O que fazer quando um colega de trabalho te ignora?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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  1. Mantenha a calma. ...
  2. Seja cordial, mas evite se aproximar. ...
  3. Evite o isolamento, busque conexões com outros colegas de trabalho. ...
  4. Quando se sentir confortável, tente chamar o seu colega para uma conversa. ...
  5. Converse com o gerente da sua equipe.

Quando a pessoa te ignora: explicação da psicologia
A insistência, nesse tipo de situação, apenas vai gerar um efeito contrário ao que você deseja obter. Se alguém te ignora e você insiste em chamar a atenção dessa pessoa, é provável que essa pessoa não goste da ideia.

O desprezo pode acontecer por vários motivos, mas é fato que o mesmo pode ser de grande contribuição para os problemas com auto-estima. Existem pessoas que se julgam superiores, por aparência, condição social, nível intelectual e se sentem no direito de menosprezar os demais.

Bancar o indiferente também não é uma boa estratégia. “Ignorar pode ser uma faca de dois gumes, pois ela pode se irritar ainda mais e o conflito piorar”, explica a especialista. A estratégia, então, é manter a compostura e não agir pela emoção. Nas palavras de Sueli, não se deixe machucar.

A indiferença duradoura dentro do ambiente de trabalho, além de desmotivação gera a redução da produtividade, dos resultados e do engajamento do colaborador, podendo causar um isolamento e consequentemente a síndrome de burnout, que é o mais alto nível de stress.

Uma delas é que você pode estar mesmo com a autoestima profissional ou pessoal muito baixa, o que te faz pensar que as pessoas não gostam de você. Por outro lado, às vezes, sem perceber ou sem nenhuma intenção negativa, você pode ter tido alguma atitude que acabou incomodando seus colegas.

A especialista aconselha que você procure por outras pessoas que estão sendo afetadas da mesma forma que você e se conecte com elas. “A melhor maneira de fazer com que alguém no poder se preocupe com esse tipo de funcionário manipulador é mostrar que se trata de um problema generalizado", explica.

Ignorar uma pessoa comunica poder sobre ela. Recusar-se a ouvir, falar ou responder a um parceiro é chamado, algumas vezes, de "tratamento silencioso". Muitas pessoas ignoram emocionalmente seus parceiros para magoá-los, puni-los ou manipulá-los.

Mantenha a calma e não permita que os sentimentos falem por você. Ao perceber que está ficando irritando e incapaz de pensar corretamente, a melhor opção pode ser deixar a discussão e retornar a ela em outro momento. É importante não dizer nada que você se arrependerá depois porque perdeu a calma.

Observe a linguagem corporal e tente encontrar sinais de que a pessoa não gosta de você. Uma pessoa que o odeia não se inclinará em sua direção durante a conversa e não se interessará pelo ato de estar falando com você. Também é uma possibilidade que os braços estejam sempre cruzados durante a conversa.

A convivência, seja diária ou ocasional, com o indivíduo indiferente se torna extremamente desagradável. A pessoa ignorada sente que as atitudes dele não são sinceras porque, no fundo, talvez preferisse estar com outra pessoa ou em outro lugar. De fato, a indiferença não é a melhor forma de gerenciar um relacionamento.

7 dicas para lidar com o desprezo

  1. Valorize a si mesmo. ...
  2. Não se responsabilize pela opinião do outro. ...
  3. Cerque-se de quem lhe quer bem. ...
  4. Invista em sua inteligência emocional. ...
  5. Manifeste o seu descontentamento. ...
  6. Afaste-se de quem é indiferente a você ...
  7. Procure ajuda especializada.

Ser desprezado por alguém, especialmente por alguém por quem nutrimos sentimentos, causa uma dor muito forte. E essa dor vem do fato de que é natural do ser humano querer ser agradável e admirado. Ninguém dá um presente para outra pessoa esperando ouvir: “Hum, não gostei”, por exemplo.

Como não se deixar abalar por pessoas chatas no trabalho

  1. Saiba o que incomoda. A primeira coisa a fazer é uma análise profunda sobre o que mais o incomoda naquela pessoa. ...
  2. Não compartilhe defeitos. ...
  3. Não forneça muita informação sobre você ...
  4. Preserve seu (bom) humor.

“Você pode evitar isso simplesmente estabelecendo limites e distanciando-se quando necessário. Uma ótima maneira de estabelecer limites é pedir que o queixoso diga como pretende resolver o problema. Assim, pode ser que ele se acalme e redirecione a conversa para algo produtivo”.

A indiferença é um sentimento que machuca. Ele passa uma mensagem dolorosa para quem o recebe: “eu não me importo com você”. Esta apatia incompreensível nos causa angústia e temor. Passamos a elaborar razões para explicar a insensibilidade do outro, mas nem sempre conseguimos encontrar uma explicação boa o suficiente.

Seja sempre aberto e receptivo. É fácil confundir indiferença com desinteresse, frieza e até negatividade. Lembre-se de que não é esse o seu objetivo! Você ainda tem que ser uma pessoa aberta e receptiva, mas sem se importar com o que as pessoas dizem ou fazem.

A calúnia, difamação e injúria em um ambiente de trabalho é crime. Falar mal de uma pessoa, rotular de forma negativa a imagem de um colega no ambiente trabalho estamos cometendo um ato ilícito, negativo. Falar mal de uma pessoa pela internet é crime, exposição da imagem sem previa autorização do autor é crime.