O que fazer se a coelha não amamentar os filhotes?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Entre em contato com o veterinário imediatamente se ela não estiver amamentando.

Coloque cobertores em cima da gaiola
No entanto, você pode usá-los em cima da gaiola quando o coelho sente frio. Isso ajuda a aquecer o espaço e a proteger o pet contra rajadas de vento, prejudiciais à saúde.

Os filhotes de coelho abandonados sentem frio, choram por mais tempo na hora de mamar, ficam azulados ou com a pele enrugada por causa da desidratação. Algumas mães rejeitam os filhotes. Nesse caso, você deve separá-los para que ela não os machuque.

O coelho filhote deve se alimentar de leite materno até oito semanas de vida (em média). A partir daí, você já pode adaptar a dieta dele a alimentos fundamentais para a espécie, como feno e ração.

A alimentação
Os filhotes mamam uma ou duas vezes por dia e a coelha não os alimenta por mais de 5 minutos; portanto, se a coelha tiver leite e não quiser alimentá-los, deve-se colocar a mãe sobre os filhotes de maneira que se sinta confortável.

JAMAIS administre leite de vaca.
Antes de começar a alimentar o coelho recém-nascido, aqueça um pouco o leite e o coloque em um gotejador ou numa mamadeira de bico pequeno, testando para ver se a temperatura não está quente demais.

O início do desmame dos coelhos ocorre simultaneamente à saída do ninho, a partir de 21 dias de vida. Nessa fase, os coelhos já começam a intercalar o leite materno com água e ração sólida disponíveis para a mãe.

Nunca administre leite de vaca. Passada a fase de filhote, nunca ofereça leite para o seu coelho, nunca ofereça leite de vaca! O coelho adulto não necessita de leite na sua alimentação.

A quantidade de filhotes de uma coelha ao longo da vida depende de sua raça. Tipos menores do animal chegam a ter de quatro a cinco herdeiros, com espécies maiores chegando a dar entre oito e 12 filhos por ninhada.

Quer saber quantos filhotes um coelho pode ter? A resposta é: muitos! A média é de 6 a 8 coelhinhos. No entanto, existem relatos de ninhadas incrivelmente numerosas, de até 15 filhotes!

Evite deixar a gaiola afastada ou escondida, onde ele não possa ver as pessoas da família com frequência. Evite lugares escuros e sem vida, ele não é um objeto pra guardar no armário, precisa desfrutar do dia e da vida, assim como você.

Ela só vai abrir e entrar para amamentar e fechar de novo. Aos 10 dias os filhotes abrem os olhos e ai tal vez possam ser vistos sair na hora da mãe abrir a toca para entrar os alimentar, mas normalmente a coelha amamenta de noite quando está todo calmo e não dá para ver nada.

Para revisar o ninho é preciso estar com as mãos limpas e sem cheiros estranhos, pois a coelha pode abandonar a ninhada se sentir cheiros estranhos no ninho. Se possível deve ser feito pelo tratador que habitualmente faz o manejo da criação.

Procure manter o espaço onde seu orelhudo vive sempre muito limpo e arejado. Evite o acúmulo de sujeira para que não haja proliferação de bactérias que podem causar doenças. As trocas de pelagens são sazonais e não devem ser motivo de preocupação, mas também é importante saber como cuidar do pelo do coelho.

Quantidade de ração recomendada
O coelho pode comer apenas uma pequena quantidade desse alimento — de uma a duas colheres de sopa para um indivíduo adulto, aproximadamente. Por ser muito nutritiva, a ração faz o coelho se sentir completamente saciado, perdendo o interesse por outras comidas importantes, como o feno.

O que o filhote de coelho deve comer e quantidade
Entre um mês e meio e três meses, você pode fornecer quantidades ilimitadas de feno e 2 ou 3 colheres de sopa de pellets diariamente.

Os coelhos precisam de pelo menos um quarto de litro de água por dia, para ser consumido através de alimentos e água potável. Sua dieta geralmente consiste em feno, pellets e legumes, mas quando fica quente, você pode adicionar ervas selvagens, que também são ricas em água.

O tamanho da ninhada costuma depender do tipo de coelho que você tem (de um a 12 para raças maiores e de um a 10 para as menores). Os filhotes só abrem os olhos depois de 10 a 12 dias.

A necessidade de água é de 125 ml/kg de peso corporal/dia. Com relação às suas características físicas, existem dois fatores que afetam sua ingestão pelos animais: temperatura e salinidade.