O que fazer se não tiver vaga na creche?

Perguntado por: sassis . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Primeiramente, a Defensoria oficia diretamente as autoridades, solicitando a vaga. É um pedido administrativo. Representa um anúncio para o Poder Público de que, se não concedê-la, será necessário entrar com ação. Se essa tentativa falhar, tem início um processo na Justiça.

Então, caso você tente matricular seu filho na escola e o pedido seja negado por falta de vaga, é preciso recorrer ao conselho tutelar e, posteriormente, caso não solucionado, a segunda medida é acionar o judiciário.

Estou desempregada, meu filho tem direito a creche? A mãe que está desempregada tem direito a deixar o filho na creche por meio período, visto que a criança tem direito a educação infantil.

De acordo com o critério salarial da mãe, a pontuação pode ir de 5 pontos para a que ganha acima de quatro salários mínimos até 20 pontos para a mãe que recebe até um salário mínimo. Crianças em família que participe de algum programa de assistência social, como o Bolsa Família, recebem outros 20 pontos.

208 da Constituição Federal asseguram o atendimento em creche e em pré-escola às crianças de 0 a 6 anos de idade. Nesse viés, observamos que o direito de ambos se entrelaça, pois garantir o direito de acesso à creche às crianças cujas mães sejam trabalhadoras auxilia o desenvolvimento profissional da genitora.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo divulgou o calendário de atividades para 2023 na Rede Municipal de Ensino. Nas Unidades Educacionais, as férias ocorrem entre os dias 2 e 31 de janeiro, e o ano letivo começa no dia 6 de fevereiro e vai até 21 de dezembro.

Essa determinação permite, por exemplo, que as creches já possam efetivar agora as matrículas de quem ingressará no Berçário 1 (ciclo inicial nas entidades infantis) em 2021, mesmo que essas vagas estejam ocupadas por outras crianças neste momento.No ano que vem, com a movimentação natural da rede, os alunos migrariam ...

Por ser menor de idade, caso falte vaga na escola, os pais devem proceder da mesma forma que no Ensino Fundamental para garantir a matrícula na rede pública de ensino. No entanto, se ele tiver mais de 18 anos, por ter atingido a maioridade civil, o poder público e a família não podem ser responsabilizados.

Com a virada do ano e do semestre letivo, o aluno que estiver inadimplente pode ser impedido de fazer a rematrícula. De acordo com a Lei nº 9.870, de 1999, a instituição de ensino pode negar a renovação da matrícula ao aluno inadimplente, fazendo com que ele perca o vínculo com a escola, a universidade ou a faculdade.

Caso você retire seu filho da escola ou não mande ele para assistir às aulas presenciais o Conselho Tutelar será acionado, sendo que é possível ainda, caracterizar, em alguns casos, abandono intelectual (previsto no art. 246 do Código Penal).

Segundo a secretária de Educação, Márcia Gatti, nas Fases I e II, com crianças de 4 e 5 anos, o ensino é obrigatório e ter três ou mais faltas seguidas sem justificativa pode acarretar em perda da vaga. Porém, se avisado à creche, é possível “flexibilizar” esse critério.

O resultado pré matrícula 2023 acontece online, porém, se o aluno for menor, é o responsável legal que deve fazer o acesso. Ao se inscrever em uma escola estadual, você deve acessar o portal da Secretaria de Educação do estado para conferir as informações do resultado.

Como fazer cadastro
Para fazer o cadastro basta ir até qualquer unidade de Educação Infantil levando comprovante de residência com CEP, documentos do responsável e da criança, além de telefones para contato. É muito importante manter o endereço e os telefones atualizados.

Crianças e adolescentes com deficiência ou doenças raras poderão ter prioridade na matrícula em creches, pré-escolas e em instituições de ensino fundamental ou médio, públicas ou subsidiadas pelo Estado.

Famílias com renda de até três mínimos devem se inscrever para pretensão de vagas em creches.

A solicitação de auxílio-creche deve ser feita diretamente pelo colaborador. Em seguida, é preciso ir ao departamento de RH da empresa e solicitar o formulário para inscrição. Portanto, ela irá preencher o formulário de inscrição e apresentar os documentos necessários.

Como faço minha inscrição para concorrer a uma vaga em Creche Pública? A inscrição deverá ser realizada pela Mãe ou Responsável Legal por meio da Central Única de Atendimento Telefônico (156), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

Certidão de nascimento da criança (cópia e original); • CPF do responsável legal; • Comprovante de endereço domiciliar; • Declaração de escolaridade em casos de transferência; • Certidão de nascimento dos irmãos (opcional).

De acordo com a promotora, a legislação prevê que o aluno tem direito a educação infantil em meio período. Já as mães que trabalham, tem direito de deixar os filhos em período integral. “A mãe, ou o pai que não executa atividade laboral, não têm o direito de manter os filhos nas creches em período integral.