O que fazer quando uma pessoa se engasga com líquido?

Perguntado por: amoura3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

E tossir é a melhor forma para expelir o líquido e o alimento que têm nos canais e que está a causar a situação.

Quando se preocupar
Se a criança não está respirando, não emite som e ainda se estiver ficando roxa, leve-a imediatamente ao pronto-socorro. Enquanto isso, procure fazer a manobra de Heimlich, veja um tutorial de como fazê-la aqui.

Para engasgos leves com água, encoraje a vítima a tossir. Se a via aérea estiver apenas parcialmente bloqueada, ele geralmente será capaz de falar, chorar, tossir ou respirar. Além disso, eles geralmente limpam o bloqueio sozinhos.

Manobra Heimlich com a pessoa consciente em pé ou sentada :
Exerça pressão contra o abdómen, rapidamente, para trás e para cima. Repita até que o objeto seja expelido. Caso a pessoa não consiga ficar em pé, ou se não tem força suficiente, esta manobra poderá ser realizada com ela sentada ou deitada.

Engasgos, na maioria das vezes, cessam espontaneamente após segundos.

Alguns dos sintomas que podem estar associados à pneumonia por aspiração são:

  1. Dor no peito.
  2. Tosse com expetoração purulenta (com pus)
  3. Tosse com sangue ou pus.
  4. Falta de ar.
  5. Respiração ofegante.
  6. Febre.
  7. Fadiga.
  8. Confusão mental.

O movimento dos braços influencia o movimento do pescoço e tronco da criança. O que, por sua vez, pode fazer o alimento que está provocando o engasgo se deslocar e bloquear as vias aéreas.

Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico. Sinal: 1. É uma alteração percebida ou medida por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente.

Em algumas situações, o engasgo pode ser até mesmo fatal por provocar asfixia na vítima. O socorro rápido e eficiente é fundamental para evitar complicações.

A disfagia é uma disfunção do processo de deglutição (ingestão) e ocorre no trajeto que a comida, bebida ou saliva faz da boca até o estômago.

O sinal clássico de que a pessoa está sufocando é levar as mãos ao pescoço e gesticular por ajuda. Fique atento aos sinais de engasgo grave, como: dificuldade para tossir e para falar, pânico e cianose (pele, lábios ou unhas azuladas).

- A vítima leva as mãos à garganta; - Inquietação; - Tosse; - Respiração com dificuldade.

E isso pode acontecer por problema neurológico, câncer, algum trauma em região de cabeça e pescoço, transtorno emocional, próteses dentárias mal adaptadas.

Alimentos ricos em água também ajudam a hidratar. Ofereça-os ao idoso ao longo do dia, principalmente nos dias mais quentes. Boas opções são frutas como melancia, melão e laranja. Além disso, você pode oferecer gelatinas ou sopas, desde que estejam de acordo com a dieta habitual da pessoa com Alzheimer.

E, em casos de haver uma broncoaspiração, primeiro, mantenha a calma. Nunca deite a pessoa engasgada. A primeira ação deve ser chamar ajuda! Não coloque a mão ou o dedo em forma de pinça na boca do engasgado, na tentativa de retirar o alimento, pois há risco de obstruir ainda mais a via aérea.