O que fazer quando se tem lesão no joelho?

Perguntado por: aveloso6 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Em um primeiro momento, aplicação de gelo para aliviar a dor e diminuir o edema, de 20 a 30 minutos a cada duas ou três horas, muletas para ajudar o paciente a apoiar o pé no chão e medicamentos anti-inflamatórios podem ser administrados.

O que fazer após uma pancada no joelho?

  1. 1 – Aplicação de gelo. A aplicação de gelo ajuda a diminuir o inchaço do local, bem como promove sensação de anestesia. ...
  2. 2 – Repouso. Após uma pancada no joelho, o melhor é repousar, para aliviar a carga no joelho afetado. ...
  3. 3 – Avaliação da dor. ...
  4. 4 – Procure um especialista.

Para se recuperar mais rápido de uma entorse do joelho, você precisa seguir um plano de cinco etapas do tratamento, clinicamente conhecido como PRICE (proteção, repouso, gelo, compressão, elevação). No momento agudo da torsão, exponha a área lesionada, proteja com algo rígido, como uma tala ou uma faixa.

Compressa. Fazer compressas geladas também pode ajudar no alívio da dor e do inchaço, especialmente em casos de batidas e reumatismo, por exemplo.

Os medicamentos anti-inflamatórios mais comuns para dor no joelho são: diclofenaco, nimesulida, ibuprofeno, cetoprofeno, piroxicam, meloxicam, tenoxicam, naproxeno, aceclofenaco, trometadol, etodolaco, indometacina, rofecoxib, parecoxib, celecoxibe, etoricoxibe, ácido tranexâmico, ácido mefenâmico, flurbiprofeno, ...

É possível andar com o LCA rompido? A incapacidade de locomoção após uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é temporária. Depois de 3 a 4 semanas, a dor e o inchaço diminuem e o paciente consegue andar, mesmo com o sintoma atrelado à lesão: o falseio, ou sensação de que o joelho “saiu do lugar”.

Dor intensa, sentida em certas áreas da articulação do joelho. A pessoa não consegue dobrar o joelho. A pessoa não consegue colocar nenhum peso na perna lesionada devido à dor.

A dor geralmente começa na parte interna, mas com o passar dos dias é normal se espalhar para a parte externa do joelho e inflamar. Se o menisco medial estiver rompido, o exercício que causa dor e sintomas como travamento, estalido e instabilidade deve ser interrompido.

Alguns exames podem ser necessários para o diagnóstico das lesões e doenças do joelho. Raio-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, cintilografia óssea e análise laboratorial do líquido sinovial são exames frequentemente solicitados pelo médico especialista.

Quando há um episódio de dor no joelho ou articulação, é importante deixar a área dolorida em repouso e elevada o maior tempo possível. Isso previne que líquido se acumule e cause mais inchaço. Aplique uma compressa fria três vezes ao dia por 15 minutos. Isso pode diminuir a inflamação e anestesiar a dor.

Na posição de pé, com as costas encostadas a uma parede e os pés ligeiramente afastados. Baixar um pouco e manter na posição de sentado com 90º dos joelhos e ancas. Manter esta posição durante 10 segundos e subir lentamente. Realizar 20 vezes diariamente.

Meu joelho vai voltar ao 'normal'? Seguindo corretamente o pós-operatório, o retorno às atividades físicas pode girar em torno de seis semanas, de acordo com a evolução de cada caso.

Torção de Joelho consideradas leves podem levar duas semanas para recuperação. Já nos casos de lesão grave, demorará alguns meses. O ideal é que volte aos esportes quando as lesões estiverem reparadas e cicatrizadas, quando a musculatura estiver também recuperada e a movimentação do joelho estiver adequada.

Quem passou por operações ou está com uma lesão, a posição mais recomendada é deitada na cama ou no sofá com a perna levantada do joelho que está doendo, colocando uma almofada embaixo do pé para melhorar a circulação sanguínea e diminuir a dor.

Caminhada. A caminhada é uma atividade de baixo impacto. Por isso é indicada para pessoas que sofrem com dores nas articulações, além de simples ela pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. O mais indicado é começar com pequenas caminhadas e ir aumentando conforme sentir que as pernas estão mais fortes.

Então, ele também pode ser indicado quando a pessoa sofreu alguma lesão ou passou por uma cirurgia. Isso porque, como ajuda a estabilizar a articulação, a joelheira favorece o processo de cicatrização. Ela ajuda a firmar, proteger e alinhar o joelho quando ele está enfraquecido ou fragilizado.

4 dicas para diminuir a dor no joelho

  1. 1- Compressa quente. ...
  2. 2- Gelo. ...
  3. 3- Drenagem postural. ...
  4. 4- Alongamento. ...
  5. Saiba quais são os sinais que indicam problemas mais graves nos joelhos. ...
  6. Evite complicações, agende uma consulta com o especialista para descobrir a origem da dor no joelho e iniciar logo o tratamento.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.

“O inchaço do joelho deve persistir por cerca de 10 dias. Somente depois desse período é que conseguimos avaliar com clareza se houve o rompimento de algum ligamento e quais serão os próximos passos a serem seguidos”, explica o Dr.