O que fazer quando o TGO é TGP estão altos?

Perguntado por: omarques . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Os níveis de TGO e TGP podem alterar devido a diferentes fatores. Eles indicam em geral problemas no fígado. Quando ocorrem essas alterações, é fundamental fazer o acompanhamento médico e realizar todos os exames solicitados para que a investigação seja feita mais a fundo e o problema de identificado e tratado.

Quais os sintomas de TGP e TGO altos? Não existe um sintoma específico para a elevação das transaminases. Os sintomas estão diretamente relacionados a causa da elevação das enzimas.

Além da sinvastatina, outros remédios que podem ser indicados para baixar o colesterol atorvastatina, rosuvastatina, pravastatina ou fluvastatina, que devem ser usados somente com indicação médica e comprados em farmácias ou drogarias, mediante apresentação de receita médica.

O que significa ter TGO e TGP altos? Taxas de TGO e TGP altas nos exames de sangue podem indicar lesões no fígado, que ocorrem por diversos fatores, como: infecções, tumores, traumas, medicamentos, entre outros.

Além de praticar exercícios físicos regularmente, não abusar das bebidas alcoólicas, não fumar nem utilizar drogas, manter uma dieta equilibrada é fundamental para a saúde do fígado. O consumo de frutas, verduras e legumes garante o aporte de fibras, vitaminas e antioxidantes.

Quais são os sintomas de gordura no fígado?

  • cansaço excessivo;
  • dor abdominal;
  • Inchaço da barriga;
  • perda de apetite;
  • coceira na pele;
  • fezes esbranquiçada;
  • dor de cabeça.

Valores da TGO e TGP
Os valores normais variam de laboratório para laboratório, ficando, porém, o limite superior sempre ao redor de 40 e 50 U/L. Valores até três vezes maiores que o limite são inespecíficos e podem significar lesão de outros órgãos que não o fígado.

O hepatologista é o médico responsável por cuidar da saúde do fígado, vesícula biliar e pâncreas. Assim, trabalha na prevenção, diagnóstico e no tratamento das doenças que atingem estes órgãos. Por exemplo: hepatites A, B e C, cirrose e as chamadas doenças metabólicas.

Entenda o que são TGO e TGP
Antes de tudo, as enzimas transaminase glutâmico-oxalacética e transaminase glutâmico-pirúvica, por terem nomes longos e complicados, são mais facilmente chamadas de TGO e TGP, suas abreviaturas.

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.

A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas.

Morango, amora, cereja, framboesa e outras frutinhas avermelhadas são poderosos antioxidantes. Eles ajudam a combater as substâncias tóxicas acumuladas no fígado. O limão é um excelente alimento para limpar o organismo, e por isso é um dos preferidos do fígado.

7 Alimentos Que Prejudicam A Saúde Do Fígado

  • Fast food. ...
  • Açúcar e sal. ...
  • Álcool. ...
  • Carne vermelha. ...
  • Refrigerantes. ...
  • Alimentos enlatados. ...
  • Frutos-do-mar.

Vegetais. Vegetais como brócolis, couve de Bruxelas, cenoura, alho, pimentões, couve-flor, e os vegetais verde-escuros como espinafre e bertalha são fontes de vitamina C, betacarotenos, fibras e água, nutrientes que têm funções anti-inflamatórias e antioxidantes.

chá verde

O chá verde seria a melhor opção para limpar o fígado, devido a suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. No entanto, outros chás – como o chá de boldo e o chá oolong – também são boas opções.

Nesse processo, o indivíduo deve tomar um litro de suco de maçã, azeite de oliva, água e se alimentar apenas de alimentos mornos. Também deve ser evitado o consumo de carnes, laticínios, frituras, gorduras, açúcar e industrializados.