O que fazer se a GTT sair?

Perguntado por: nnovais . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Quando devo ligar para o meu médico? Se o tubo sair. Não é perigoso, mas a abertura pode fechar muito rapidamente, por isto um novo tubo precisa ser colocado antes que isso aconteça. Certifique-se de chamar o seu médico para instruções se o seu tubo de alimentação acidentalmente sair.

Para saber se a sonda saiu do lugar é sempre importante estar em acompanhamento com um profissional de saúde. Mas, uma dica muito legal é medir o comprimento da parte externa com uma fita métrica. Dessa forma, você poderá verificar sempre se a sonda continua na mesma posição.

1- Deve-se lavar a sonda com 20 ml de água antes e após administração de dietas e medicações. Isso ajuda a evitar a obstrução da sonda; 2- Manter o local da gastrostomia sempre limpo e seco; 3- Manter a cabeceira elevada de 30° a 45°.

As principais complicações associadas à gastrostomia são: extravasamento de suco gástrico e/ou dieta pelo óstio da gastrostomia; inflamação do óstio da gastrostomia por irritação química (suco gástrico) e infecção do óstio com drenagem de secreção purulenta.

RESULTADOS: As causas da perda da sonda foram: a retirada pelo paciente (50%) e obstrução da sonda (36%). Observadas a correlação da perda da sonda enteral com alterações da cognição dos pacientes (delirium e demência) e a incrustação de resíduos no lúmen da sonda.

(2003) demonstraram mediana de sobrevida de 59 dias dos pacientes submetidos a gastrostomia endoscópica e de 60 dias dos idosos com manutenção da via oral (p = 0,37). Meier et al. (2001) revelaram taxa de sobrevida média nos idosos com via alternativa de 195 dias e dos pacientes com via oral de 189 dias (p = 0,90).

porque a ingestão de alimentos é via enteral, a águ. da sonda.

O passo a passo para alimentar um paciente com a sonda GTT é bastante complexo e envolve vários cuidados, especialmente para evitar a entrada de ar no estômago. Para tanto, são feitas dobras ou usados clipes para obstruir o canal na colocação e retirada da seringa com água ou alimentos líquidos.

A troca da sonda não é rotineiramente necessária e não têm intervalo de tempo definido na literatura, estando esta indicação limitada às situações de complicação e à decisão de substituição a partir de critérios do cirurgião e equipe (ruptura, deterioração, oclusão da sonda) (2).

O deslocamento do cateter de gastrostomia requer intervenção imediata, já que o estoma pode se fechar em um período de 2 a 6 horas, caso não seja repassado novo cateter.

Tanto a secreção como o sangue podem indicar problemas simples como um trauma no óstio (buraco) por onde passa a sonda de gastrostomia (GTT) por manipulação inadequada, ou até uma infecção da parede abdominal onde se situa a GTT. Procure o especialista.

A GTT deve ser lavada com 30ml de água após administração dos medicamentos, evitando resíduos. O banho de chuveiro pode ser dado normalmente. Seque bem a área, após o banho.

O paciente ainda pode comer e beber? Uma nutrição líquida especial, assim como fluidos, podem ser administrados através da sonda. Se a sonda foi colocada devido a problemas com a deglutição (por exemplo após um derrame), ainda permanecerão restrições à ingesta oral.

A sonda de alimentação pode, sem dúvida, ir para o pulmão, o que é um risco inerente ao procedimento e não acarreta maiores problemas desde que no Rx de checagem, antes da passagem da dieta, isto seja percebido. A matéria não diz se foi passada dieta, se foi feito Rx e se algum profissional liberou a passagem da dieta.

Em caso de falha da sonda lambda, podem ocorrer os seguintes sintomas de erros:

  1. Elevado consumo de combustível.
  2. Fraca potência do motor.
  3. Elevadas emissões de gases de escape (exame dos gases de escape)
  4. Iluminação da luz de controle do motor.
  5. Armazenamento de um código de erro.

Sim, pode acontecer de parte da urina sair ao redor da sonda. Não se preocupe! Mas é importante que a maior parte esteja saindo pelo coletor, ou seja, que a sonda esteja funcionando.

Quando um idoso insiste em determinada ação, de forma repetitiva, é importante mudar o foco. Oferecer objetos para manusear; fotos, revistas, álbuns para distrair, estimular outra atividade e desviar a atenção de uma ação que pode trazer consequências como puxar a GTT. A vigilância deve ser continuada.

Para evitar a saída da sonda, deve-se fixá-la com micropore ou esparadrapo, cuidando para não deixar dobrada ou puxar as narinas. Realize higiene diária na região de fixação com água corrente e sabão neutro.

A forma de se tentar desobstruir a sonda é tentando injetar água (com temperatura de morna para quente) pela via obstruída!

Injetar 20 a 30 mL de ar e auscultar a passagem de ar com o estetoscópio abaixo da região subcostal esquerda. O som de uma corrente de ar ajuda a confirmar a localização da sonda no estômago.

A administração muito rápida da fórmula e até a concentração do produto também pode levar a vômitos. Converse com o médico ou a nutricionista sobre a possibilidade de reduzir a velocidade de gotejamento e, aos poucos, ir aumentando.

Continuar lendo O que é GTT e TQT?