O que fazer quando o termômetro não quer zerar?

Perguntado por: usales . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A temperatura deve estabilizar em 0°C, atestando assim que o termômetro está medindo corretamente. Caso a temperatura não estabilize, deve-se providenciar a calibração do instrumento em uma empresa especializada, ou a troca do termômetro.

Basta desligar o aparelho e pressionar o botão “START” durante 5 segundos, após o que o símbolo de medição ativado (°C ou °F) começa a piscar no visor.

O modo mais simples de calibrar um sensor de temperatura é verificar como o dispositivo lê a temperatura de duas constantes físicas: o ponto de fusão do gelo e o ponto de ebulição da água (embora o último deva ser corrigido para pressão atmosférica).

Também tenha em mente que entre a axila direita e a esquerda há diferenças que podem superar 1,4 ºC. Portanto, não se esqueça de medir a temperatura sempre do mesmo lado!

Mas sabe com quantos graus pode concluir que a tem? De modo geral, pode se dizer que há febre quando temos mais de 38°C, ao se colocar o termômetro na axila.

A exatidão é definida como ± 0,5ºC na faixa de medição de (-20 a 150)ºC e ± 1,0ºC no restante da faixa de medição. Assim, se a temperatura medida estiver dentro da faixa de (-20 a 150)ºC podemos considerar que o erro máximo permissível é de ± 0,5ºC.

Além disso, calibrar termômetro digital é essencial durante o uso, ou seja, com certa periodicidade, que irá variar conforme o uso, de tal forma que, quanto mais utilizado o equipamento, calibrar termômetro digital proporcionalmente será necessário.

Termômetro digital – Antes de utilizar o termômetro, faça a verificação da bateria. O termômetro é colocado em baixo da axila, mas obterá uma leitura mais precisa se for colocado para medir dentro da boca, mais precisamente embaixo da língua, mantendo-se a boca fechada por até 5 minutos para fazer a leitura.

Memória: guarda automaticamente a última temperatura medida. Desligamento automático: após aproximadamente 10 minutos, para assegurar prolongamento da vida da bateria. Não exponha o dispositivo a temperaturas extremas (superiores a 60°C), umidade, poeira ou luz direta. Não deixe o seu termômetro cair.

“LO” significa baixa temperatura (low temperature), e não bateria fraca – por isso, não se preocupe! O motivo do termômetro mostrar "LO" de vez em quando é porque a temperatura ambiente é de aproximadamente 21 °C, o que é muito baixo para o nosso termômetro basal (que só pode medir a partir de 32 °C).

QUALITEC – A MELHOR EMPRESA DE CALIBRAÇÃO DE TERMÔMETROS DIGITAIS. A Qualitec é uma empresa de calibração de instrumentos especializada e com vasta experiência em calibração. Além disso, a empresa também oferece serviços de qualificação (ou validação) térmica.

Mas, quando a temperatura do corpo cai abaixo de 35 º C ocorre a hipotermia, condição que requer tanta atenção quanto a febre. Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C.

O termômetro infravermelho, também chamado de termômetro digital de testa, é uma alternativa conveniente, rápida e oferece baixo risco de infecção por não promover contato físico, diferentemente do termômetro de mercúrio1.

A temperatura mais alta já registrada na Terra foi de 56,7°C, em julho de 1913, no Vale da Morte, no meio do deserto do Mojave, na Califórnia (EUA).

Axila. É o método mais usado e o mais prático, mas não é tão preciso como a medição retal e é mais demorado. Basta colocar o termómetro em contacto com a axila e manter o braço firmemente apertado junto ao tórax durante alguns minutos.

Os termômetros sem contato (de testa, infravermelhos) são os mais indicados — afinal, trazem resultados em cerca de um segundo e não encostam na pele.

Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças.

Vale destacar que em valores contínuos acima de 39 ou 40 ºC, o risco é considerado elevado e recomenda-se a procura por atendimento médico de urgência para avaliar o quadro. Acerca da duração, considera-se principalmente a febre curta, por até sete dias, ou prolongada, em períodos superiores a uma semana.

A Anvisa acrescentou que a testa é o local indicado para garantir a precisão da medida da temperatura. “O uso do termômetro infravermelho para medir a temperatura corporal em outra parte do corpo pode levar a erro de leitura, a não ser que tal procedimento esteja explícito no manual do produto”, explicou a agência.