O que fazer quando se fala pra dentro?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Há diversas maneiras de começar conquistando a atenção da plateia. É possível começar pelo fim, olhar para o passado, projetar um futuro, fazer uma piada ou pedir que as pessoas façam algo, por exemplo. E ilustrar seu ponto de alguma maneira, seja com uma história ou uma anedota, pode ser o melhor caminho.

5 táticas incríveis de como melhorar a dicção

  1. Grave e ouça a sua voz. ...
  2. Pronuncie as consoantes com clareza. ...
  3. Escolha o ritmo ideal para a fala. ...
  4. Trabalhe o relaxamento da voz. ...
  5. Pratique exercícios repetidamente. ...
  6. Desenvolva as expressões corporais. ...
  7. Procure um coaching de oratória e comunicação.

Expresse-se somente quando necessário.
A ideia é saber quando a sua fala vale a pena em uma conversa e essa atitude já ajuda a falar menos. Por exemplo, se sua vida pessoal está atravessando um momento turbulento, não há nada de errado em conversar e pedir ajuda de seus amigos e familiares.

Medite. A meditação é uma ótima maneira de desligar a sua mente, de manter o seu corpo e de ficar quieto. Gaste 10-20 minutos toda manhã para encontrar um lugar confortável em um quarto silencioso, feche seus olhos e foque na sua respiração entrando e saindo do seu corpo.

Diversas doenças podem ocorrer na laringe desde o nascimento até a idade mais avançada. Entre elas podemos encontrar inflamações, inchaços, alterações dos movimentos das pregas vocais, tumores benignos e malignos, nódulos, cistos e pólipos, cicatrizes, entre outras pequenas alterações.

Ao sussurrar, a pessoa desestabiliza os músculos da laringe envolvidos com a fonação. Isso pode gerar tensões que sobrecarregam as pregas vocais, favorecendo o desenvolvimento de lesões, fadiga vocal e até dor ao falar.

Ansiedade ou, simplesmente, não ter sido ensinado a esperar as outras pessoas terminarem de falar também podem levar a este comportamento.

A causa mais comum é o AVC, mas também pode ser causada por tumores cerebrais, encefalites, traumatismos cranioencefálicos, entre outras. Esse transtorno de linguagem pode alterar a fala, a compreensão, a leitura e a escrita e assim comprometer a comunicação do indivíduo em diversos graus.

Ou ainda, você se considera uma pessoa que fala demais? Esse hábito, que incomoda quem está ouvindo e até mesmo o próprio tagarela pode ter várias explicações, entre elas a própria personalidade da pessoa, um hábito familiar, carência ou até mesmo ser parte de um distúrbio de ansiedade ou uma mania.

A Apraxia de Fala (AFI) é um distúrbio neurológico que afeta consideravelmente a condição motora da fala, resultando em uma maior dificuldade na pronúncia de sílabas e palavras.

Desaquecendo a voz
Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes: Vibre os lábios emitindo o som “Brrrr…”. Boceje umas 10 vezes para relaxar a musculatura e as articulações. Beba água em temperatura ambiente, pois o movimento de engolir relaxa a laringe.

  1. Preste atenção na linguagem corporal. A sua postura na frente das pessoas diz muito sobre você. ...
  2. Certifique-se que sua fala tem começo, meio e fim. ...
  3. Conte histórias para encantar o leitor. ...
  4. Pratique a inclusão. ...
  5. Apaixone-se pelo tema da apresentação. ...
  6. Respeite as críticas e aprenda com elas.

Mas Tiago 1:19 nos diz: "Meus amados irmãos, tenham isto em mente: 'Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se'". Deveríamos colocar esse versículo em algum lugar onde pudéssemos vê-lo todos os dias.

7 Dicas de Como Falar Corretamente no Dia a Dia em Diferentes Situações

  1. 1 – Considere a Linguagem do Interlocutor. ...
  2. 2 – Leia Mais e Amplie Seu Vocabulário. ...
  3. 3 – Procure Saber Mais Para Falar Com Convicção. ...
  4. 5 – Saiba Ouvir Seu Interlocutor. ...
  5. 6 – Seja Conciso e Evite “Florear” Demais. ...
  6. 7 – Seja Você Mesmo.

Expresse suas opiniões com argumentos razoáveis, sem elevar a voz, mas sem ficar em silêncio. Não seja indelicado ou grosseiro. Fale de modo educado sempre que alguém conversar com você, e responda de modo inteligente. Nunca é bom dar respostas monossilábicas, pois isso fará com que você pareça esnobe.

Além disso, quando estamos em silêncio, podemos ouvir o que os demais dizem. Frequentemente, se você ficar de fora das conversas, pode conhecer melhor as pessoas que participam dela, porque você pode observar seus gestos e como elas se expressam. Se você ficar calado, certamente obterá mais benefícios do que desgostos.

Não demonstre raiva; não aja de modo passivo-agressivo, a fim de tentar fazer o outro voltar a falar com você; e não crie discussão. Apenas dê um tempo para que os dois consigam se acalmar. Quando estiver perto de alguém que esteja dando um gelo em você, mantenha-se relaxado e positivo.

Outra dica de como saber se a sua voz é boa para cantar é identificar a sua extensão vocal. Esse termo engloba as notas musicais que a sua voz consegue alcançar, ou seja, o quão alto ou baixo você pode cantar. Para identificar a extensão vocal, você vai precisar de um profissional especializado em mapeamento vocal.

Como saber meu tipo de voz? Segundo Vanessa Melo, quem determina o tipo de voz de uma pessoa é um professor de canto ou um regente de coral. Os testes de extensão vocal são feitos com o auxílio de um piano ou teclado.

Além disso, o médico capacitado em otorrino, como a otorrinolaringologia também é chamada — e como o próprio especialista também costuma ser chamado —, cuida da cabeça e do pescoço como um todo. Entre as funções que o especialista avalia, estão: audição, respiração, voz, saúde das cordas vocais e deglutição.