O que fazer se eu não gosto de trabalhar?

Perguntado por: rmachado . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

10 coisas a se fazer quando você odeia o seu trabalho

  1. Faça uma rápida autoavaliação. ...
  2. Descubra se você não está feliz com você ou com o seu trabalho. ...
  3. Converse com o seu supervisor. ...
  4. Não desista imediatamente. ...
  5. Mude sua atitude. ...
  6. Seja profissional. ...
  7. Defina quais são suas metas de carreira.

Confira uma lista de sintomas que podem estar relacionados a essa doença.

  1. Você evita conversas difíceis. ...
  2. Você não consegue se concentrar. ...
  3. Você evita interagir com outras pessoas. ...
  4. Você assume uma máscara. ...
  5. Você tem dificuldade para se engajar. ...
  6. Você está sempre irritado. ...
  7. Você se sente entediado. ...
  8. Você se tornou cínico.

Significado de preguiçoso: Pessoa que não gosta de trabalhar, estudar.. nem fazer nada..

Esta imensa carga horária traz inúmeras doenças para o trabalhador e transforma de modo muito negativo as relações sociais - pois o indivíduo não tem tempo para os amigos, nem para os familiares e nem pra si próprio.

Dicas para lidar com a infelicidade no trabalho

  1. 1 – Busque ressignificar o seu emprego atual. Tente olhar para o seu trabalho de um jeito diferente, dê um novo significado para a sua função. ...
  2. 2 – Veja como melhorar suas relações no trabalho. ...
  3. 3 – Mude de carreira com segurança e assertividade.

Por ser um trabalho que lida diariamente com números, cálculos, planilhas e relatórios, o contador normalmente não precisa interagir e nem lidar com pessoas no seu dia a dia, tornando este um trabalho bem direcionado para quem tem este perfil.

Confira quais são eles:

  • Você não tem perspectiva de crescimento. ...
  • Você quer atuar em outra área. ...
  • Você está infeliz no trabalho. ...
  • O salário não é compatível com o mercado. ...
  • A empresa está falindo. ...
  • Você quer empreender. ...
  • Sua saúde está prejudicada. ...
  • Você é muito qualificado para o cargo.

Se você odeia seu trabalho, mas ganha bem e sabe que dificilmente ganharia o mesmo salário em outra empresa ou outra função, é preciso colocar ganhos e perdas na balança. O que você ganha compensa a sua infelicidade profissional? Você poderia viver com menos dinheiro?

A infelicidade no trabalho não é algo incomum.
No Brasil, cerca de 9 entre 10 pessoas se dizem infelizes em sua profissão. Os motivos apontados são a falta de valorização e reconhecimento, vontade de fazer algo diferente, baixos salários ou falta de propósito no que é feito.

Na maior parte das vezes a preguiça no trabalho vem motivada por falta de entusiasmo, ou até da paralisação gerada por questões emocionais mal resolvidas. O fato é que devemos olhar para esta situação com coragem e cuidado, pois aos poucos podemos nos tornar vítimas de nós mesmos.

Trabalhar pode ser uma forma de dar significado à vida das pessoas. Conseguir atingir objetivos e superar obstáculos, como resultado da aquisição de novos conhecimentos e de interações sociais, contribui para a auto-estima”.

Os colaboradores que têm uma carga de trabalho excessiva podem desenvolver o transtorno de ansiedade porque não conseguem cumprir tudo aquilo que foi designado para eles. Assim, se preocupam, desenvolvem medo e insegurança, ficam angustiados com a possibilidade de serem demitidos e com a autoestima baixa.

Lenhador é uma das profissões que serão extintas no futuro
Por fim, sabemos que os papéis estão, cada vez mais, se tornando digitais. Com isso, vai chegar um momento em que a profissão de lenhador se tornará extinta. Além do mais, a previsão é que, no futuro, os recursos ecológicos sejam mais valorizados.

Para o Ministério da Justiça, ou para o governo, a profissão de quem não tem ocupação não é desocupado, é sem ocupação, o que soa menos contundente que desocupado, e parece ser mais politicamente correto.

Algumas das profissões que deixaram de existir por conta da tecnologia são telefonista, operador de mimeógrafo, linotipista, atores de rádio e arquivista.

Ser feliz na sua profissão e gostar do trabalho é possível, desde que você se esforce para corrigir os fatores que transformam essa ocupação em um fardo. Em todo caso, não tenha medo de investir na sua educação, seja para progredir na carreira, seja para tomar outros rumos profissionais!

Conheça 7 profissões para quem gosta de ajudar pessoas

  1. Medicina. É provável que você já pensado na Medicina assim que falamos sobre as profissões para quem gosta de ajudar pessoas, certo? ...
  2. Direito. O Direito é uma área que não tem muitos segredos. ...
  3. Pedagogia. ...
  4. Psicologia. ...
  5. Fisioterapia. ...
  6. Enfermagem. ...
  7. Nutrição.