O que fazer se comer varejeira?

Perguntado por: dcorte . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

O que fazer? Se você comeu carne e depois reparou que havia nela ovos de mosca, é provável que tenha ingerido alguns ovos de mosca varejeira. O que deve fazer, imediatamente, é procurar um médico, que provavelmente irá receitar alguns vermífugos para expulsar as larvas que já possam ter eclodido dos ovos.

"Se você deixou um alimento descoberto durante horas e não sabe quantas moscas pousaram e o quanto de tempo que ficou exposto, o ideal é que ele seja descartado para evitar possíveis problemas desses patógenos", recomenda Vanessa.

Agora, se você está se perguntando o que acontece se alguém engolir, acidentalmente, os ovos ou as larvas das moscas, fique sabendo que a resposta não é nada animadora. Na verdade, as larvas podem se hospedar no intestino ou no cólon e começarem a se alimentar dos tecidos do corpo, provocando lesões e infecções.

Sintomas

  1. Sensação de ferroada na pele.
  2. Coceira.
  3. Vermelhidão na área afetada.
  4. Sensação de movimento sob a pele.

O tratamento é feito com a retirada manual das larvas com a devida assepsia. Para facilitar a remoção, pode-se fechar o orifício com vaselina, esparadrapo (e até toucinho como é feito popularmente) por um tempo e pinçá-las quando vierem à superfície respirar.

O ciclo de desenvolvimento das moscas passa por 4 fases: ovo, larva, pupa e adulto. O inseto deposita cerca de 2.000 ovos durante a sua vida, que dura cerca de 30 dias. Após a ovulação, os ovos são depositados. Eles possuem cor branca e cerca de 1,2 mm de comprimento.

- Ingerir alimentos que contenham ovos de moscas é perigoso a saúde? Em geral, não. Ovos e larvas de moscas não irão sobreviver ao meio ácido do nosso estômago.

A fêmea coloca seus ovos (algumas centenas) em carcaças de animais, fossas abertas, depósitos de lixo e outros locais ricos em substâncias orgânicas em decomposição. Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas.

A miíase é doença parasitária provocada pelas larvas de moscas Cochliomyia hominivorax, Dermatobia hominis, e Cordylobia anthropophaga, vulgarmente conhecidas como "mosca varejeira", "mosca berneira" e "mosca tumbu", respectivamente.

Como é feito o tratamento
Assim, o mais recomendado é retirar as larvas com uma pinça e tomar o remédio antiparasitário, que será capaz de matar e eliminar as larvas em cerca de 24 horas.

Polvilhe cal e sal nas áreas afetadas para desidratar as larvas isoladas. A cal hidratada (hidróxido de cálcio) e o sal ressecam as larvas, matando-as por déficit de pressão de vapor d'água. Misture ¼ xícara (60 ml) de cada ingrediente e, depois, polvilhe a solução nas áreas afetadas.

Miíase tem cura e o tratamento é feito através da remoção das larvas da ferida. O processo de catação (remoção) é um processo doloroso e deve ser feito o quanto antes para evitar a progressão da doença, já que as larvas destroem rapidamente os tecidos humanos.

As larvas permanecem sob a pele, valendo-se do tecido subcutâneo como fonte de alimentação. Caso não sejam extraídas, depois de aproximadamente 50 dias elas atingem a maturidade e caem no solo, onde dão andamento ao ciclo evolutivo até se tornarem insetos adultos.

3 – Quais são os sintomas de larvas no corpo? As larvas que se alojam externamente causam sintomas locais, como nódulos avermelhados, coceira, sensação de que algo “caminha” debaixo da pele. Podem evoluir com feridas e, em alguns casos, tornam-se até visíveis.

Adentra o organismo na forma de microscópicos ovos, junto com alimentos ou água contaminados. Quando ainda é uma larva, viaja pelo corpo até chegar ao intestino delgado, onde cresce, se reproduz e libera os filhotes junto com as fezes.

Se não houver tratamento e a larva não for retirada antes que o ciclo se complete, o orifício pode ficar aberto causando uma grande inflamação. Às vezes, o berne é absorvido pelo organismo e a ferida fecha, mas é mais raro. O maior problema dessa infecção é o desconforto causado pela presença do berne no animal.

As larvas que se alimentam exclusivamente de carne podre até chegam a fase de pupa, mas devido ao calor, não alcançam a fase adulta. Já quando os insetos parasitas são colocados no tecido em decomposição, esses nem chegam a sair dos ovos.

Como é o tratamento de berne? Para tratar a berne, é preciso remover todas as larvas de mosca do ferimento no corpo do paciente. Isso é feito geralmente no hospital, com o médico sufocando as larvas (fechando o ferimento por completo) e, em seguida, utilizando uma pinça para puxar as larvas mortas uma a uma.