O que fazer quando se está com tendinite?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Quando ocorre uma lesão de um tendão, é importante interromper a actividade e descansar. O repouso, associado ao uso de gelo, manobras de compressão e elevação do membro afectado permitem uma redução da inflamação e da dor, permitindo a recuperação de uma tendinite em alguns dias ou semanas.

A boa notícia é que tendinite tem cura! O tratamento é medicamentoso e utiliza a fisioterapia, além de protocolos que podem incluir acupuntura, cinesioterapia, eletroterapia, hidroterapia e outras formas de fisioterapia. “O remédio, apenas, não cura a inflamação”, garante o Dr. Daniel.

O principal tratamento caseiro é feito com compressa para tendinite. As compressas de gelo ajudam a aliviar a dor e a inflamação no local. Como são feitas as compressas de gelo? Você pode colocar algumas pedras de gelo em toalha fina e deixá-la repousar em cima do local afetado por até 20 minutos seguidos.

Alguns dos medicamentos que podem ser indicados são Ibuprofeno, Naproxena, Paracetamol, Cataflan, Voltaren e Calminex, por exemplo.

Se não for tratada corretamente, a tendinite pode se tornar uma doença crônica, fazendo com que a pessoa sempre sinta dor naquele local, além de ir desenvolvendo gradualmente uma atrofia muscular acompanhada de dificuldade para realizar movimentos e carregar peso naquela região específica do corpo.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

Como a tendinite, em regra, é uma doença ocupacional, ela entra nas exceções para a carência mínima dos benefícios por incapacidade e, por isso, não é preciso cumprir os 12 meses de contribuição ANTES da incapacidade.

"As principais manifestações da tendinite são dor, inchaço local e dificuldade ou incapacidade para efetuar certos movimentos. Por exemplo, se a inflamação atinge os tendões dos dedos das mãos, a pessoa pode não conseguir escrever e digitar com facilidade ou até mesmo girar a maçaneta de uma porta.

Fazer compressa de gelo também pode ser indicado no tratamento da tendinite nas mãos. O objetivo principal é diminuir a dor e o inchaço, sintomas comuns da tendinite. As compressas podem ser feitas de três a quatro vezes por dia, conforme orientação médica.

O frio pode reduzir o inchaço e inflamação ao contrair os vasos sanguíneos (um processo denominado vasoconstrição). É geralmente recomendado que aplique gelo em lesões desportivas, tais como entorses e distensões no tornozelo ou joelho, para ajudar a reduzir o inchaço.

A tendinite leve geralmente é superada em dois a três dias. A recomendação mais comum é manter a área afetada tranquila e com gelo por 20 minutos, a cada três horas.

Faça exercícios de relaxamento
Exercícios de relaxamento podem te ajudar a sentir menos dor. Movimentos simples, como respirar profundamente, relaxar o pescoço e as costas podem fazer com que a musculatura do ombro também relaxe. Assim, você sentirá menos incômodo da dor causada pela tendinite.

Os anti-inflamatórios podem ser utilizados no tratamento inicial da bursite. Medicamentos como diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno , entre outros, aliviam os sintomas na fase de crise de dor .

Se você possui uma dor advinda de inflamação óssea, muscular ou de algum tipo de doença não-diagnosticada, não é recomendado que você tome Dorflex, já que ele pode mascarar e, consequentemente, piorar o quadro da doença ou inflamação.

Os esforços excessivos e repetitivos, são as causas mais comuns da tendinite. No entanto, ela pode se desencadear em função de trauma ou mesmo infecções. Situações do cotidiano podem causar tendinite também, como a má postura corporal, a falta de alongamento e a sobrecarga, devido a constante contração dos músculos.

Quem tem Tendinite pode ter direito a receber o Auxílio-Acidente de até 50% a mais no salário.

Outro detalhe muito importante é que se a tendinite não for tratada ela pode deixar sequelas no paciente: por exemplo, a cronicidade do quadro ou até mesmo a ruptura do tendão.

Essa patologia também pode se tornar crônica devido a desequilíbrios biomecânicos ou postura inadequada. Além disso, em muitos casos, a causa da tendinite crônica é a repetição de um determinado movimento ao longo do tempo. Sim, é isso mesmo!

Tendinite Patelar (Tendinite no Joelho)
Frequentemente afeta esportistas que usam demais os membros inferiores (corredores, jogadores de futebol, etc). A inflamação deste tendão causa dor na face anterior do joelho, ao redor da região do tendão, piorando com a sua flexão ou extensão.

A tendinite na mão é uma inflamação que ocorre nos tendões das mãos localizados na parte dorsal ou ventral da mão. Normalmente é ocasionada por uso excessivo de tablets e computadores e movimentos repetidos, que causam sintomas como inchaço, formigamentos, dormências e dores nas mãos.