O que fazer quando se é ignorado pela família?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

O acompanhamento psicológico pode ajudá-la a retomar o gosto pela vida e, assim, se livrar da apatia. Se você sente que está sendo ignorado por alguém, reflita sobre as possíveis explicações para essa conduta, considerando a personalidade e o tipo de relacionamento que você possui com esse indivíduo.

A pessoa que passa por algum tempo sofrendo com sentimento de rejeição pode em algum momento associar outros sentimentos como por exemplo, abandono, fracasso, privação emocional, indesejabilidade social, busca de aprovação, pessimismo, etc. Pode se isolar e perder oportunidades de relacionamento e convívio social.

A convivência, seja diária ou ocasional, com o indivíduo indiferente se torna extremamente desagradável. A pessoa ignorada sente que as atitudes dele não são sinceras porque, no fundo, talvez preferisse estar com outra pessoa ou em outro lugar. De fato, a indiferença não é a melhor forma de gerenciar um relacionamento.

O desprezo pode acontecer por vários motivos, mas é fato que o mesmo pode ser de grande contribuição para os problemas com auto-estima. Existem pessoas que se julgam superiores, por aparência, condição social, nível intelectual e se sentem no direito de menosprezar os demais.

8 dicas de como lidar com as saudades de casa

  1. Não sofra mais do que 24 horas. Ter saudades de casa é como romper uma relação. ...
  2. Crie uma rotina. ...
  3. Encontre um local familiar. ...
  4. Evite o ócio. ...
  5. Dê preferência à vida real em vez das redes sociais. ...
  6. Conheça muita gente. ...
  7. Tire (muitas) fotos. ...
  8. Faça as pessoas te visitarem.

Por que isso acontece? O divórcio contribui para a perda de relacionamentos familiares, especialmente com os pais. Assim como manter segredos. O abandono de parentes com identidades marginalizadas também é um fator comum, como a rejeição familiar a minorias sexuais e de gênero no Vietnã, por exemplo.

Que não vive em harmonia ou companheirismo com outro ou outros (ex.: família desunida; irmãos desunidos).

8 passos para lidar com a rejeição amorosa

  1. Separar a rejeição do rejeitado. ...
  2. Exercite a autoestima. ...
  3. Respeite a não correspondência. ...
  4. Encare a tristeza. ...
  5. Siga a própria vida. ...
  6. Mantenha-se em movimento. ...
  7. Faça uma seleção melhor no futuro. ...
  8. Inverta as posições.

O melhor modo de superar isso é aceitar a impossibilidade de mudar os outros e focar apenas em si próprio!
...
Seja gentil consigo mesmo.

  1. Alimentar-se bem.
  2. Praticar exercícios moderados durante toda a semana.
  3. Começar a meditar diariamente.
  4. Não fumar e usar drogas ou beber.

“Uma região chamada ínsula do cérebro é ativada quando vem essa sensação de rejeição ou perseguição, assim como a região do giro do cíngulo, área que nos dá a sensação de sofrimento.

Quem tem essa síndrome é alguém que deseja dominar os outros (na sua profissão, lar etc.) e fica demasiadamente angustiado frente ao abandono, podendo desencadear a agressividade e o masoquismo. Ele não tem a consciência da sua avidez afetiva e se ilude mascarando uma autodepreciação que lhe é própria.

O complexo de rejeição age como um bloqueio para o desenvolvimento de relações interpessoais sadias. Pode até mesmo ser um mecanismo de autossabotagem inconsciente. A lógica é mais ou menos assim: “Vou terminar/ir embora/desistir/não me apegar antes de ser rejeitado”.

Não existe nada pior do que ser ignorado.'' A pior coisa que existe é ser ignorado por quem você ama. Pior que ignorar alguém, é ser ignorado ! Ser ignorado não é assim tão ruim.

Ignorar alguém é desvalorizar essa pessoa e até anulá-la. Além disso, isso se torna mais estranho quando tudo gira ao redor de um silêncio duro e cruel, que a vítima não sabe interpretar. Quem é ignorado às vezes mergulha em sentimentos de tristeza que podem se transformar em depressão.

7 dicas para lidar com o desprezo

  1. Valorize a si mesmo. ...
  2. Não se responsabilize pela opinião do outro. ...
  3. Cerque-se de quem lhe quer bem. ...
  4. Invista em sua inteligência emocional. ...
  5. Manifeste o seu descontentamento. ...
  6. Afaste-se de quem é indiferente a você ...
  7. Procure ajuda especializada.

Provérbios 14:21 Quem despreza o próximo comete pecado, mas bem-aventurado é quem trata com bondade todos os necessitados! Quem despreza o próximo comete pecado, mas bem-aventurado é quem trata com bondade todos os necessitados! O que despreza ao seu vizinho peca; mas feliz é aquele que se compadece dos pobres.

Não é uma via de mão única e aceitar meus sentimentos — bons e ruins — com relação à minha família é uma parte importante do processo de lidar até hoje. Se for possível, estar fisicamente distante pode ajudar a enxergar tudo com mais clareza e conseguir mais autonomia para si.

Como bloquear as relações tóxicas em família?

  1. ter empatia.
  2. respeitar a intimidade e o espaço de cada um na relação familiar.
  3. pensar sempre antes de opinar ou comentar, para evitar falar algo do que você pode se arrepender.
  4. ter paciência.
  5. evitar agir de forma impulsiva.
  6. ser assertivo.