O que fazer se a mala passa de 10kg?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

A bagagem de mão de até 10 kg faz parte das regras de embarque para voos domésticos e internacionais. Caso a mala do passageiro ultrapasse esse limite, é necessário pagar uma taxa para que a ela seja despachada no compartimento de cargas do avião.

E caso a bagagem exceda o limite de 23kg ou as dimensões máximas permitidas, as companhias aéreas cobram uma taxa adicional que pode ser de até R$ 175 por peça, ou um adicional por quilo excedido.

O peso máximo permitido na sua bagagem de mão pode variar de acordo com a cia aérea. Voos nacionais | a ANAC define que o peso máximo da bagagem de mão é de até 10kg. A regra se aplica para as cias Azul, Gol e LATAM. Então já sabe: para qualquer voo dentro do Brasil, não ultrapasse os 10kg.

Pode simplesmente ver qualquer balança sem uso no momento de qualquer guichê de qualquer companhia aérea e usa-la para pesar sua bagagem, ninguém vai te impedir disso! Ou, se o check-in estiver vazio, pode gentilmente pedir ao/à atendente para apenas conferir o peso do que leva!

Peso da mala vazia : 3,8 kg.

Itens pessoais
Como já contamos, as companhias aéreas permitem que o passageiro leve um item pessoal a bordo. Algumas opções são mochilas, casacos ou travesseiros. Caso opte por uma bolsa extra, você pode levar documentos e aparelhos eletrônicos nela e poupar espaço na sua bagagem de mão com 10 kg.

É possível levar um par de sapatos, cinco camisas, três calças, um blazer, além de roupas íntimas e itens de higiene. E as roupas foram dobradas de forma intercalada, para manter as peças sem amassar e para aproveitar melhor o espaço.

É possível levar bagagem de mão e mochila? Sim, qualquer voo permite que o passageiro leve uma bagagem de mão e uma mochila como item pessoal. No entanto, as mochilas não devem ser as de carga e sim simples, de poucos litros.

Quanto se paga por excesso de bagagem
No caso, o mais comum é o pagamento de excesso por peso. Desse modo, o passageiro paga um valor por cada quilo excedente. Por exemplo, se a franquia de bagagem é de 23kg e a mala está com 25kg, o passageiro terá que pagar, além do valor da franquia, 2kg a mais.

Caso a bagagem ultrapasse o limite permitido, ela não poderá ser despachada e deverá ser enviada pelo serviço de carga da companhia aérea. Em voos internacionais, o mesmo vale para peças com dimensões maiores que 300 cm lineares (soma total das medidas).

É importante levar dinheiro, cartões de crédito, documentos e aparelhos eletrônicos, já que esses itens jamais devem ser despachados. Também se deve levar remédios e itens de higiene que serão usados durante o voo. Sempre recomendamos levar uma muda de roupas adicional, caso a mala despachada se extravie.

Sim, você pode levar comida no avião.
Porém, é extremamente importante respeitar as regras de segurança do aeroporto. Além disso, as comidinhas devem caber dentro da sua bagagem de mão e estar devidamente embaladas e com a data de vencimento marcada.

Sim, além da mala de bordo, você pode embarcar com um objeto pessoal, que pode ser bolsa, mochila ou sacola pequena com as medidas máximas de 35 x 20 x 45 cm. Lembre-se de casacos podem ir na mão, assim não ocupam lugar nem na bolsa e nem na bagagem de mão.

Aerossóis e sprays de higiene pessoal, como desodorante, espuma de barbear e protetor solar, também podem ser levados na bagagem de mão. Em voos nacionais o limite é de quatro frascos de até 300 ml e nos internacionais de até 100 ml.

Pode! Porém é importante observar algumas condições para não ter problemas. A mala precisa ser proporcional ao período da viagem.

Veja algumas dicas para diminuir o peso da mala e ficar dentro dos limites postos pelas companhias aéreas.

  1. #1 Faça uma lista! ...
  2. #2 Escolha roupas coringas. ...
  3. #3 Coloque produtos em frascos pequenos. ...
  4. #4 Opte por uma mala leve. ...
  5. #5 Revise tudo quando acabar. ...
  6. Quais são os pesos máximos para bagagens despachadas?