O que fazer quando o quarto é muito quente?

Perguntado por: scavalcanti5 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

Há diversas formas de resfriar um quarto muito quente como utilizar ar-condicionado, ventilador ou umidificador de ar, se fazer valer da ventilação cruzada, espalhar plantas naturais pelo ambiente, dentre outras soluções.

Veja nossas dicas!

  1. Use ventiladores posicionados estrategicamente. ...
  2. Promova entradas de correntes de ar. ...
  3. Instale um bom ar condicionado ou climatizador. ...
  4. Aposte nas plantas como itens da decoração. ...
  5. Troque as lâmpadas por modelos de LED. ...
  6. Atenção à entrada de sol. ...
  7. Trocar os pisos por materiais mais frios.

Colocar tijolos em uma parede onde bate o sol ajuda a segurar o calor. Já a cerâmica funciona como piso, vai resfriar o ambiente, mas no inverno pode ser fria demais”. Para ele, no entanto, o uso da madeira também pode ser uma boa alternativa, se bem aplicada.

Ter uma bacia de água no quarto
Se não vem ao natural, improvisamos com o que temos. Nesse contexto, uma bacia ou um balde com água até a metade ajuda a manter a umidade atmosférica equilibrada no quarto.

E há como usá-la também para diminuir a temperatura de um quarto abafado e quente. Se você tiver um ventilador no dormitório, coloque uma vasilha com gelo em frente ao aparelho. Isso fará com que o ar fresco emitido pelo gelo se espalhe pelo ambiente, diminuindo a temperatura local.

O Climatizador de ar é um aparelho que tem como sua principal função deixar o ambiente melhor refrigerado e diminuir a temperatura para combater o calor. Ele não gela igual ao ar-condicionado, mas consegue refrigerar o ambiente com que fique mais confortável.

A função cool é indicada para deixar o ar condicionado mais gelado. Ao acionar este botão no controle remoto, o aparelho atinge os 16º. Para configurar o controle remoto, aperte a tecla “mode” e selecione “cool”. Em alguns controles, o “cool” pode ser representado pelo ícone de um floco de neve.

Detalhes. Basta colocar o ventilador próximo de uma janela aberta para aproveitar a brisa que vem de fora. Na frente do aparelho, coloque uma bacia ou balde cheio de gelo. O fluxo de ar vai fazer o gelo derreter e refrescar o meio ambiente.

Ligar o ventilador de teto SPIRIT junto com ar-condicionado, fará com que o ar frio do ar-condicionado não se concentre apenas próximo ao chão, mas que circule e refrigere todo o espaço – o que trará aquela sensação fresca e de bem-estar.

Dicas para refrescar o quarto no verão e ter uma boa noite de descanso

  1. 1- Gelo no ventilador.
  2. 2- Ventilador posicionado de frente para a janela.
  3. 3- Alie o ventilador portátil com o ventilador de teto.
  4. 4- Umidifique o ambiente.
  5. 5- Reduza as fontes de calor do cômodo.

Condicione o ar
Isso mesmo, para condicionar o ar é só colocar uma garrafa d'água congelada em frente a um ventilador ligado. Isso vai ajudar a circular o ar frio pelo ambiente sem precisar de um aparelho de ar-condicionado. Além de ser conveniente para o seu bolso, isso faz bem para o meio ambiente também.

Vá girando o termômetro com o bulbo úmido em volta da corda para a umidade evaporar, isso irá simular o efeito de arrefecimento do corpo; Veja a temperatura que está no termômetro de bulbo úmido e diminua da temperatura do termômetro de bulbo seco. O resultado da subtração será a umidade relativa do ar.

Colocar uma toalha molhada no quarto
Faça isso a noite, de preferência, para que durante as horas de sono a água da toalha evapore e melhore a qualidade do ar do quarto. Dica: a tolha molhada umedece mais rápido que baldes e bacias com água, mas essas também são boas opções.

Ela explicou que o caso específico de manter o ventilador ligado durante a noite não necessariamente vai resultar em uma dor de garganta, mas que esse exemplo faz parte de uma série de hábitos que podem ressecar as vias respiratórias, e consequentemente, deixar a garganta seca.

2 – Use um bloco de gelo
Para isso, primeiro coloque um recipiente grande no freezer ou congelador – o ideal é uma panela ou balde, mas também pode ser uma garrafa pet. Depois basta posicionar o bloco de gelo na frente do ventilador e literalmente sentir o ar gelado correr pelo ambiente.

O climatizador de ar tem mais potência para refrescar o ambiente em relação ao ventilador. Para efeito de comparação, o primeiro reduz a temperatura em até 8°C.

“De acordo com a Eletrobrás, um ventilador de teto consumiria 28,8 kWh (medida de consumo de energia elétrica) por mês, se ligado 8 horas por dia, todos os dias.

Um ventilador pode diminuir até 3 graus na temperatura de um ambiente, mas para que isso aconteça é importante observar características individuais de cada local: Ventilador de teto: os ventiladores de teto são potentes e distribuem melhor o vento, promovendo uma boa climatização.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a temperatura ideal do ar-condicionado doméstico é de 23ºC. Isso porque, além de proporcionar um bom conforto térmico, o aparelho consome menos energia do que quando colocado em baixas temperaturas.

Então recomendamos que faça testes e chegue a um ponto de equilíbrio na temperatura, que permita uma noite confortável sem causar efeitos colaterais, normalmente essa temperatura do ar-condicionado deve estar ajustada entre 20°C e 23°C. Desse modo, você terá um sono de qualidade.