O que fazer quando terminar de pagar o financiamento do veículo?

Perguntado por: rcorte . Última atualização: 26 de maio de 2023
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Após a quitação de um financiamento de carro ou imóvel é necessário registrar o termo da quitação, concedido pelo banco, no cartório. Dessa forma, o devedor formaliza que é o atual proprietário do bem, antes alienado ao banco.

Com o pagamento da última parcela do financiamento, peça à instituição que fez o empréstimo – banco, construtora ou até mesmo um particular – para emitir o termo de quitação da dívida, destinada ao cartório, autorizando a baixa da quitação do imóvel.

Para realizar a baixa do gravame após ter realizado o pagamento da "dívida" junto à entidade financeira, o proprietário do veículo ou seu represetante legal deverá procurar o atendimento do Detran portando o CRV em branco para emissão de um novo com a observação sem reserva de domínio.

O procedimento é simples e não há necessidade de despachante. O passo a passo também está no site do Detran-MG (“veículos”, “transferências”, “transferência de propriedade de veículo”). A taxa é de R$ 133,42.

Em relação aos automóveis, a expressão está diretamente ligada à compra e venda de veículos, e ela consta no documento do veículo, caso este ainda não tenha sido quitado. Ou seja, no documento, a alienação fiduciária notifica que o valor daquele veículo ainda não foi completamente pago pelo seu comprador.

Para saber se o carro está alienado ou não, é necessário ter em mãos a placa do veículo e o número do Renavam. O Renavam é o Registro Nacional de Veículo Automotores e pode ser encontrado no documento do veículo. Com esses dados, você acessa o site do Detran do seu estado e consegue ver a situação do veículo.

Site do Detran: depois, é só entrar no site do Detran da sua cidade. Clique na aba “Veículos” e em seguida em “Pesquisar débitos e restrições em veículos”. Nesse espaço você deve inserir o Renavam e a placa. Com isso, você também pode checar se o automóvel está envolvido em outras dívidas.

Para saber se o veículo está quitado, você pode fazer a consulta da situação pelo site do Detran do seu estado ou então a consulta da Olho no Carro só pela placa. É importante lembrar que, para fazer a consulta do Detran, você deverá informar o número da placa e do Renavam ou até mesmo do chassi do veículo.

10 dias

Quando liberada a emissão, é possível solicitar pelo App e o Termo de Quitação será emitido e encaminhado por e-mail em até 10 dias.

Como retirar alienação fiduciária de veículos
Solicitar a baixa da alienação: com o documento de quitação em mãos, o próximo passo é solicitar a baixa da alienação na instituição financeira. Isso pode ser feito pessoalmente em uma agência bancária ou pelo site ou telefone da instituição.

Como realizar a baixa do gravame
A maioria dos Detrans já disponibiliza esse serviço de forma online, mas em algumas localidades ainda é preciso comparecer no órgão pessoalmente. Por isso, é indicado que você entre em contato com o Detran de seu estado para entender o processo.

Além disso, se você tentar vender o veículo enquanto ele ainda estiver com essa pendência, será necessário que o comprador dê baixa antes de registrar o veículo em seu nome. Outra consequência de não dar baixa no gravame é que o carro não pode ser licenciado, ou seja, não pode ser rodado nas ruas e vias públicas.

Como tirar alienação fiduciária do CRLV? A primeira coisa a se fazer é quitar o financiamento e qualquer dívida que haja, incluindo seguro obrigatório, multas, IPVA, entre outras. Após acertar todas as pendências, é necessário pedir a emissão de um novo CRLV. O procedimento e o valor variam em cada Estado.

O serviço de dar baixa na restrição financeira que consta na documentação do veículo, custa em 2022, cerca de R$181. Esse valor não é tabelado porque cabe ao Detran de cada estado a definição de valor, formas de pagamento e prazos.

Na alienação fiduciária a baixa do gravame na base estadual é realizada eletronicamente pela instituição financeira assim que quitada a dívida. Entretanto, a atualização na base de dados nacional ocorre apenas com a emissão de um novo CRV, o qual será emitido sem a informação do gravame.

Em alguns casos, quando o carro está sendo negociado e é preciso que a baixa seja feita com mais agilidade, é possível comparecer ao Detran pessoalmente, e solicitar a baixa. Nesse caso, alguns documentos serão necessários: – RG e CPF; – Documentos de registro do veículo (CRV e CRLV);

A responsabilidade para o pagamento dessa taxa é do novo proprietário do veículo, ou seja, aquele que está adquirindo o mesmo por meio do financiamento. No entanto, o valor da taxa pode variar de acordo com cada estado, sendo necessária uma consulta ao órgão para verificá-la.