O que é quando o coração está sobrecarregado?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

A insuficiência cardíaca é a dificuldade que o coração apresenta em bombear sangue para o corpo ou encher-se de sangue adequadamente. Quando isso ocorre, as necessidades físicas não são supridas de forma satisfatória porque o sangue não fornece o oxigênio e nutrientes suficientes para o funcionamento do organismo.

O excesso de peso causa uma sobrecarga ao coração e ao sistema cardiovascular. Isso porque, quanto mais peso, maior é o esforço do coração para bombear sangue para o organismo inteiro. Afinal, para manter tudo funcionando bem, o coração precisará bater mais rápido e mais forte do que o normal.

Saiba como reconhecer os sintomas
Os principais são a falta de ar e o cansaço ao fazer esforço, mas podem ocorrer também as seguintes manifestações: Palpitações. Retenção de líquidos (inchaço nas pernas e tornozelos, com piora no período da tarde)

O tratamento da insuficiência cardíaca pode ser feito mediante a prescrição de: Diuréticos, que combatem a retenção de líquidos; Medicamentos que aumentam a força de contração do músculo cardíaco e reduzem o seu ritmo, como a digoxina; Vasodilatadores, que permitem diminuir a sobrecarga exigida ao coração.

Portanto, vamos listar as quatro doenças mais mortais ao nosso coração.

  1. 1 - Infarto agudo do miocárdio. O famoso ataque cardíaco. ...
  2. 2 - Doença vascular periférica. ...
  3. 3 - Acidente Vascular Cerebral (Derrame Cerebral) ...
  4. 4 - Morte súbita.

Ecocardiografia. A ecocardiografia ou ecocardiograma consiste em um estudo anatômico do coração, ou seja, da estrutura desse órgão, o que inclui as suas dimensões, suas válvulas e seu padrão de contração. Por meio desse ultrassom, é possível acompanhar os batimentos cardíacos em tempo real através de imagens.

Diagnóstico com eletrocardiograma
Quando o paciente sofre de arritmia, geralmente, o coração dispara de forma súbita e também volta ao normal de forma súbita. Já os pacientes com crise de ansiedade, sentem as palpitações aumentarem e voltarem ao normal de uma forma mais gradual.

Até os 60 anos de idade o homem tem mais risco de sofrer um infarto, mas após os 70 os dois sexos têm a mesma propensão. Essas condições valem para jovens e idosos. Mas há peculiaridades que agravam os riscos em quem tem menos de 40, 45 anos. O uso de drogas, em especial cocaína, a genética, doenças ...

Coração acelerado, falta de ar, tremores, angústia, apreensão, suor excessivo, tensão muscular estão entre os sintomas provocados pelo transtorno de ansiedade. E o problema, além de afetar e acelerar os batimentos cardíacos, pode favorecer o desenvolvimento da hipertensão arterial e também arritmias.

Normalmente, isso ocorre relacionado a situações como exercícios físicos, ansiedade ou outras emoções, como alegrias. Mas esse sintoma também pode estar associado a uma doença cardiovascular conhecida como arritmia, que eleva a frequência cardíaca por causa de anomalias no ritmo cardíaco.

Riscos do Cateterismo
O cateterismo cardíaco não costuma apresentar grandes riscos para os pacientes. No entanto, como em qualquer intervenção invasiva, algumas complicações podem surgir. Por isso, o exame deve ser feito por profissionais especializados e capacitados.

“Um dos principais desafios na identificação do infarto silencioso é que seus sintomas podem ser facilmente confundidos com estresse, ansiedade, fadiga, gastrite e outras causas”, compara o cardiologista. Os sintomas são falta de ar, sudorese fria, sensação de desmaio, dor nas costas ou na região do estômago.

Principais sinais de problemas cardiovasculares
Dor no peito (especialmente do tipo peso e aperto). Falta de ar mesmo aos pequenos esforços. Cansaço excessivo sem motivo. Palpitações e batimentos cardíacos irregulares.

A hipertrofia ventricular esquerda devido à cardiomiopatia hipertrófica pode ser tratada com medicamentos, dispositivos implantados e mudanças no estilo de vida.

Se o ECG mostrar extrassistolia atrial ou alterações inespecíficas da repolarização não há contraindicação à prática de exercícios físicos, pois tais achados não são bons indicativos de cardiopatia estrutural.

Há diversos fatores que podem causar a arritmia cardíaca, como hipertireoidismo, diabetes, e hipertensão. No decorrer do tempo, ela causa danos à estrutura do coração e aos pulsos elétricos, de modo a alterar os batimentos cardíacos.

Após o diagnóstico, metade dos pacientes podem morrer em até cinco anos. Além disso, entre aqueles que apresentam sintomas mais graves como acúmulo de líquidos nos pulmões, pernas e barriga devido à dificuldade do coração em bombear o sangue, 50% podem falecer após um ano da detecção da patologia.

vitamina C

Os melhores nutrientes para um coração saudável são os ácidos graxos, as fibras e a vitamina C, por exemplo. Mas é preciso saber quais alimentos contêm esses nutrientes.

Vitamina D

Vitamina D
Outra ótima vitamina para o coração, é a do complexo D, responsável por conduzir o cálcio para os dentes, ossos e tecidos moles, incluindo os vasos sanguíneos. Esse hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo do organismo e é responsável por aumentar a absorção desses minerais pelo intestino.