O que fazer se eu for enterrado vivo?

Perguntado por: opires . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Enterrado vivo. E agora?

  1. A primeira coisa, como já dissemos, é manter a calma. Entrar em pânico só acabaria com seu oxigênio mais rápido;
  2. DICA: repita um mantra (positivo), mentalmente, várias vezes. isso ajuda a manter a calma e a ocupar a cabeça para que você não pire embaixo da terra;
  3. Tente explorar seu caixão.

36 horas

Não existe um consenso sobre o tempo que um indivíduo — adulto e saudável — conseguiria se manter vivo em uma situação como essa e, dependendo da fonte consultada, o período pode variar de 10 minutos a algo em torno de 6 a 36 horas.

tafefobia,, tafifobia, tafofobia
Medo doentio de ser enterrado vivo.

De uma maneira geral, a pessoa se recupera espontaneamente em poucos minutos, mas pode haver ataques (raros) que duram dias. Este estado pode durar desde uns poucos minutos até alguns dias.

A norma NBR5410 é clara! O cabo enterrado diretamente no chão sem eletroduto, canaletas com ou sem tampa precisa ter proteção mecânica adequada contra contato com estruturas e esmagamentos, ou seja, o cabo pode sim ser enterrado diretamente no chão desde que tenha as dimensões (bitola) e índices de proteção adequados.

Neste estágio, por conta das bactérias que vivem no intestino do morto, o cadáver passa a inchar, ficar esverdeado e a apresentar um forte odor. Acontece que esses microrganismos começam a digerir as proteínas ali presentes e passam eliminar gases, gerando esse resultado.

5-6 dias: Os gases incham e formam bolhas na pele do abdômen. 2 semanas: O abdômen fica completamente inchado acumulando gases. 3 semanas: Os tecidos se tornam moles, os órgãos vazam os gases e as unhas caem. 4 semanas: Os tecidos moles começam a liquefazer e o rosto se torna irreconhecível.

O corpo humano 3 dias após a morte já iniciou o processo de decomposição, isso significa que o coração parou e as células não estão recebendo mais oxigênio que deveriam receber. Você pode perceber isso muito bem apenas pegando um corpo em decomposição fotos 7 dias depois da morte.

É um medo irracional de trocar carinho, afeto, de ir a um encontro amoroso ou até mesmo de marcar esse encontro. “Os sintomas são os mesmos de uma crise de ansiedade: aceleração cardíaca, respiração curta, tensão muscular, sudorese, dores no corpo, diarreia, vontade de urinar e tonturas.”

Os sintomas da atofobia incluem um alto grau de irritabilidade irracional dirigida a si mesmos e, em menor grau, aos outros. A fobia pode estar relacionada a algum tipo de trauma ou estresse. O atelofóbico pode apresentar sintomas mentais, emocionais ou físicos.

hanseníase

Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, a hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae.

Ninguém nasce com uma condição de catalepsia, ele chega a desenvolver isso ao longo da vida através de alguma doença que possa propiciar isso. Mas, as pessoas têm alguma predisposição genética para desenvolver isso.

A paralisia do sono é uma impossibilidade temporária de se mexer ou falar na transição entre o sono e a vigília. Trata-se de um estado de desconexão temporária ou descontinuidade de funções motoras, perceptivas, emocionais ou cognitivas.

No geral, os falecidos são enterrados com roupas especiais. Ou seja, que possuam algum simbolismo para ele e para a família. Ou que lembrem a sua personalidade e essência. Ou então, são enterrados com roupas formais, para os homens terno para as mulheres um vestido preto de tecido, como linho ou tricoline.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que o tempo máximo para que uma pessoa seja enterrada, sem aplicar técnicas de conservação, seja de 24 horas.

Após todos esses procedimentos e do enterro, ainda é necessário lidar com as taxas do cemitério. Pois, os cemitérios exigem o pagamento de taxas administrativas para a manutenção dos túmulos. Assim, os jazigos são limpos, pintados e conservados. Inclusive, até mesmo cemitérios públicos costumam cobrar essa taxa.

Eles não "entram" no caixão…. já estão dentro de você e crescem com a decomposição do corpo. Embora a pessoa morra, sua biota permanece viva (somos colonizados por milhões de bactérias e outros micro-organismos). É, por isso, que mesmo selado dentro do caixão e do túmulo, o corpo com o tempo se decompõe.

Como é feita a preparação do corpo na funerária
A tanatopraxia, portanto, possui como papel principal a completa desinfecção e conservação do corpo, a fim de destruir os microorganismos que o corpo humano passa a excretar após a perda dos sinais vitais.

Os ossos, porém, só “somem” depois de uns quatro anos. E a proteção de um caixão (ou de outros invólucros, como tecido e plástico) pode multiplicar esse tempo por seis!

2- Putrefação
Nesse momento, o corpo inicia a decomposição de forma efetiva. As bactérias que vivem no intestino começam a digerir as proteínas e eliminar gases. Esses últimos provocam um odor forte ao defunto e o incham. Além disso, nessa fase o corpo também passa a apresentar um aspecto esverdeado.