O que fazer se for barrado na imigração?

Perguntado por: orezende . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

É preciso estar precavido caso isso aconteça. Tenha sempre em mãos os telefones mais úteis, isso quer dizer, os contatos dos consulados, os comuns e os de plantão. Além disso, tenha de maneira fácil contato de embaixadas e da companhia aérea que você viajou.

A deportação afasta o estrangeiro do país, mas não impede seu regresso, de forma regular: para retornar ao Brasil, o deportado deverá ressarcir ao governo brasileiro as despesas efetuadas com sua deportação.

A deportação afasta o estrangeiro do país, mas não impede seu regresso, de forma regular. Exige-lhe a Lei 6815/80 que para retornar ao Brasil, o deportado deverá ressarcir ao Governo brasileiro as despesas efetuadas com sua deportação.

Em geral, todo o processo de deportação (“removal proceedings”) deve ser concluído em até 90 dias. Em alguns casos, se houver algum procedimento jurídico não finalizado, este período poderá ser extendido.

Pela deportação voluntária, o estrangeiro abdica do direito a audiências de julgamento e arca com as despesas de seu retorno a seu país de origem. Para saber mais sobre essa possibilidade é necessário contratar um advogado.

Repatriação voluntária, reassentamento e integração local são alguns exemplos de soluções duradouras. Seu apoio nos ajuda a criar um mundo mais seguro e mais estável para aqueles que mais precisam.

Por que impedir a entrada de imigrantes? Enquanto alguns países buscam atrair mais imigrantes para seu território, outros tentam evitar a entrada de novas pessoas. Algumas promessas de campanha de Trump, presidente dos Estados Unidos, se pautaram nesse objetivo.

Dependendo da situação, pode haver uma maneira de impedir que a deportação aconteça. Uma possibilidade é que o cidadão portador do visto possa mostrar seus documentos, afirmar sua condição e solicitar que o oficial autorize “retirar seu pedido de entrada”.

O artigo 182 estabelece que o procedimento de deportação dependerá de autorização prévia do Poder Judiciário no caso de migrante que esteja cumprindo pena ou respondendo a processo criminal em liberdade. Além disso, deverá ser observado os princípios do contraditório, da ampla defesa e da garantia de recursos.

Quem tem passagem pela polícia pode solicitar passaporte desde que não existam pendência com a justiça ou declaração explicita que proíba a expedição do documento e/ou sair do país.

Em certos casos, o estrangeiro não pode ser expulso, em especial quando possuir cônjuge brasileiro, ou filho brasileiro, antes da decretação de expulsão, ou ainda quando o fato em questão ser inadmissível pelas leis brasileiras.

A expulsão ocorre depois de cumprimento de pena, quando o estrangeiro comete algum ato ilícito no país. A deportação acontece quando o estrangeiro entra ilegalmente no país, ou sua permanência torna-se ilegal.

Em quais casos a pessoa pode ser deportada? Diego Machado: É importante ressaltar que somente os estrangeiros podem ser deportados. Não há como expulsar do Brasil um brasileiro, porque seria uma pena de banimento que é vedada pela Constituição Federal.

Ou seja, se o imigrante ficar mais de 100 dias irregular sobre o território brasileiro, o valor máximo cobrado será o de R$10.000,00, invariavelmente.

O período de validade da Permissão Especial de Reentrada é de um ano, a contar da data em que o estrangeiro residente sai do país. No entanto, se no ato da saída, faltar menos de um ano para a expiração do visto, a validade da Permissão Especial de Reentrada passa a ser até a data final da autorização de residência.

A expulsão ocorre depois de cumprimento de pena, quando o estrangeiro comete algum ato ilícito no país. Já a extradição é a saída compulsória do estrangeiro, em virtude de crime cometido em outro país, que pede para receber de volta o cidadão foragido.

Sete países europeus estão entre os 10 menos tolerantes do índice, lista que é liderada por Macedônia do Norte, Hungria, Sérvia e Croácia.

As perguntas mais comuns feitas na imigração de aeroportos

  • Está vindo de onde?
  • Onde você irá se hospedar?
  • Qual é o propósito da sua visita?
  • Quanto tempo você vai ficar?
  • Qual é sua profissão?
  • Quanto dinheiro você tem?
  • Você tem seguro viagem?

A nova lei não prevê o direito ao voto aos migrantes internacionais. TRÁFiCO De PeSSOAS A proposição estabelece, entre outros pontos, punição para o traficante de pessoas, ao tipificar como crime a ação de quem promove a entrada ilegal de estrangeiros em território nacional ou de brasileiro em país estrangeiro.

Caso você esteja passando pela imigração sozinha, indo visitar algum amigo ou parente, peça para que eles façam uma carta informando que vão te receber por determinado tempo, com endereço e telefones de contato.

Assim, a principal dica é: mantenha a calma. Sabemos que passar por essa situação não é nada fácil, mas ficar nervoso e se exaltar só vai piorar o seu caso. Pode ser que o agente faça a mesma pergunta várias vezes, não tem problema. Responda quantas vezes for preciso.