O que fazer quando seu chefe te desmotiva?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Tente sair da posição estanque subordinada à sua chefe. Seja maior que a posição. Tente colocar todo o seu foco naquilo que você pode fazer para melhorar os resultados e o ambiente. E procure, na sua empresa, pessoas com as quais você se identifica, pessoas que te inspirem e busque se aproximar delas.

Veja algumas dicas para fazer as críticas de forma profissional:

  1. Não seja emocional. ...
  2. Conheça a cultura da empresa e o seu chefe. ...
  3. “Conhece-te a ti mesmo” ...
  4. Escolha adequadamente o local da crítica. ...
  5. Critique o comportamento, não a pessoa. ...
  6. Atenha-se aos fatos. ...
  7. Utilize a técnica do sanduíche. ...
  8. Ofereça uma solução.

Um dos motivos de desmotivação no trabalho é ter metas impossíveis. Afinal, se o objetivo é algo impossível, os funcionários não se sentem motivados a cumpri-la ou acreditam que eles não são bons o suficiente no que fazem. O resultado é um clima depressivo nas equipes.

Sinal 01 – seu chefe te exclui das reuniões e de bate papos informais. Sinal 02 – desacordo constante: nenhuma das suas ideias são ouvidas nem acatadas. Sinal 03 – é atribuído a você tarefas bem abaixo das suas competências e habilidades. Sinal 04 – seu chefe evita conversar com você pessoalmente.

Quando o chefe não gosta de você, ele pode se tornar um inimigo ou um aliado. Isso também depende de você. Ele pode te subestimar e até tentar te sabotar, passando os jobs mais chatos para você ou encontrando mil defeitos naquilo que você faz diariamente.

6 dicas para lidar com um chefe insuportável

  1. SEJA JUSTO. Antes de julgar apressadamente o seu chefe deve pensar em tudo que pode estar a acontecer na empresa. ...
  2. NÃO DIGA MAL NAS COSTAS DELE. ...
  3. DETERMINE O QUE É INSUPORTÁVEL. ...
  4. CONVERSE COM ELE. ...
  5. O CHEFE DO CHEFE. ...
  6. CUIDADO COM OS ABUSOS.

Entre em contato com o Ministério do Trabalho.

  1. Você precisará entrar com um processo contra o seu chefe e contra a empresa, o que dependerá das evidências coletadas.
  2. O Ministério do Trabalho o orientará quanto aos próximos passos a serem tomados nesse processo.

Como principais características de um chefe tóxico, que pratica assédio moral, os executivos apontaram desonestidade, agressividade, narcisismo e incompetência.

Apesar de parecer estranho, é possível sim, demitir o empregador, neste caso, a rescisão indireta garante que o trabalhador possa se desligar da empresa garantindo todos os direitos e verbas como se tivesse sido demitido sem justa causa.

Como identificar funcionários desmotivados?

  • Falta de foco no trabalho.
  • Aumento de absenteísmo.
  • Passar muito tempo longe da estação de trabalho.
  • Atrasos frequentes.
  • Mudanças de comportamento e humor.
  • Observações ou comentários inapropriados sobre outras pessoas.
  • Distanciamento de colegas.

Ao notar que um funcionário está com sinais de desmotivação, chame-o para conversar. Pergunte ao colaborador, de maneira amistosa, se existe algum problema e se há algo que você possa fazer para ajudar. Este gesto será sempre apreciado e, por vezes, pode ser suficiente para resolver o problema.

Segundo o levantamento, 21% dos entrevistados disseram que a gestão sem planejamento é a situação mais irritante no trabalho. A falta de feedback (12%) e de reconhecimento (12%) também incomodam os consultados.

Caso esteja desanimado com o trabalho, saiba que isso é bem comum nos dias de hoje. A boa notícia é que é possível trabalhar e ajustar essa questão emocional através de treinamentos especializados, focados nas reais causas do problema.

Quando a volta ao trabalho se torna uma tarefa muito árdua, é necessário entender as razões desta falta de vontade de trabalhar. Rotina estressante, falta de reconhecimento, sobrecarga de tarefas, insatisfação salarial são apenas alguns fatores que contribuem para o desaparecimento vagaroso da vontade de trabalhar.

Quando você estiver com dificuldades de fazer até mesmo atividades que antes eram prazerosas, além de uma tristeza que parece tão profunda a ponto de parecer não ter fim, você pode estar desenvolvendo um quadro de depressão. A tendência desse quadro é piorar, caso não seja verificado por um especialista.

Continuar lendo O que te desmotiva?