O que fazer quando se está insatisfeito com o trabalho?

Perguntado por: balencastro . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

O que fazer para lidar com a insatisfação no trabalho

  1. Descubra o que está causando insatisfação. ...
  2. Defina estratégias. ...
  3. Não generalize. ...
  4. Foque nos ganhos. ...
  5. Desligue-se. ...
  6. Ofereça seus talentos. ...
  7. Mude de profissão. ...
  8. Encontre sua motivação.

Como falar com o chefe sobre problemas?

  1. Identifique o problema. Esse é o primeiro passo a ser dado para ter uma conversa objetiva e buscar uma possível resolução. ...
  2. Entenda quais são as causas do problema. ...
  3. Pense em soluções. ...
  4. Peça a ajuda de terceiros. ...
  5. Tenha uma conversa profissional.

Quais são os principais fatores de desmotivação no trabalho? De forma indireta, tudo o que incomoda um profissional, pode se tornar uma causa de desmotivação no trabalho. As insatisfações do colaborador podem estar ligadas a salário, demanda de trabalho, gestão, e até mesmo ambiente de trabalho.

Sendo assim, o único perigo real é quando trabalhadores processam maliciosamente seus antigos empregadores apenas para tentar “ganhar um dinheiro”, pois, isso sim pode manchar seu histórico como trabalhador, mas, se este não for seu caso, nunca deixe de buscar os seus direitos.

Portanto, gostaria de pedir minha demissão a partir de [data]. Gostaria de agradecer a todos por me apoiarem e me darem a chance de crescer profissionalmente durante minha jornada aqui. Infelizmente, decidi seguir em outra direção e, portanto, gostaria de pedir minha demissão.

Justifique o motivo da recusa de forma objetiva e transparente;

  1. Agradeça sinceramente pela oportunidade e demonstre seu apreço;
  2. Finalize deixando claro que tem interesse em futuras oportunidades que se encaixem melhor no seu perfil (lembrando que é muito importante deixar as portas sempre abertas).

Confira 4 coisas que todos os chefes gostam de ouvir:
O seu chefe provavelmente tem que lidar com prazos dados pelos superiores dele, então ele espera que as tarefas sejam cumpridas dentro desse deadline. Cumprir prazos faz de você um profissional melhor. Você trabalha no mesmo escritório todos os dias.

Isso vale tanto para o funcionário como para o chefe. Escolha um momento para conversar com o seu chefe que seja mais tranquilo para ele, por exemplo, uma manhã em que ele não tenha reuniões ou um dia em que a agenda esteja menos cheia.

As razões do desânimo do funcionário para com seu trabalho podem ser várias, mas, em geral, dizem respeito: 1) aos seus objetivos profissionais e pessoais não estarem sendo alcançados através da empresa; e 2) às preocupações do colaborador com o grupo familiar não estarem sendo consideradas pela organização.

Como identificar funcionários desmotivados?

  • Falta de foco no trabalho.
  • Aumento de absenteísmo.
  • Passar muito tempo longe da estação de trabalho.
  • Atrasos frequentes.
  • Mudanças de comportamento e humor.
  • Observações ou comentários inapropriados sobre outras pessoas.
  • Distanciamento de colegas.
  1. Estipule metas claras e desafiadoras, mas não impossíveis. Uma das primeiras dicas básicas para combater a desmotivação no trabalho é rever um pouco suas metas. ...
  2. Valorize e trate bem seus colaboradores. ...
  3. Considere flexibilizar a jornada de trabalho. ...
  4. Fortaleça a comunicação interna. ...
  5. Propicie um ambiente de trabalho mais leve.

Quais os principais motivos para processar uma empresa?

  • Pagamento de horas extras. ...
  • Verbas de rescisão de contrato. ...
  • Assédio e danos morais. ...
  • Doenças ocupacionais. ...
  • Diferenças salariais.

Portanto, gravações, mesmo sem o consentimento do interlocutor, podem ser utilizadas como provas. Os e-mails também são outra prova aceita e interessante para o caso de um processo trabalhista, pois compreendem data, horário, origem e são documentos, inclusive, mais confiáveis do que as gravações.

Em vez de usar de artifícios para ser demitido, o empregado pode solicitar que a empresa o demita, pagando todos os direitos, cabendo à empresa, a decisão em acatar o pedido do empregado ou não.

Quando alguma dessas situações ocorrer, o trabalhador deve procurar um advogado trabalhista para promover uma ação trabalhista de rescisão indireta, na qual o juiz poderá determinar a quebra do contrato de trabalho, com a indenização em favor do trabalhador.