O que fazer quando o reembolso não caiu na conta?

Perguntado por: eandrade . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Se você não encontrar o reembolso, converse com o seu banco, ou você também pode ir até a agência bancária do seu cartão de crédito, para saber mais detalhes do estorno.

Após a aprovação de um reembolso, pode levar até 2 dias úteis para o nosso sistema iniciar o processamento do pagamento e enviar as informações para as áreas responsáveis. Algumas formas de reembolso são processadas mais rapidamente se você tiver uma conta bancária cadastrada na sua conta da Shopee.

Se você pagou por cartão de crédito ou débito, o reembolso do dinheiro à conta de origem pode levar até 10 dias úteis. O motivo para que o prazo seja mais longo é o fato de que tanto o nosso provedor quanto o banco que emitiu o seu cartão precisam processar o reembolso.

O consumidor também tem o direito de pedir reembolso no caso de um produto ser impróprio para consumo, fora da validade, alterados, adulterados, falsificados, avariados, corrompidos, fraudados, deteriorados ou que apresentam qualquer risco à saúde ou vida do cliente.

Se você pagou com cartão de crédito ou débito, a maioria dos reembolsos que são processados dentro de 24 horas da compra são processados como reversões. Isto significa que a cobrança original será removida do seu extrato bancário ou do cartão de crédito, geralmente dentro de 5 dias úteis.

Como pedir reembolso de produtos ou serviços
Para pedir reembolso, entre em contato com a empresa que vendeu o produto ou forneceu o serviço para você. Muitas delas informam em seus canais, e-mails de confirmação de compra ou no ato do pagamento informações sobre troca, devolução e reembolso.

A Equipe de Suporte EBANX agradece o contato e coloca-se à disposição, sempre, através do e-mail suporte@ebanx.com, ou do Telefone: (41) 3044-8500.

Nas compras feitas com o cartão de crédito, o reembolso é feito direto na fatura do cartão. O prazo para o reembolso acontecer, depende de quando fez a solicitação e da data de fechamento de fatura. Isso, porque o valor gasto, volta para o limite ou se transforma em crédito.

Resposta da empresa
Se você já recebeu o e-mail da Ebanx e já enviou os dados para eles, agora é só aguardar que eles te enviarão por e-mail os próximos passos do reembolso. Você pode também entrar em contato com eles para verificar a situação do seu caso através desse link: ajuda.ebanx.com/hc/pt-br.

Caso você precise de ajuda no futuro, pode nos contatar através do canal Shopee de Atendimento ao Cliente: Suporte via Chat (Central de ajuda do App Shopee) de segunda a sábado das 6:00 às 22:00 e aos domingos das 6:00 às 17:00.

O prazo para devolução em caso de estorno de débito costuma variar de 24 horas até 15 dias úteis, mas pode chegar até 30 dias caso a empresa realize algum tipo de análise.

No caso do Nubank, esse processo pode levar até sete dias — e, durante o prazo, o valor em questão fica bloqueado. No caso de confirmação da fraude, a instituição notificará o titular da conta que recebeu a transferência e, depois, devolverá o dinheiro.

Preencha o formulário anexado ao e-mail, feito isso, seu reembolso será efetuado em até 5 dias úteis.

O reembolso não é um estorno, pois não é um cancelamento de compra realizado pela operadora do cartão. Ele é uma devolução do dinheiro gasto pelo cliente.

A empresa tem que realizar o reembolso sempre
Os casos em que você é obrigado estão todos previstos no Código de Defesa do Consumidor, e são eles: direito de arrependimento, produto impróprio para consumo, e produto com defeito.