O que fazer quando se tem muita candidíase?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

Depois do diagnóstico da infecção pela candidíase, o médico pode prescrever a administração de cremes de uso local. Em alguns casos, antifúngicos em comprimido também são prescritos. Quando a irritação é muito intensa, medicamentos via oral à base de corticoide geralmente são indicados pelo especialista.

Use água e sabonete de PH neutro sem cheiro. Enxágue bem; Mas não esfregue muito a vulva, a parte externa do aparelho genital feminino, ao lavá-la.

Os medicamentos antifúngicos (por exemplo, o fluconazol e itraconazol) tomados por via oral precisam de receita médica. Uma dose única de fluconazol é tão eficaz como os cremes e pomadas. No entanto, se as infecções se repetirem muitas vezes, é possível que a mulher precise tomar várias doses.

O vinagre de maçã tem propriedades antissépticas, ajudando a combater os microrganismos causadores da candidíase, e contribui para o reequilíbrio do pH vaginal. Para preparar o banho, basta misturar meia xícara de vinagre de maçã com água morna em uma bacia e sentar-se sobre ela por 5 minutos.

No caso da candidíase de repetição, é importante, além dos tratamentos indicados pelo médico, buscar hábitos mais saudáveis, controlar o estresse, fazer atividades físicas e manter uma alimentação balanceada. O “Pod Isso, Doutor”, podcast do Viver Bem da Unimed-BH, lançou episódios ligados a mudanças no estilo de vida.

O sistema imunológico é um dos responsáveis por manter o equilíbrio da flora vaginal. Por isso, a queda da imunidade é um dos principais fatores que levam ao aparecimento da candidíase, tanto a comum como a de repetição.

Clotrimazol
Essa é uma pomada ginecológica com antibiótico e antifúngico. A utilização é feita geralmente uma vez ao dia, de preferência à noite, de 3 a 6 dias, conforme a orientação médica.

Para a terapia supressiva, 150 a 200 mg via oral de fluconazol uma vez por semana, por seis meses. Outra opção de terapia supressiva é o itraconazol via oral, na dose de 400 mg por um dia, uma vez por semana por 6 meses ou clotrimazol óvulos de 500 mg duas vezes por semana por 6 meses.

Utilize roupas íntimas de algodão e lave as peças apenas com água e sabão neutro (líquido ou em barra). A higiene da vulva também deve ser feita só com água e sabonete neutro (não use sabonete na área interna da vagina). É importante lavar a região externa diariamente e após o sexo.

Alguns alimentos podem piorar a candidíase, aumentando o crescimento de leveduras no corpo. Alguns exemplos são: Açúcar: O açúcar alimenta as leveduras e aumenta o seu crescimento, tornando a candidíase mais difícil de tratar.

Para a cândida, existem duas boas opções. A primeira delas é o banho de assento com camomila, que conta com poderosos componentes anti-inflamatórios. Se desejar prepará-lo, basta acrescentar três colheres de sopa da erva seca em uma bacia com um litro de água aquecida. Em seguida, sente por cerca de cinco minutos.

A recomendação é que a higiene deve ser feita três vezes ao dia, de preferência com água, sabonete especial e usando somente os dedos. Esponjas, cotonetes ou qualquer outro apetrecho devem ser descartados, pois podem raspar a vulva e provocar ferimentos.

Fluconazol é um antifúngico utilizado no tratamento e prevenção de infecções causadas pelo fungo Candida albicans. Age nos casos de Candidíase vaginal aguda e recorrente, balanite por Candida e micoses na pele e unhas.

Dessa forma, conclui-se que o ibuprofeno é capaz de inibir o crescimento in vitro de Candida spp. resistente ao fluconazol tanto na forma planctônica como em biofilme formado, sugerindo que este fármaco tem potencial para agir como agente antifúngico com atividade apoptótica.

O comprimido vaginal para candidíase Gino-Canesten® é um tratamento em dose única. A aplicação de 1 dia em dose única pode ser a preferida de mulheres e pessoas com vagina que possuem um estilo de vida agitado ou que optam por um tratamento rápido e conveniente.

Apesar da infecção vaginal por Candida não ser considerada uma DST, na maior parte das vezes está associada à queda da imunidade do nosso corpo e nada relacionada ao ato sexual.

Alguns outros problemas de saúde podem ser confundidos com a candidíase devido à sobreposição de sintomas. Alguns exemplos incluem: Infecções bacterianas: Infecções bacterianas, como vaginose bacteriana, podem apresentar sintomas semelhantes aos da candidíase, como coceira, vermelhidão e corrimento vaginal anormal.

O fluconazol (150mg, dose única oral) é tão efetivo quanto o clotrimazol (200mg, intravaginal, por 3 dias) para o tratamento de candidíase vaginal, segundo estudo randomizado que envolveu 369 mulheres. Após 16 dias a taxa de cura clínica foi de 99% e 97% e de cura microbiológica de 85% e 81%, respectivamente.

Quanto tempo dura a candidíase? Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias. Isso vai depender do medicamento indicado pelo médico. As gestantes podem fazer o tratamento normalmente.

Gino-Canesten Calm vai além dos sabonetes íntimos de higiene diária por ser o único indicado para o alívio por 12 horas das coceiras e incômodos. Sua ação colabora no abrandamento do desconforto causado por problemas como Candidíase e pelo uso de absorventes ou calcinhas com tecido sintético.