O que fazer quando você não suporta mais o seu trabalho?

Perguntado por: lbarbosa . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Confira a seguir sete dicas para sair de seu emprego e buscar novas experiências:

  1. Analise sua situação. ...
  2. Sonhe grande. ...
  3. Despesas. ...
  4. Explore as opções. ...
  5. Arrisque e se candidate. ...
  6. Saia do antigo emprego. ...
  7. Explore suas paixões.

Você percebe que o emprego está fazendo mal para você
A recomendação não é simplesmente jogar tudo para o alto porque isso pode até agravar a sua situação. O melhor, nesse caso, é fazer um planejamento financeiro e buscar alternativas – um novo emprego, um plano B, algo que faça você ver luz no fim do túnel.

Em caso de doença ou acidente de trabalho, o patrão deve prestar os primeiros socorros e encaminhar o empregado para assistência médica adequada, sem descontar nada do salário do funcionário.

Consulte seu médico e conte que você está passando por estresse no trabalho e burnout. Ele é o único profissional que pode dizer se esses fatores estão ou não contribuindo para os seus problemas de saúde. Se estiverem, ele o encaminhará para profissional apropriado, que pode ser um terapeuta ou psicólogo.

Se você odeia seu trabalho, mas ganha bem e sabe que dificilmente ganharia o mesmo salário em outra empresa ou outra função, é preciso colocar ganhos e perdas na balança. O que você ganha compensa a sua infelicidade profissional? Você poderia viver com menos dinheiro?

Em regra, o pedido de demissão deve ser feito com antecedência de 30 dias, período em que o trabalhador ficará cumprindo o aviso prévio. Ele pode ser: trabalhado: quando o funcionário mantém suas funções na empresa durante o aviso prévio.

O ideal é combinar um horário para conversar a sós com seu superior e explicar as suas razões com objetividade, sinceridade e humildade, ingrediente que não pode faltar nessa conversa. Outra dica importante: jamais critique qualquer pessoa ou qualquer aspecto da empresa que tenha contribuído para a sua decisão.

Seja claro e transparente com o que está te incomodando. Mal entendido entre colegas, paralisação das chances de crescimento e mesmice são alguns exemplos que podem estar te dando insatisfação. Se decidiu partir para a demissão comente, com respeito e educação, ao seu chefe a situação.

Caso esteja desanimado com o trabalho, saiba que isso é bem comum nos dias de hoje. A boa notícia é que é possível trabalhar e ajustar essa questão emocional através de treinamentos especializados, focados nas reais causas do problema.

A tristeza profunda é uma das principais características da depressão, não só no trabalho, mas também no cotidiano das pessoas. Esse sintoma é bastante característico da depressão no trabalho, e pode passar despercebido, por conta da tristeza de algumas pessoas não enxergarem a tristeza como doença.

Qual o limite de atestado por mês? Segundo o artigo 473 da CLT, não existem limites para atestados médicos, sejam eles apresentados mensalmente ou anualmente.

Em termos legais, a empresa pode recusar um atestado médico quando desconfiar da veracidade do documento ou da aptidão do funcionário para exercer as suas atividades.

É muito comum que algumas pessoas sintam vontade de sumir quando estão passando por algum período de grande estresse ou dores emocionais. Isso acontece em eventos isolados, mas também com o aumento de uma rotina mais pesada, carregada de pressão, crises nervosas e tensões.

Porém, a demissão de um colaborador com qualquer tipo de doença ou transtorno mental não é uma prática legal e pode até mesmo significar o risco de processos trabalhistas para a empresa, principalmente se comprovado que a organização foi a causa do transtorno.