O que fazer se a feijoada ficou salgada?

Perguntado por: apereira5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Para tirar o sal do feijão durante o cozimento, basta colocar uma batata descascada e em pedaços na panela. Deixe o alimento cozinhando por alguns minutos com os grãos e, em seguida, retire, prove e acerte novamente o tempero.

A carne seca normalmente é feita da capa da costela ou carnes nobres e é salgada para conservar fora da geladeira. Para dessalgar, basta cortar a carne em cubos e ferver em água até 2x para retirar o sal e colocar direto no preparo da feijoada. Não passar de 5 a 10 minutos cada fervura.

Adicione açúcar
Não há uma quantidade certa de açúcar, o ideal é ir colocando aos poucos e provando para verificar se já está no sabor ideal. Ao colocar o açúcar aos poucos, evita-se o risco de deixá-lo doce ao invés de salgado, o que pode estragar de vez o alimento. Portanto, tenha esse cuidado!

Diluir água
Num prato com molho é possível diluir o sal a mais em água, devendo esta ser adicionada fria e aos poucos, para que não fique em excesso ou estrague a textura dos alimentos que estão a ser cozinhados.

Se quiser uma feijoada um pouco mais suave adicione 1 copo de suco de laranja ao final do preparo. Para remover um pouco da gordura da feijoada, coloque 1 limão inteiro com casca com um corte em cruz dentro da panela e deixe até o final do preparo.

Deixe cozinhar até a cebola ficar macia, ela vai absorver o sal durante esse tempo, depois você pode descartá-la ou usá-la no preparo de sopa, por exemplo; Adicionar suco de limão: algumas gotas de limão podem ajudar a eliminar o excesso de sal do seu feijão, graças ao ácido cítrico presente na fruta!

Ferva o feijão com frequência
Se você for guardar o feijão no congelador ou no freezer, lembre-se de fervê-lo, pelo menos 1 vez a cada 2 dias. Isso permite que sejam mantidas as propriedades naturais do feijão, evitando também que ele fique azedo.

A principal função do molho com limão é combater as substâncias que podem afetar negativamente a absorção de nutrientes ou causar outros problemas de saúde. Assim, ao colocar o feijão de molho, a enzima fitase libera nutrientes que ficam presos no fitato, combatendo a sensação de mal-estar após consumi-lo.

Como tirar o sal da feijoada com gotas de limão
Para dar certo é necessário adicionar algumas gotas de limão diretamente na panela e deixar fervendo bastante e por durante esse tempo manter a panela tampada. Depois de aproximadamente 5 minutos, desligue o fogo e experimente. Se for preciso faça novamente o processo.

  1. Comece o preparo da feijoada no dia anterior para dessalgar as carnes. Descarte o excesso de gordura das peças. ...
  2. Coloque cada tipo de carne numa tigela grande, cubra com bastante água e leve à geladeira. Deixe de molho por 24 horas para dessalgar, trocando a água a cada 3 horas, de preferência.

O sal grosso é utilizado na culinária para temperar alimentos com menor quantidade de sal, já que possui um sabor mais forte que o sal refinado. Pode ser usado para temperar carnes, sopas, arroz, feijão, legumes, e alimentos cozidos.

Usando a técnica de amassar um pouco de feijão
Depois de amassados, os grãos liberam amido e isso faz com que o caldo fique bem mais cremoso. Por isso, devolva o feijão amassado à panela e deixe cozinhar por mais alguns minutos, sem tampa.

Feijão enlatado tem cerca de 22,5 gramas de açúcar.

Reduzir o consumo de sal contribui para a redução da pressão arterial, o que pode trazer benefícios à saúde e ajudar a manter um coração saudável. Como a maioria de nós consome mais do que a quantidade recomendada por dia (5 gramas ou 1 colher de chá), é importante procurarmos maneiras de reduzir esta quantidade.

Para sua feijoada ficar o suprassumo do sabor, combine alho, cebola, salsinha, louro e pimenta-de-cheiro, dedo-de-moça ou pimenta de bode. E é importante ressaltar que dificilmente será necessário usar sal no preparo da feijoada porque já existe o sal dos cortes, como o da costelinha defumada, das linguiças.

Além de neutralizar o ácido fítico, deixar os grãos de molho também ajuda a “quebrar” parcialmente outras proteínas de difícil digestão e reduz o tempo de cozimento. Uma dica importante é usar uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada medida de água, isso facilita a “quebra” do ácido fítico.

Basta que você coloque ½ batata descascada no meio da carne moída, coloque um pouquinho de água e ferva por aproximadamente 10 minutos. A batata irá sugar todo o sal de sua carne moída. Se for uma receita maior, coloque duas metades de batata e prontinho. Seu prato estará a salvo!

O sabor ardido e a acidez podem ser suavizadas com um banho de água na cebola já cortada (coloque numa tigela com água gelada por pelo menos 10 minutos; depois é só escorrer bem e servir). Escolha a cebola-roxa para receitas em que ela vai aparecer, como saladas – de beterraba, grega, de laranja etc.

Absorção:

  1. Caso tenha colocado cebola de mais em um creme, sopa ou molho, adicione uma batata vermelha (elas possuem mais amido, mas as comuns também podem ser usadas) descascada.
  2. Deixe cozinhar por 1 hora, remova a batata e pronto.

Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos. Por esse motivo, a água precisa ser trocada de tempos em tempos, e não usada no cozimento do feijão, como muita gente faz.