O que fazer quando seu gato não consegue defecar?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

O melhor a ser feito é levar o bichano ao médico-veterinário para que ele seja examinado. Afinal, o gato com prisão de ventre pode tanto ter um problema pontual, como estar com algo mais sério. Por isso, o mais adequado é que ele seja examinado para que o médico-veterinário defina como tratar prisão de ventre em gatos.

Realizando uma massagem para incentivar o bichano a defecar
Depois de alimentá-lo, segure-o colocando sua mão “ruim” sob a barriga do animal, com o traseiro virado para você. Não o aperte, mas mantenha o controle firme sobre o gato, evitando que ele consiga escapar. Estimule-o em um cômodo quente e agradável.

Já o uso de laxantes é totalmente contraindicado e pode até causar um problema maior se não houver auxílio de um profissional”, adverte.

O azeite extra virgem pode ser acrescentado à dieta do gato, com moderação. É adequado para combater a prisão de ventre, para melhorar o brilho e a suavidade do pelo e ajuda a evitar a formação das bolas de pelo. Pode ser um aliado para combater a obesidade nos gatos caseiros.

Óleo mineral e celulose.
Óleo mineral e celulose ajudam, então, a prevenir o acúmulo de bolas de pelos no trato digestivo e são fundamentais, principalmente, para gatos de pelos longos, como os Persas.

- Administrar Luftal Gotas: 1 gota/Kg, no começo do jejum e duas horas antes da realização do exame.

“Geralmente, a região abdominal ganha a forma arredondada. Esse volume vai desde o final das costelas até a região pélvica, entre as pernas”, comenta. Ou seja, se a barriga do seu pet está inchada e com formato arredondado, é um sinal de alerta.

Equilíbrio Veterinary Gatos Obesity & Diabetic é a melhor ração para gato com constipação intestinal, pois é rica em fibras – um composto que melhora o trânsito intestinal e aumenta o volume fecal, contribuindo para a movimentação intestinal.

Propriedades do chá e organismo do gato
Graças às propriedades benéficas para os humanos, muitas vezes, o chá é utilizado no tratamento fitoterápico. Plantas como hortelã, camomila, boldo, entre outras, costumam trazer benefícios para nosso estômago, fígado e rins. No entanto, para os bichanos, isso não ocorre.

1) Camomila é uma das plantas para gatos que é liberada
Pelo contrário: a camomila é uma planta que gato pode comer e até traz benefícios, melhorando o funcionamento do fígado e ajudando a reduzir dores e desconfortos estomacais.

Os óleos ajudam a lubrificar as vias intestinais, facilitando a expulsão das fezes. Basta ingerir uma colher de chá de azeite de oliva, por exemplo. Mas nada de exageros. Óleo em demasia pode deflagrar, entre outras encrencas, uma diarréia daquelas!

Pode ser feito adicionando meia colher de azeite ao alimento do gato para que as fezes se soltem. Em um ou dois dias, você deve ver os resultados.

Eduardo Braghirolli, médico-veterinário especialista em nutrologia animal, pode colocar azeite na comida do cachorro e sal também, para realçar o sabor.

A dipirona é um remédio para alívio de dor nos gatos, porém ela não trata a doença em si. É necessário encontrar a origem dessa dor, que pode ser desde um resfriado até mesmo um problema de saúde mais sério.