O que fazer quando se é humilhado no trabalho?

Perguntado por: dpeixoto2 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Para que o trabalhador consiga comprovar a existência de assédio ou dano moral, o primeiro passo é juntar provas e testemunhas que presenciaram a situação. Além de pedir uma indenização por assédio e dano moral, o trabalhador também pode entrar na justiça para pleitear a rescisão indireta do contrato de trabalho.

Provar humilhação no trabalho pode ser difícil, mas não é impossível. O funcionário pode coletar evidências, como e-mails, mensagens de texto ou testemunhos de colegas de trabalho, e manter um registro detalhado de todos os incidentes.

Para que a denúncia de assédio moral no trabalho seja feita, é importante que a pessoa que sofreu ou está sofrendo assédio no trabalho, procure a central de recursos humanos da empresa, informando o ato. Se não houver uma denúncia prévia, o processo torna-se complicado.

No caso de danos morais no ambiente de trabalho, as provas utilizadas podem ser gravações, fotografias, e-mails, mensagens de celular, testemunhas. É preciso demonstrar que as atitudes ocorreram e que causaram abalos psíquicos e/ou físicos ao empregado. Laudos de psicólogos e/ou médicos também podem comprovar os danos.

7 maneiras de responder quando alguém te humilhar

  1. Tente não responder impulsivamente. ...
  2. Coloque o foco em outra pessoa. ...
  3. “Podemos conversar em particular?” ...
  4. Saia da situação. ...
  5. Procure ajuda. ...
  6. Tente não agir de forma vingativa. ...
  7. Procure figuras de autoridade.

Com abrir uma ação de danos morais? Se você passou por uma situação que lhe causou constrangimento e acredita que foi moralmente danosa, o primeiro passo é procurar um advogado especialista em danos morais. Já no primeiro contato, leve documentos, fotos e relatos que possa corroborar sua história.

A melhor forma de lidar com a situação de conflito no ambiente de trabalho é tentando se manter produtivo e atento ao que você de fato precisa fazer. Em momentos de crise, por exemplo, o mais recomendado é manter o foco e evitar que o sentimento de insegurança se alastre pela empresa toda.

Perdoe a você mesmo. É necessário ser forte e perdoar a si próprio ao errar; sentir-se mal com as ações que realizou ajuda as pessoas a examinarem e descobrirem problemas com seus comportamentos. Ainda assim, você pode fazer essa análise sem ser humilhado; após alguma ação, pergunte a si mesma se a repetiria novamente.

No Brasil, os custos relacionados aos transtornos psicológicos decorrentes do assédio moral nas empresas podem variar de R$ 10 mil a R$ 2 milhões em indenizações. No entanto, o valor será fixado pelo juiz de acordo com seu entendimento, o que pode resultar em grandes variações.

O assédio moral é caracterizado pela exposição da pessoa a situações de humilhação ou constrangimento durante a jornada de trabalho, sendo esse um comportamento abusivo, que pode acontecer por meio de palavras ou atitudes que diminuam a integridade física e mental do outro.

2- A prova mais importante de quem adoece no trabalho
O profissional será um médico do trabalho ou da especialidade relacionada à sua doença (psiquiatria, ortopedia, fonoaudiologia etc). Esse perito, que é o médico indicado pelo Juiz, vai produzir a prova mais importante do processo: o laudo pericial.

Assim, o empregador não pode exigir do empregado atividades que não estejam relacionadas à função para a qual foi contratado. O patrão pode fazer exigências, desde que as regras estejam num regimento interno da empresa. Antes de assinar o contrato, o funcionário precisa conhecer esse código de conduta.

Expor o funcionário ao constrangimento, exigir metas inatingíveis, e delegar tarefas muito abaixo do cargo, são exemplos clássicos.

6 coisas que chefes não devem fazer

  1. Acumular tarefas e microgerenciar a equipe. ...
  2. Não manter as coisas em ordem. ...
  3. Não dar e ouvir feedbacks. ...
  4. Não se importar com as pessoas. ...
  5. Perder os talentos da empresa. ...
  6. Parar de estudar.

Portanto, de modo geral, considera-se que o valor da indenização moral deve ser entre 1 e 50 salários mínimos. O tema ainda é discutido, principalmente quando se trata de grandes empresas envolvidas e prejuízos de grande montante.

O texto legal a descreve como sendo condutas que causem danos emocionais em geral ou atitudes que tenham objetivo de limitar ou controlar suas ações e comportamentos, através de ameaças, constrangimentos, humilhações, chantagens e outras ações que lhes causem prejuízos à saúde psicológica.

Para ofensas de natureza média, o valor pode chegar a cinco vezes o último salário. Se o dano moral tiver natureza grave, o trabalhador poderá receber até 20 vezes. A indenização poderá chegar a 50 vezes o valor do salário se a ofensa for de natureza gravíssima.

Para você dar a volta por cima e esquecer o ex é necessário algumas atitudes bem simples. A primeira é se amar e se colocar em primeiro lugar na sua vida. Nada de ficar triste, chorando, magoada, erga sua cabeça e siga em frente com muita coragem e força.

A humilhação pode ocorrer em vários contextos, sendo que a mais comum é a humilhação social, quando a sociedade rebaixa pessoas que são consideradas socialmente inferiores. Outro tipo de humilhação ocorre quando pessoas na velhice são discriminadas, humilhadas e excluídas.

Este versículo em outras versões da Bíblia
12 Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.

Como denunciar – O trabalhador que suspeitar que está sofrendo assédio moral deve procurar a Ouvidoria do seu trabalho ou o sindicato e relatar o acontecido. A denúncia também pode ser feita a órgãos como o Ministério Público do Trabalho (MPT) e as Superintendências Regionais do Trabalho.