O que fazer quando você faz algo errado?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Entre as atitudes que você pode tomar para conseguir lidar com os seus erros estão:

  1. Assuma responsabilidade pelos seus erros. Valor consultaAtendimento online e presencial. ...
  2. Analise o que aconteceu. ...
  3. Lembre-se que um erro não define quem você é ...
  4. Busque remediar a situação. ...
  5. Mude a maneira como você faz as coisas.

Como usar o erro a seu favor e obter bons resultados para a...

  1. Classifique os erros e reflita sobre eles. ...
  2. Todos os colaboradores da empresa devem encarar o erro da mesma forma. ...
  3. Crie hábitos melhores com base nos erros. ...
  4. Use seus erros para adquirir autoconfiança.

Você vai cometer erros em algum momento, mas é completamente normal. Na maioria dos casos, os erros não são tão importantes como pensávamos inicialmente. Desde que você admita os seus erros e trabalhe para corrigi-los (em vez de esconder o que aconteceu), eles se tornarão oportunidades de aprendizagem.

Aprendendo a se Perdoar

  1. Aceite a responsabilidade pelo que aconteceu;
  2. Trate-se com bondade e compaixão;
  3. Expresse remorso por seus erros;
  4. Faça as pazes e peça desculpas (incluindo pedir desculpas a si mesmo);
  5. Procure maneiras de aprender com a experiência;
  6. Concentre-se em fazer melhores escolhas no futuro.

Na hora de contar que errou, o mais importante é reforçar a postura profissional e demonstrar que existe controle emocional e que está disposto a reverter a situação. Tentativas de jogar com a emoção são fáceis de perceber e denunciam irresponsabilidade e falta de profissionalismo.

Os erros são causados por dois fatores: falta de conhecimento e falta de atenção. O conhecimento pode ser medido e a deficiência corrigida pela própria pessoa através de atenta reavaliação de seus valores morais. Desatenção é um problema de atitude.

O primeiro passo para não errar por falta de atenção é começar pelo fim. Isso mesmo. Você não vai ler o enunciado todo, mas vai deslizar lá para o final da questão, onde de fato ela dá o comando do que precisa ser feito. Às vezes isso está até em uma única linha.

Além de acreditarem que são melhores e mais merecedores do que as outras pessoas, os narcisistas não reconhecem seus próprios erros e, em consequência, não aprendem com eles. É o que sugere estudo da Oregon State University (OSU)-Cascades, nos Estados Unidos.

ERRAR É APRENDER.
Todo erro já é um aprendizado. Ao sermos capazes de identificar algo como “errado”, seja um erro nosso ou fora da gente, a percepção se transforma. Quando a percepção se transforma, ampliamos nosso terreno conhecido, isto é, aprendemos.

Como lidar com os nossos erros?

  1. Assuma responsabilidade pelos seus erros. Valor consultaAtendimento online e presencial. ...
  2. Analise o que aconteceu. ...
  3. Lembre-se que um erro não define quem você é ...
  4. Busque remediar a situação. ...
  5. Mude a maneira como você faz as coisas.

A forma pela qual pensamos, vemos e lembramos nos configura para errar, explica o jornalista. Somos inconscientemente distorcidos, rápidos para julgar por aparências e excessivamente confiantes quanto a nossas habilidades.

Até mesmo em relacionamentos, é normal que muitas vezes precisemos errar para poder fazer diferente e melhor depois. Então, dê tempo ao tempo e tenha paciência se for necessário. Muitos de nossos erros também acontecem porque não temos foco e nem sabemos exatamente onde queremos chegar.

Vários estudos sugerem que quanto mais confiante você estiver na resposta errada, maior será a probabilidade de se lembrar da resposta certa depois de ser corrigido.

Sei que o perdão é libertador, traz cura para a minha alma, então Senhor, me ajude a liberá-lo, não só pelo meu irmão, mas por mim também.

Para pedir perdão a Deus e ao cônjuge, é necessário confessar o pecado a Deus, buscar o perdão através de Jesus e se reconciliar com o cônjuge, buscando perdão e restauração ( Mateus 5:23-24 ). A humildade, o arrependimento e a busca de restauração são fundamentais nesse processo.

O mesmo orgulho também nos impede de pedir perdão quando cometemos algum erro. A falta da capacidade de perdoar ou de pedir perdão está longe dos preceitos de Deus para nossas vidas. Portanto, quando você é orgulhoso, involuntariamente você se afasta de Deus.

Como corrigir uma pessoa sem ofendê-la nem desanimá-la

  1. Escute primeiro. ...
  2. Aconselhe de maneira a encorajar; nunca a desanimar. ...
  3. Ofereça apoio. ...
  4. Não force nem fique insistindo para que siga seus conselhos. ...
  5. Se a pessoa mostrar abertura, ajude-a a encontrar a solução. ...
  6. Seja discreto. ...
  7. Peça um feedback. ...
  8. Crie entusiasmo.

Quem decide pode errar, quem se omite já errou.

Reconhecer as falhas, no entanto, não é ser conivente com os próprios erros. Não é achar que está certo, mas é aprender com estes erros e dificuldades, com paciência e disciplina. O ideal é saber lidar com as próprias falhas sem agressividade, superando o medo de se expor e de estar aberto a aceitar as críticas.