de garantia locatícia previstas na lei Federal nº8. 245/91. De acordo com a lei, esse valor deve ser depositado em uma conta poupança acessível tanto para o locador quanto para o locatário, logo após a assinatura do contrato.

O locatário tem direito de receber o caução corrigido monetariamente, ou seja, com os mesmos reajustes que o aluguel teve durante o contrato. Isso significa que o valor devolvido pode ser maior do que o valor pago inicialmente.

-Para a concessão da liminar de despejo por falta de pagamento, incumbe ao requerente comprovar a ausência de pagamento; prestar caução referente ao valor de três meses de aluguel; e demonstrar a ausência de qualquer das garantias contratuais previstas no art.

Uma das principais mudanças impostas pela nova lei é tornar mais ágil o despejo do inquilino inadimplente. Antes, o tempo médio era de 12 a 14 meses e, agora, será de cerca de seis meses. "Houve uma simplificação do processo judicial. O tempo médio para tirar um locatário era de 12 a 14 meses.

Dessa maneira, a lei de arrependimento de 7 dias não vale para contratos de locações de imóveis. Caso o contratante se arrependa da assinatura, ele deve pagar uma multa contratual prevista no contrato assinado com a imobiliária, que pode variar de caso em caso.

A caução de aluguel, também conhecida por depósito caução, é uma das modalidades usadas para assegurar que o inquilino irá cumprir suas obrigações contratuais. Essa garantia serve para que o locador utilize o dinheiro em casos de inadimplência e danos causados pelo locatário ao imóvel.

Embora em muitas ocasiões exista a intermediação de uma imobiliária na relação contratual locatícia, o locador será sempre o responsável pela gestão da caução e sua respectiva devolução. É do locador e não da eventual administradora do imóvel o dever jurídico de devolver a caução efetuada.