O que fazer se comer larva de mosca?

Perguntado por: areis . Última atualização: 1 de março de 2023
4.8 / 5 7 votos

O que deve fazer, imediatamente, é procurar um médico, que provavelmente irá receitar alguns vermífugos para expulsar as larvas que já possam ter eclodido dos ovos. Observe também se há presença de larvas em suas fezes e, se for o caso, leve as larvas para a consulta para mostrá-las ao médico.

Berne, miíase ou bicheira é uma infecção parasitária causada por larvas de várias espécies de moscas que invadem a pele ou os orifícios naturais, como olhos, nariz e ouvidos.

As larvas desenvolvem-se em feridas recentes, fossas nasais, gengivas, vulva e ânus, entre outros locais. Inicialmente, há prurido intenso e posteriormente dor local nas miíases que acometem as áreas cutâneo-mucosas, podendo ocorrer infecção secundária.

Se as pessoas ingerirem acidentalmente suas larvas, as bactérias e vírus, que estão presentes no corpo das moscas, e também em seus ovos e larvas, podem acabar transmitindo várias doenças. Algumas delas são cólera, disenteria, febre tifoide e miíase, que é a mais preocupante de todas.

3 – Quais são os sintomas de larvas no corpo? As larvas que se alojam externamente causam sintomas locais, como nódulos avermelhados, coceira, sensação de que algo “caminha” debaixo da pele. Podem evoluir com feridas e, em alguns casos, tornam-se até visíveis.

O tratamento é feito com a retirada manual das larvas com a devida assepsia. Para facilitar a remoção, pode-se fechar o orifício com vaselina, esparadrapo (e até toucinho como é feito popularmente) por um tempo e pinçá-las quando vierem à superfície respirar.

Em 24 horas, as larvas de primeiro estágio eclodem, passando por dois outros estágios, durando de cinco a oito dias, mas, durante o inverno, o desenvolvimento larvar pode prolongar-se por várias semanas.

A fêmea coloca seus ovos (algumas centenas) em carcaças de animais, fossas abertas, depósitos de lixo e outros locais ricos em substâncias orgânicas em decomposição. Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas.

TRATAMENTO DA MIÍASE
Na Miíase secundária, utiliza-se extração manual das larvas, ou a Ivermectina sistêmica, 200 mcg/kg em dose única (aproximadamente 1 comprimido para cada 35 kg/peso). A Ivermectina causa morte das larvas, que deverão ser retiradas manualmente ou com pinça.

Quais doenças pode transmitir? Entre os principais problemas causados pelo consumo de alimentos contaminados por moscas está a conjuntivite, febre tifoide, tuberculose, diarreia, entre outros.

Vários fármacos podem ser usados no tratamento da ascaridíase, as opções mais comuns são:

  1. Albendazol 400 mg em dose única.
  2. Mebendazol 100 mg, 2 vezes ao dia, durante 3 dias consecutivos.
  3. Levamisol 150 mg, em dose única.

Sintomas miíase humana

  • Sensação de ferroada na pele;
  • Dor;
  • Coceira;
  • Vermelhidão na área afetada;
  • Sensação de movimento sob a pele;
  • Ferida aberta com pus ou secreção.

Ao viver em um ambiente distinto, as larvas podem se abrigar de predadores e reduzir a competição por recursos com a população adulta. Animais no estágio larval consumirão alimentos para alimentar sua transição para a forma adulta.

Sintomas da Miíase
Tudo depende do local que a mosca pousar. No caso da berne, o principal sinal é uma ferida aberta na pele de 2-3cm, com pus e líquidos. Além disso, caso haja pressão na ferida, uma larva branca pode ser vista no local. Seu tamanho depende de quantos dias ela fica na ele.

Também chamada de miíase ou mesmo de bicheira, a berne é uma manifestação parasitária que é causada por larvas de uma mosca varejeira.
...
Quais são os sintomas de berne?

  1. dor intensa;
  2. sensação de pontadas ou mesmo de picadas no local do ferimento;
  3. coceira;
  4. inchaço e mudança de cor no local do ferimento.

O principal tratamento constitui-se de remoção mecânica e prescrição medicamentosa antibacteriana e antiparasitária. A paciente do caso em análise foi tratada em centro cirúrgico, com remoção mecânica das larvas, e os responsáveis por ela foram orientados para uma higiene oral adequada para evitar a reinfestação.

Miíase oral é uma doença parasitária rara, que ocorre devido a propagação de larvas de moscas, da família dípteros, nos tecidos. A sintomatologia clínica desta patologia varia de acordo com a região acometida do corpo.

Como prevenir a miíase
A prevenção da miíase pode ser bastante simples: no caso das pessoas, deve-se evitar caminhar descalço em locais onde possa haver ovos e larvas de moscas, além de proteger feridas e cortes, tratando adequadamente machucados para prevenir a contaminação.

“Se no verão a larva leva de 8 a 10 dias para chegar à fase adulta, no inverno poderá levar até 20 dias por causa da temperatura da água.

Assim, além da sujeira transportada pelas patas das moscas, ainda é possível, ao consumir um alimento por onde ela esteve, ingerir ovos que as fêmeas botam e que, depois de 8 a 24 horas, eclodem se formando larvas.

Entre as bactérias encontradas nos corpos dos insetos estavam a Yersinia pestis, causadora da peste bubônica, a Helicobacter pylori, associada ao surgimento de gastrite, úlcera e câncer de estômago, e diversas espécies que podem provocar gastroenterite, pneumonia e infecções urinárias.