O que fazer se comer carne com larva de mosca?

Perguntado por: oantunes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

O que deve fazer, imediatamente, é procurar um médico, que provavelmente irá receitar alguns vermífugos para expulsar as larvas que já possam ter eclodido dos ovos. Observe também se há presença de larvas em suas fezes e, se for o caso, leve as larvas para a consulta para mostrá-las ao médico.

Mas, afinal, faz mal ingerir larvas? Segundo especialistas, não há riscos graves à saúde, mas pode causar mal-estar devido ao nojo provocado ou por ser um componente fora do comum da alimentação.

A verdade é que quanto mais tempo uma mosca permanece em cima de sua comida, maior a chance de bactérias, vírus e parasitas serem transferidos para ela. Por isso, se uma mosca pousar em cima do seu prato e você golpeá-la imediatamente, é provável que a comida seja segura para comer.

Nesse caso, as larvas podem ficar hospedadas no intestino ou no cólon da pessoa, podendo devorar o tecido desses órgãos. E isso causa lesões e infecções. Em casos assim, a pessoa sente dores abdominais, prisão de ventre e febre, dependendo do quanto foi ingerido.

Miíase tem cura e o tratamento é feito através da remoção das larvas da ferida. O processo de catação (remoção) é um processo doloroso e deve ser feito o quanto antes para evitar a progressão da doença, já que as larvas destroem rapidamente os tecidos humanos.

24 horas

Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas. Estas geralmente ficam agrupadas, são vermiformes, esbranquiçadas, movimentam-se muito, não gostam de luz e alimentam-se ativamente. Após um período de 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas.

A miíase é definida como a infecção ou infestação de humanos e animais vertebrados vivos por larvas de dípteros, que eventualmente alimentam-se de tecido vivo ou morto do hospedeiro5. Clinicamente, as miíases são classificadas de acordo com a sua localização anatômica. Podem ser cutâneas, cavitárias e intestinais.

Para se alimentar, ela precisa quebrá-lo - e a mosca realiza esse processo através de enzimas digestivas. No momento em que ela pousa no prato, ela vomita todo aquele alimento que precisa ser quebrado.

Se isso acontecer, você precisa descartar o alimento. Isso mesmo, esse inseto carrega diversos componentes, como bactérias, fungos, vírus e ovos de vermes, já que se alimentam de material orgânico em decomposição, principalmente de fezes.

As moscas-varejeiras têm maior tamanho, duas asas grandes e corpo azul ou verde metálico. Em contato com o calor da pele de uma pessoa ou animal, de 12 a 24 horas depois os ovos eclodem e surgem larvas minúsculas, que darão continuidade ao ciclo evolutivo do inseto.

A Miíase é uma infecção parasitária causada por larvas de várias espécies de moscas que invadem a pele ou os orifícios naturais, como olhos, nariz e ouvidos.

A forma mais natural de eliminar as larvas é com água fervente, e essa dica funciona ainda melhor se for na lata de lixo e os insetos estiverem ali Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local.

O médico então entendeu que as larvas não surgiam da carne em putrefação, e sim das moscas que botavam ovos na carne dos frascos abertos. As larvas eram, portanto, um estágio do desenvolvimento das moscas atraídas pelo alimento.

O que deve fazer, imediatamente, é procurar um médico, que provavelmente irá receitar alguns vermífugos para expulsar as larvas que já possam ter eclodido dos ovos.

Na miíase cutânea ou furuncular, popularmente conhecida como berne, sugere-se antes da remoção da larva, utilizar vaselina, parafina líquida, esmalte de unha ou fita adesiva para oclusão do orifício da pele por 24 horas, assim a larva tende a aproximar-se da superfície para respirar, facilitando a sua remoção.

Existem remédios que em 24h matam as larvas, mas é importante realizar a retirada dos bichos do corpo. "É muito importante a gente fazer a remoção mecânica, com uma pinça tirar larva por larva, pra que elas não se decomponham dentro da pele e piorem a aparência da lesão", diz Silvia.

Em 24 horas, as larvas de primeiro estágio eclodem, passando por dois outros estágios, durando de cinco a oito dias, mas, durante o inverno, o desenvolvimento larvar pode prolongar-se por várias semanas.

Ciclo de Vida

ESTÁGIOS DO CICLO DE VIDA DO BICHO-DA-SEDADURAÇÃO
Ovo10-14 dias
Lagarta ou Larva27 dias
Pupa ou crisálida7-8 dias machos/ 14-15 dias fêmeas
Mariposa7-8 dias machos/ 14-15 dias fêmeas