O que fazer quando tomar 40 gotas de clonazepam?

Perguntado por: amarques . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Tomar acima de 1,6ml (40 gotas) de medicamento durante um mesmo dia, mesmo com intervalo entre as doses, pode ser fatal. É um remédio para se tomar em gotas, e não gotas de qualquer densidade, gotas de no máximo 0,1g, pq qualquer 1ml a mais PODE MATAR!

O que acontece se houver superdosagem? Se o medicamento for usado isoladamente, a superdosagem raramente está associada ao risco de morte. “No entanto, em alguns casos podem ocorrer ausência de reflexos, apneia, hipotensão arterial, depressão cardiorrespiratória e até coma”, alerta Gisele.

Reduzir a dose entre 10% e 25% a cada 2 semanas; ou. Reduzir a dose em no máximo o equivalente a 5 mg de Diazepam (ou 0,25 mg de Clonazepam) por semana, ajustando a velocidade da redução de acordo com a tolerância da pessoa.

Se o medicamento for usado isoladamente, a superdosagem raramente está associada ao risco de morte. “No entanto, em alguns casos podem ocorrer ausência de reflexos, apneia, hipotensão arterial, depressão cardiorrespiratória e até coma”, alerta Gisele.

O medicamento é metabolizado pelo citocromo P-450 3A4 e apresenta meia-vida de eliminação de 20-60 horas. O tempo para o clonazepam atingir o estado estacionário de concentração gira em torno de sete dias.

Seus efeitos podem ser sentidos após 30 a 60 minutos e sua eficácia permanece por 6 a 8 horas em crianças e por 8 a 12 horas em adultos. Eventualmente, para distúrbio do pânico, a dose recomendada para adultos é de 0,5 mg por dia, divida em duas doses.

O clonazepam gotas começa a fazer efeito no organismo dentro 30 minutos a 1 hora após a sua administração.

Diminuição da concentração, sonolência, lentidão de reações, hipotonia muscular, tonturas, ataxia. Esses efeitos adversos são relativamente frequentes e geralmente são transitórios, desaparecendo espontaneamente no decorrer do tratamento ou após redução da dose.

Até 10 anos ou < 30kg: Distúrbios epilépticos: Dose inicial de 0,01-0,03mg/kg/dia, fracionado em 2-3 doses, a dose não deve ser aumentada mais que 0,25-0,5mg a cada 3 dias; dose de manutenção 0,1-0,2mg/kg/dia, fracionada em 3 doses; Acima de 10 anos ou > 30kg: Utilizar dose de adulto.

Pode ocorrer perda de efeito durante o tratamento com clonazepam. Não tome clonazepam com álcool e/ou depressores do sistema nervoso central, essa combinação pode aumentar os efeitos de clonazepam, com potencial sedação grave que pode resultar em coma ou morte, depressão cardiovascular e/ou respiratória.

Por que o leite corta o efeito de alguns remédios? Alessandra Roggerio afirma que a grande quantidade de cálcio presente no líquido pode diminuir a assimilação de substâncias do medicamento pelo corpo devido à formação de quelatos. “Esses quelatos são insolúveis, e dificultam a absorção pelo trato intestinal.

Há certos líquidos que influenciam e enfraquecem o efeito do medicamento, por isso evite fazer a toma com a bebida que estiver mais à mão. Por exemplo, o café e a coca-cola faz com que o medicamento se desintegre muito rapidamente, enquanto que o chá retarda a absorção mesmo.

Cafeína: presente no café, chá, chocolate e em alguns refrigerantes, reduz a absorção de muitos medicamentos podendo interferir no tratamento, à medida que reduz os efeitos terapêuticos. Não ingerir com esses alimentos: o diazepam (calmante), nortriptilina (antidepressivo) e pentoxifilina (vasodilatador), etc.

1 a 1,5 mg/dia, dividido em 2 a 3 doses. A dose pode ser aumentada, a critério médico, até atingir a dose de manutenção individual, usualmente de 3 a 6 mg/dia. Sempre que possível, dividir a dose diária em 3 doses iguais. Caso não seja possível, a maior dose deve ser tomada antes de deitar.