O que fazer se a filha quer namorar?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

Uma boa forma de abordar esse assunto é questionar o quanto o jovem conhece sobre cada tema e se há alguma dúvida. E nessa conversa, não se pode esquecer dos limites no relacionamento, próprios de cada idade ou estado de vida, e dos valores morais ensinados pela família e aos quais se deve ser fiel.

A especialista em relacionamentos afirma que as mulheres devem aproveitar a faixa etária entre 20 e 24 anos - na qual a maioria está focada na carreira - para iniciar relacionamentos sérios, com os homens que nesta idade já procuram estabelecer a base de um compromisso.

Qual é o limite aceitável de diferença de idade? Diferenças de cinco a sete anos costumam ser mais aceitáveis. No entanto, não existe um número específico: tudo depende da situação. O importante é que as duas pessoas sejam maiores de idade e se gostem, apesar da possível reprovação da sociedade.

É uma conversa necessária, mas deve ser realizada de forma leve, descontraída e com orientação. Aqui encontramos a primeira dica: falar sobre sexo não precisa ser uma reunião formal, esteja aberto a momentos oportunos para puxar o assunto, em um ambiente que seu filho(a) se sinta confortável e seguro.

Por isso, uma boa recomendação é iniciar as conversas sobre educação sexual quando seu filho tiver por volta de 13 anos, porque nessa idade os jovens estão começando a socializar e a ter interesse uns nos outros.

Seja educado, mas genuíno.
Responda aos questionamentos com um tom de voz tranquilo e amigável, e demonstre interesse neles fazendo algumas perguntas também. Querer saber mais sobre alguém que você está conversando pela primeira vez é uma maneira educada e gentil de causar uma boa primeira impressão.

“Portanto, a partir dos 21 anos de idade, o novo Código Civil de 2002 presume que o filho, além da plena capacidade civil para todos os atos da vida em sociedade, tem condições de se colocar no mercado de trabalho, desvinculando-se financeiramente do pai por obrigação legal”, completou.

14 anos

Em junho, a 3ª seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a prática de ato libidinoso com menor de 14 anos configura crime de estupro de vulnerável, independentemente da ligeireza ou da superficialidade da conduta.

Não importa que a criança ou adolescente, ou mesmo a família desse, queira ou aceite o relacionamento: o crime acontece da mesma maneira. Portanto, sendo menina ou menino, se relacionar com menor de quatorze anos pode sim levar à prisão.

"O artigo 217-A do Código Penal estabelece que a prática de atos libidinosos (e aqui pode ser até um beijo mais quente), bem como a conjunção carnal com menor de 14 anos é crime de estupro de vulnerável, mesmo que haja consentimento por parte da pessoa menor de 14 anos ou de seus pais.

García Huete indica que “se é apenas amor apaixonado, a duração não é superior a 3-4 anos “Do lado oposto, onde não só a atração sexual é o pilar básico do relacionamento, mas também o amor pela coexistência e o amor responsável, “o relacionamento pode ser estendido indefinidamente”.

É não abrir mão da sua individualidade, óbvio, mas fazer, sim, algumas concessões. Para o bem de vocês, para o bem daquilo que estão construindo ou vão construir, para que no fim do dia tudo esteja bem para ambas as partes.

Confira as dicas que trouxemos neste post e entenda melhor o assunto!

  1. Mantenha a calma durante as conversas e evite interrogatórios. ...
  2. Tenha empatia e evite julgamentos precipitados. ...
  3. Perceba se vocês estão entrando em uma disputa. ...
  4. Invista em atividades para estreitarem laços.

Além do sangramento vaginal, que pode ou não acontecer, a primeira vez não deve provocar outros sintomas. Mas olha só: se você não estiver tão relaxada ou a fim de transar, a penetração pode deixar a ppk meio dolorida ou assada. Por isso, é importante estar com vontade e segura do que você quer.

A idade mínima para namoro (idade de consentimento) é de 14 anos. Se ela tem menos de 14 anos, qualquer ato libidinoso é considerado estupro de vulnerável.

Encontre uma ocasião propícia.
Além disso, prefira uma hora em que não serão interrompidos e que não haja outras pessoas para quem eles também deve dar atenção. Em geral, o momento ideal é depois do jantar ou antes de irem dormir. Caso não consiga conversar com eles em casa, seja criativa.