O que fazer quando vizinho jogando lixo no meu terreno?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Fale com seu vizinho e explique que o lixo que ele está jogando em seu quintal está incomodando você. Muitas vezes, as pessoas não têm consciência de que estão causando um problema, e uma conversa amigável pode ser o suficiente para resolver o problema.

Conteúdo: Pessoas que jogarem lixo fora da lixeira devem ser punidas com uma multa . Os responsáveis por fiscalizar serão fiscais do meio ambiente, policiais e , se os moradores avistarem alguém descartando lixo fora da lixeira , basta ligar para a polícia. Esta irá cobrar a multa e realizar as medidas necessárias .

Daí a importância de alertar a comunidade em denunciar esse tipo de situação. “As denúncias podem ser feitas por meio do número 156.

A denúncia pode ser realizada por meio do serviço 156 da prefeitura de São Paulo, pelo telefone, site da prefeitura ou pelo aplicativo Limpe Já.

Jogar lixo na rua é proibido e gera multa.

O contribuinte pode denunciar casos como esse através da Ouvidoria da Prefeitura pelos telefones 156 ou 3097-9401. Importante lembrar que deixar o terreno abandonado e sujo gera multa. É uma infração do Art. 37 inciso II, do Código de Limpeza Urbana.

Art. 1255. Aquele que semeia, planta ou edifica em terreno alheio perde, em proveito do proprietário, as sementes, plantas e construções; se procedeu de boa-fé, terá direito a indenização.

A Lei Federal nº 4.947, no art. 20, estabelece que invadir terras da União, dos Estados e dos Municípios, com intenção de ocupação, é crime e está sujeito a detenção de 6 meses a 3 anos.

Você também pode solicitar informações para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h as 17h) 2630-7350 ou 0800-7708-156.

Fuçar o lixo alheio não é crime. No campo jurídico, não há vedação ou qualquer tipo de punição para uma pessoa que passa a mexer no lixo da outra constantemente. Porém, se comentar ou repassar informações para terceiros, e que possa denegrir a imagem, pode ensejar danos morais.

Os Direitos de Vizinhança estão no capítulo cinco do Código Civil. Estabelecem normas relacionadas, basicamente, ao uso anormal da propriedade, às árvores limítrofes, à passagem forçada, à passagem de cabos e tubulações, às águas, aos limites entre prédios e ao direito de tapagem e ao direito de construir.

Contatos

  1. Contatos.
  2. 156 (escolher opção 2 e, em seguida, opção 3)

A calçada deve estar muito bem conservada e não pode haver nada que atrapalhe a passagem dos pedestres, como lixeiras e vasos.

Se preferir, ligue para o Disque Denúncia : 181. Você permanecerá anônimo e suas informações, no mais absoluto sigilo.

Por sua vez, se não resolver, a situação estiver hostil ou você morar em uma casa, é importante fazer um boletim de ocorrência na delegacia da Polícia Civil. Essa medida é válida tanto para um vizinho que é pessoa física quanto para bares, restaurantes, boates etc.

Assim, por meio do telefone 156 ou portal da Prefeitura, é possível denunciar quem está perturbando. “Está tirando o sossego, a saúde e a segurança? Pode notificá-los”, acrescenta. Além disso, mesmo com as regras independentes em cada município, os agentes competentes farão a verificação do estabelecimento.