O que fazer quando um vaso sanguíneo se rompe?

Perguntado por: dvieira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
3.9 / 5 13 votos

O mais importante a ser feito nos casos de sangramento de varizes é aplicar as medidas adequadas para parar a hemorragia por meio da pressão sobre o local. Também é preciso buscar ajuda médica urgente para evitar que a vítima entre em choque e diminuir o risco de morte.

Os vasos sanguíneos se preenchem com sangue demais e podem vazar, causando alteração da cor da pele. Os sintomas mais comuns são hemorragias nasais recorrentes e sangramento das gengivas, mas às vezes ocorre insuficiência cardíaca ou acidente vascular cerebral (AVC) quando o sangue se torna muito espesso.

O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa, porque cada organismo tem um tempo de resposta à sustância que foi injetada. O mais comum é que os resultados sejam aparentes em até uma semana após o procedimento, isso quando o paciente toma todos os cuidados recomendados pelo médico.

Em regra, a veia estourada não é grave e causa apenas um sangramento que passa rápido (varicorragia) ou uma mancha roxa que na maioria das vezes melhora em algumas semanas. Porém, quando existem sintomas como inchaço e vermelhidão intensos, a veia estourada pode ser um sintoma de problemas mais graves.

Alguns cuidados, como a prática de exercícios físicos regularmente, elevar as pernas, sempre que possível e se indicado por um médico especialista, fazer o uso de meias de compressão, podem ajudar a aliviar a dor das varizes e impedir complicações.

Atenção: interromper o sangramento da veia rompida pressionando o local é apenas um cuidado emergencial e paliativo. Como apontado, a varicorragia é uma situação séria e perigosa, pois além da hemorragia, a pessoa pode entrar em choque e até morrer.

Em alguns casos ocorre um extravasamento de sangue para fora da veia e o local fica roxo, ou seja, um pequeno hematoma. Isto pode ocorrer com pessoas que tem veias muito profundas ou que estão em uso de alguns tipos de medicamentos (principalmente anticoagulantes).

As veias acometidas por varizes ficam inchadas e tortuosas e, quanto mais evoluídas, mais suas paredes vão se afinando. Dessa forma, o seu rompimento pode ser provocado facilmente por qualquer tipo de trauma sofrido na região que elas estão localizadas, como, por exemplo, ao bater a perna com força em algum móvel.

O que é hemorragia? Hemorragia é a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguíneo, veia ou artéria, alterando o fluxo normal da circulação.

Colocar compressa de gelo por quinze a vinte minutos, três vezes ao dia, nas primeiras vinte e quatro horas. Em seguida, se necessário, colocar compressas mornas. Em caso de dúvida entrar em contato com a coordenação de enfermagem do setor onde foi realizado o exame ou retornar para avaliação.

A cauterização pode ser de dois tipos: Cauterização Química: consiste na destruição de um tecido ou coagulação do sangue por meio de métodos químicos, utilizando frio (criocauterização), calor ou alguma substância cáustica (por exemplo, um ácido).

Após a ação dos glóbulos brancos, entram em cena os macrófagos (um tipo de célula da pele). Eles engolem células mortas e bactérias que restaram no local. Ao mesmo tempo, aumenta o fluxo de sangue na região e a região fica toda vermelha.

Elevar as pernas por 2 horas no período da manhã e 2 horas no período da tarde ajuda a melhorar o retorno do sangue ao coração. Pode ser necessário, de acordo com orientação médica, a utilização de bandagem compressiva, como Bota de Unna.

A veia estourada geralmente melhora em algumas semanas sem que nenhuma medida específica seja realizada, desde que não haja sangramento ativo e a veia seja pequena. No entanto, medidas como aplicação de compressas mornas e uso de meias compressivas podem ser úteis.