O que fazer quando parece que ninguém gosta de você?

Perguntado por: eandrade . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

É importante ter responsabilidade sobre a própria vida e se libertar dos episódios que foram interpretados como rejeição e abandono. Para ser amado e aceito pelo outro, é fundamental aprender a amar e valorizar a si mesmo. Aprenda a olhar para suas maiores qualidades, realizações e características positivas.

Pelo que parece se trata de um mecanismo de autossabotagem para se proteger quando identifica a possibilidade de aprofundar relações e vínculos. O mecanismo pode ser uma defesa relacionada a temores de abandono e baixa autoestima.

O abuso físico, sexual ou emocional pode ser a causa mais marcante e evidente da baixa autoestima. Ser forçado a uma posição física ou emocional pode ter um grande impacto na forma em que uma pessoa se percebe, associado a um sentimento de invalidação e pouco valor, além de vergonha, rancor e muitos outros sentimentos.

A voz da baixa autoestima. Quando ouvimos alguém dizer “ninguém se importa comigo”, o que fica evidente, às vezes, é uma autopercepção negativa. Simplificando, alguém que não é apreciado ou valorizado não se sente digno de afeto.

Algumas características podem ajudar a identificar uma pessoa maldosa, como negatividade, irritabilidade, preconceito, comentários maldosos e não respeitar o espaço dos outros. Fique atento a pessoas que: Apenas se aproximam quando precisam de algo. Mentem ou exageram.

Leia um livro e medite um pouco. Você não precisa fingir ser o que não é apenas para agradar os outros. Dê a si mesmo tempo para se expandir para seus sentimentos. Assim, você consegue voltar ao seu caminho de maneira mais rápida do que ficar lutando com você mesmo.

Todos nós já passamos por isso.
E nestes momentos, as pessoas se afastam porque (de forma inconsciente/ou consciente) percebem que não estamos bem e tendem a evitar nossa companhia, muitas vezes, por falta de recursos para ajudar, ou medo de se envolver com nossos problemas e não saber lidar com isso.

Este tipo de comportamento pode aparecer como consequência de transtornos mentais, mas também de situações específicas. Na verdade, inúmeras são as razões que podem trazer esse medo ou mesmo a falta de vontade de se comunicar com outras pessoas.

Procure um psicoterapeuta para te ajudar a entender o que está acontecendo com vc e a superar esse sofrimento. Boa tarde, esta maneira de se sentir observada e até comparada chegando a ter o medo de falarem de você, é uma preocupação causada por medos de rejeição e de possível medo de ser criticada.

São eles:

  • Auto aceitação. Uma postura positiva com relação a si mesmo como pessoa. ...
  • Autoconfiança. Trata-se de uma postura positiva com relação às próprias capacidades e desempenho. ...
  • Competência social. É a experiência de ser capaz de fazer contatos. ...
  • Rede social. Estar conectado a uma rede de relacionamentos positivos.

Geralmente, quem tem autoestima baixa se sente sem confiança, incapaz e incompetente, e entra em um ciclo vicioso: quanto mais se sente assim, mais age como se realmente fosse incapaz e isso aumenta ainda mais os sentimentos negativos.

A busca pela perfeição e a falta de amor próprio são as principais causas que levam uma pessoa se sentir inferior e incapaz, por não conseguir atingir tal perfeição, ela é incapaz de se amar, criando o habito de se anular ou diminuir.

Como saber se seu parceiro se importa com você de verdade?

  1. O interesse pelas pequenas coisas. O interesse não está em que nos perguntem simplesmente “dormiu bem?”, “que horas você volta do trabalho?”, “que hora nos vemos?”. ...
  2. O compromisso. ...
  3. A necessidade de estarem juntos. ...
  4. A importância da comunicação.

Demonstre que é digno de confiança para deixar claro que se importa com o relacionamento que vocês têm!
...
Reconhecer as qualidades de uma pessoa demonstra atenção e carinho, portanto, faça elogios com frequência, dizendo coisas como:

  1. "Você é muito inteligente."
  2. "Você é tão linda."
  3. "Amo como você é tão gentil e carinhosa."

Sabendo lidar com pessoas tóxicas

  1. Crie Limites. A relação com uma pessoa tóxica deve ser reconhecida e desestimulada, porque mesmo durante o tratamento, ainda é possível não perceber os limites de aceitação do outro. ...
  2. Necessidade de ajuda. ...
  3. Reconheça as relações de poder. ...
  4. Não revide com o mesmo veneno.

O estudo descobriu que as pessoas boas apresentam maior autoestima, senso de identidade e satisfação com seus relacionamentos e com a vida em geral. Além disso, curiosidade, entusiasmo, amor, bondade, trabalho em equipe, perdão e gratidão foram características mais comumente encontradas naqueles vistos como bons.

Não é preciso tentar fazer tudo de uma só vez; pare um pouco e reflita sobre o que é urgente e o que pode esperar. Encontre um tempo para dedicar a si mesmo, para aproveitar o que você mais gosta, quer seja passear à luz do luar, comer alguma coisa com seus amigos ou familiares, jantar com seu namorado.

6 dicas para conseguir encontrar a melhor versão de si mesmo

  1. 1 – Priorize o cuidado da sua mente. ...
  2. 2 – Crie uma rotina para você ...
  3. 3 – Trace seus objetivos. ...
  4. 4 – Foque nos seus objetivos. ...
  5. 5 – Invista em si mesmo. ...
  6. 6 – Aprenda com seus próprios erros.

Se um amigo seu se distanciou e você deseja se reaproximar, o melhor caminho é se mostrar aberto, ser honesto e estar pronto para entender os sentimentos dele. Tome o tempo que precisar, reflita sobre a situação e, quem sabe, você poderá recuperar a amizade e seguir em frente.

A falta de amigos também pode estar associada a uma autoestima baixa na qual a pessoa tem uma imagem distorcida dela própria. Isso pode fazer com que não se esforce para socializar com pessoas por estar se comparando com elas o tempo todo ou por se sentir inferior.

5 dicas para fazer amizades verdadeiras

  1. Explore novas atividades do seu interesse. Fazer amizades é cíclico. ...
  2. Seja voluntário de uma ONG com que você se identifica. ...
  3. Comece um novo hobby que sempre quis. ...
  4. Esteja disposto a ajudar as pessoas. ...
  5. Ensine algo que você sabe para alguém.