O que fazer se encontrar um filhote de gambá?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

O ideal, caso você encontre o animal em situação de vulnerabilidade, sejam filhotes ou às vezes uma parceria machucada com filhotes ou próprio gambá mesmo machucado adulto, deve sempre ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou para a Polícia Ambiental que eles vão efetuar o resgate desse animal, e é muito importante ...

Os policiais levaram os filhotinhos para a base do Grupamento de Defesa Ambiental da Guarda Municipal, na Floresta da Tijuca, para serem socorridos.

Entrega de animais selvagens a órgãos oficiais
Primeiro, entre em contato com o Ibama pelo telefone 0800 618 080 (linha verde) ou fale com a Polícia Ambiental para verificar onde é o batalhão mais próximo.

A bambeira do gambá é transmitida pela urina do gambá, conhecido aqui no cerrado como saruê.

De acordo com a dona, o mamífero não se irrita em tomar banho, que é dado uma vez por mês.

Os gambás são animais onívoros, alimentando-se, por exemplo, de invertebrados, como insetos e escorpiões; pequenos vertebrados, como filhotes de aves e cobras; frutas; ovos; carniça; e até mesmo lixo. São animais de grande importância ecológica, uma vez que atuam no controle de pragas e na dispersão de sementes.

Os gambás são animais de estimação exóticos que podem ser domesticados. Eles são conhecidos por serem animais limpos e inteligentes.

A maioria desses registros é de resgate de uma espécie de gambá, conhecida como saruê (Didelphis albiventris). Ao se deparar com esse animal dentro da sua casa ou em algum espaço público, a recomendação é ligar para o BPMA, por meio do disk 190.

SÃO PAULO – Um gambá-de-orelha-branca que tinha a rotina compartilhada com 150 mil pessoas nas redes sociais foi resgatado pelo Ibama no Rio Grande do Sul. Uma denúncia anônima levou a Polícia Civil Ambiental até o animal, chamado Emílio, que morava desde 2021 em uma casa de Montenegro, na Grande Porto Alegre.

A grande maioria dos resgates é feita em residências onde os gambás procuram fazer os ninhos. Quando os moradores descobrem, chamam a Patrulha Ambiental para resgatar os animais. Em boa parte dos casos, os filhotes são abandonados pela mães, que muitas vezes morrem após o parto.

Os gambás são animais arborícolas ou terrestres e possuem hábitos noturnos. Durante o dia, geralmente, dormem no interior de buracos encontrados, por exemplo, em troncos de árvores.

"É um bicho tranquilo, mas se tentar pegar na mão ele vai se defender, ele morde. Mas não ataca, não oferece risco".

O gambá é um animal marsupial que carrega os filhotes em uma bolsa quando são recém-nascidos. Quando eles crescem, são carregados nas costas até terem a independência na fase adulta.

A Polícia Militar Ambiental deve ser acionada para reportar crimes contra animais silvestres pelo Telefone: (11) 5067-1810.

Para realizar a entrega do animal, é preciso ligar para o Ibama (0800 618 080), para o batalhão da Polícia Ambiental local ou para o Centro de Manejo de Fauna Silvestre, que se divide em Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e em Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

Use alguma coisa com cheiro forte.
Amônia, naftalina e alho são bons exemplos, já que o gambá detesta esses cheiros. Se quiser usar amônia, despeje um pouquinho em uma lata fechada, coloque um pano dentro dela e deixe uma pontinha para fora, em um buraco feito na tampa.

Gambás oferecem algum risco para os seres humanos? Não. Mas, gambás, como qualquer outro animal, podem morder como forma de defesa caso sejam pegos de forma errada.

Não devem ser considerados perigosos devido aos seus dentes e unhas afiados, visto que recorrem à tanatose como mecanismo de defesa contra o homem, por considerá-lo um grande predador.

Silva lembra que a espécie é importante na cadeia alimentar. Os gambás se alimentam de insetos e roedores: “São vitais para que outras espécies não venham a se tornar pragas urbanas”, alerta. Aqueles que matarem um gambá não só respondem por crime ambiental como estão passíveis de multa de R$ 500 por animal.

Alimentação Dieta muito variada constituida de insetos, vermes, pequenas cobras, ovos de pássaros e principalmente de frutas (1/4 da sua dieta). Os filhotes recém-nascidos se alimentam de leite.

A única forma de possuir um animal silvestre legalizado é adquirindo o bichinho de um criadouro autorizado pelo Ibama. Quem retira um animal de seu habitat ou compra por meios ilícitos não tem como legalizá-lo depois.