O que fazer quando se está com diarreia líquida?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Muitas vezes, a diarreia é autolimitada, ou seja, se cura sozinha depois de alguns dias. Nesses casos, basta ingerir bastante líquido e bebidas que ajudam a repor os sais minerais perdidos, como soro caseiro e preparações líquidas vendidas em farmácias. Além de se alimentar bem até que o organismo se recupere.

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

Você deve procurar um médico quando os sinais e sintomas piorarem, quando notar sangue nas fezes e não conseguir se hidratar adequadamente apenas com líquidos por boca. De acordo com o Dr. Andrade, os sinais da desidratação são fraqueza, mãos geladas, tontura ao se levantar e frequência do coração aumentada.

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

Para a maioria das pessoas, a doença se resolve sem tratamento dentro de poucos dias, embora alguns tipos de intoxicação alimentar possam durar uma semana ou mais. Para alguns casos, o tratamento da intoxicação alimentar inclui: reposição de líquidos perdidos na diarreia ou vômito por via intravenosa no hospital.

“Baseado na anatomia do trato gastrointestinal, podemos dizer que dormir de lado pode ajudar o livre trânsito dos gases pelo intestino, favorecendo sua eliminação e aliviando, assim, os sintomas”, afirma o especialista.

Os melhores chás para diarreia são feitos com macela, carqueja, pata-de-vaca, pitanga, quitoco, araçá, romã e cidreira. Daqui a pouco o Que bem que faz te ensina a preparar cada um deles; mas, antes, que tal aprender um pouco mais sobre diarreia, as suas causas e consequências?

Arroz, macarrão, semolina, fubá, água de arroz, amido de milho, cuscuz de tapioca, torrada, biscoito de amido de milho, bolacha de água e sal, pão francês; Frutas (maçãs sem casca, caju, goiaba, banana-prata, pera sem casca, maracujá, limão, pêssego);

“A diarreia, quando não tratada, pode levar à desidratação e perda de peso importante. Além disso, pode indicar sinais e sintomas de má absorção de alguns nutrientes”, comenta o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

O sintoma mais frequente na infecção intestinal é a diarreia. Um quadro diarréico agudo caracteriza-se pela presença de 3 ou mais episódios de fezes com consistência diminuída ou aquosa num período de 24h. O início da infecção intestinal geralmente é abrupto e o curso é potencialmente autolimitado.

Esses dois males têm muitos sintomas em comum: enjoo, vômito, diarreia, febre, calafrios e dor de barriga e músculos. Mas há algumas diferenças e é bem possível percebê-las. Uma delas está na febre, que aparece só em alguns casos. Na virose, ela é mais baixa; na intoxicação, é mais alta e pode durar alguns dias.

Náuseas, vômito, diarreia e um mal-estar geral são os principais sintomas de uma intoxicação alimentar, que acontece após a ingestão de água ou alimentos contaminados por bactérias, vírus, fungos ou toxinas.

Por exemplo, vômitos e diarreia são sintomas mais comuns na intoxicação alimentar, enquanto sintomas respiratórios, como tosse e congestão nasal, são mais característicos das viroses respiratórias.

Entre os principais alimentos a serem evitados estão: comidas gordurosas, álcool, cafeína e açúcar. Além disso, é recomendado evitar vegetais que aumentam a produção de gases, como feijão, repolho e batata doce, bem como leite e derivados e alimentos picantes ou com muitos conservantes.

Os especialistas consultados por VivaBem são unânimes em afirmar que ele não corta ou cura a diarreia. Em algumas pessoas, o máximo que faz é reduzir a água das fezes, deixando-as mais espessas, o que dá a impressão de que houve uma melhora no quadro.

Alguns estudos sugerem que ele trata diarreia infecciosa e associada a antibióticos em crianças e adultos. Esses são os lactobacillus presentes no famoso Yakult, ou seja, a bebida pode ser usada para tratar casos de diarreia.

Diarreias que ocorrem principalmente à noite são associadas com diabetes e supercrescimento bacteriano; diarreias com alto volume (mais de 1 L ou 1 kg/dia), mesmo com jejum, sugerem diarreia secretória, como as que ocorrem na síndrome da cólera pancreática.

Sintoma recorrente em vários problemas gastrointestinais, a diarreia não costuma ser preocupante quando dura pouco tempo. Estima-se que entre a população, toda pessoa saudável terá pelo menos um episódio de diarreia aguda a cada 18 meses.

Recupere-se mais rápido da diarreia
E é aí que entra Floratil®, composto pelo probiótico Saccharomyces boulardii, que chega intacto ao intestino. Floratil® é 10x maior que outros probióticos, o que aumenta a proteção intestinal. Acredite, nessa hora, ser maior faz toda a diferença.

7 alimentos que prendem o intestino:

  1. Maçã A maçã, principalmente cozida e sem casca, é um dos alimentos que prendem o intestino já que essa versão apresenta uma baixa concentração de fibra.
  2. Banana. ...
  3. Farinhas brancas. ...
  4. Pão branco e torradas. ...
  5. Macarrão. ...
  6. Batata. ...
  7. Jabuticaba. ...
  8. Cenoura.

Sucos: limão, maçã cozida, caju, goiaba coado; – Carnes magras (sem gordura; frango e peixe, sem pele) assadas, grelhadas ou cozidas; – Tomate sem pele e sem sementes; – Gelatina, sagu, purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã, goiaba).