O que fazer se o abscesso estourar?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 16 votos

O que fazer quando o abscesso estoura? A situação pode ficar tensa quando isso acontece, mas não precisa se desesperar. “A única recomendação é ir o quanto antes para o consultório do dentista ou para um hospital, já que o tratamento deve ser feito por profissional dentista”, indica o especialista.

Se o pus não for drenado, a área ficará mais inchada e dolorida. Isso é conhecido como abscesso. O abscesso pode se formar rapidamente e, algumas vezes, ele se forma apenas um ou dois dias após a infecção começar.

No entanto, também é importante você não tentar drenar o abscesso . Isso pode levar a trauma do tecido circundante e, potencialmente, ajudar a espalhar a infecção subjacente.

Quando o abscesso é drenado espontaneamente ou cirurgicamente, há a melhora do quadro doloroso e infeccioso e há a formação de um trajeto (fístula) que internamente se abre no reto e externamente na pele da região perianal no local onde houve a drenagem do abscesso.

Alguns abcessos pequenos podem ser tratados com compressas quentes sobre a região afetada, promovendo a drenagem espontânea do mesmo. Em outros casos, faz-se necessária a drenagem do abcesso. Essa drenagem é feita cirurgicamente ou por punção com agulha, ambos com anestesia local.

Dente com abscesso: saiba os riscos para sua saúde bucal
Se você apresentar algum dos sinais de dente com abscesso, é importante consultar um dentista imediatamente, principalmente se sinais de inchaço no rosto ou febre surgirem.

Estudos confirmam que a clindamicina é um agente antimicrobiano eficaz contra bactérias presentes em abscessos perirradicualres agudos, recomendando o seu uso no tratamento de infecções odontogênicas graves em casos de insucesso no tratamento com penicilina ou quando este antibiótico é contra indicado 3,12.

Tratamento. Tomar paracetamol ou ibuprofeno pode ajudar a amenizar a dor de um abscesso dental.

“Pus, que nojo!” O pus é mais uma daquelas maravilhas produzidas pelo seu sistema imunológico. Talvez não seja a sua ideia de maravilha, mas é muito bom quando o seu corpo estiver com alguma infecção. Sua presença serve para mostrar infecção ativa em andamento.

A drenagem consiste em uma pequena incisão ou corte no local da boca onde há um acúmulo de pus e na subsequente drenagem do material infeccioso. Ele pode acontecer de forma natural, em que o pus sai através do corte, ou com a ajuda de um dreno, nos casos em que há um volume muito maior de secreção.

Os sintomas incluem dor local, sensibilidade, calor e edema (se próximos da pele) ou sintomas constitucionais (se profundos). Exames de imagem podem ser necessários para diagnosticar abscessos profundos. O tratamento é drenagem cirúrgica ou punção percutânea por agulha e, muitas vezes, antibióticos.

Em casos graves e não adequadamente tratados a tempo, pode haver complicações como sinusite, endocardite, mediastinite e sepse.

Abcessos são coleções de material purulento (pus) que, embora normalmente decorram de infecções bacterianas, podem, em alguns casos, não representar infecções, mas serem manifestação de outras doenças cutâneas como paniculite, ou outras doenças abscedantes, como hidradenite e foliculite dissecante.

Você pode sentir a dor diminuir se o abscesso se romper, mas ainda precisará da ajuda de um profissional. A infecção pode se espalhar para outras partes dos maxilares e também da cabeça e do pescoço e, no pior dos casos, levar à sepse, que é uma infecção generalizada, que pode colocar sua vida em risco.

O tratamento consiste na drenagem do abscesso e uso de antibióticos. Após a drenagem, ou mesmo a ruptura espontânea e saída do pus, pode ocorrer a formação de uma fístula (túnel que se abre do interior do canal anal até a pele, passando pelo abscesso).

Nebacetin. sulfato de neomicina, bacitracina zíncica.

Não é recomendado tentar espremer e estourar o furúnculo, pois pode agravar a infecção e espalhá-la para outros lugares do corpo. O tratamento é baseado em antibióticos que atuam contra as bactérias.

Os furúnculos e os carbúnculos são tipos de abscessos de pele. Os furúnculos são abscessos macios, menores e mais superficiais que, por definição, envolvem um folículo piloso e o tecido ao redor. Os furúnculos são comuns no pescoço, nos peitos, no rosto e nas nádegas.

É válido ressaltar que somente o Cirurgião-Dentista pode realizar a drenagem de abscesso odontogênico e que nunca se deve realizar qualquer tipo de intervenção em casa.

Para abcessos no tronco, nas extremidades, axilas ou cabeça e pescoço, os organismos mais comuns são Staphylococcus aureus (com S. aureus resistente à meticilina [SARM] sendo o mais comum nos Estados Unidos) e estreptococos.