O que fazer quando o piercing começa a inflamar?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 30 de maio de 2023
4 / 5 7 votos

Mexa na joia, com cuidado, é normal aparecer alguma secreção ou vermelhidão. Caso você tenha uma dor maior, que apresente febre ou pus saindo do seu piercing, procure um médico. Lave bem o local com soro e sabonete antibacteriano, utilizando um cotonete ou gaze para evitar inflamações da área perfurada.

Kollagenase Pomada C/Cloranfenicol 15g C1.

Limpar a pele em volta do local lesionado com gaze umedecida com soro fisiológico; A higiene da região deve ser feita com um sabonete neutro ou antibacteriano; Manter o local onde foi feito o furo seco e bem arejado; Além disso, pode ser prescrita uma pomada de antibiótico no local para evitar qualquer infecção.

Em alguns casos, o corpo pode rejeitar a joia por causa de uma alergia. É possível reconhecer a reação alérgica pelos seguintes sintomas: sensação de queimação, coceira intensa, urticária ou uma secreção amarelada em volta do local.

A limpeza do piercing precisa ser feita com uma solução salina. Em farmácias ou drogarias são comercializadas, mas também é possível fazer em casa com água e sal. Para isso, basta apenas um copo de água morna e 1/4 de colher de chá de sal.

Precisa procurar um dentista ou médico para a indicação de anti-inflamatórios e até antibióticos. É recomendável tirar, mas, muitas vezes, a própria pessoa não consegue por conta da infecção”, explica a profissional.

É recomendável o uso de uma camada fina de pomada antibiótica, composta por sulfato de neomicina e bacitracina zíncica, para evitar possíveis infecções.

Limpar o piercing mais de duas vezes ao dia pode causar irritações e prolongar o período de cicatrização além do necessário. 12) Não utilize álcool ou água oxigenada no piercing.

Colagenase. Pomada cicatrizante muito popular em hospitais e postos de saúde, mas que também é comercializada pára ser utilizada em casa. Indicada para remover células mortas de feridas como úlceras e escaras.

Entre os AINEs mais conhecidos e usados podemos citar:

  • Ibuprofeno (Advil e Motrin);
  • Naproxeno (Naprosyn e Aleve);
  • Diclofenaco (Voltaren e Cataflam);
  • Aspirina ou ácido acetilsalicílico (AAS);
  • Celecoxibe (Celebra)

Produtos químicos não irão curar a sua perfuração, somente o seu corpo. Isso significa que não indicamos o uso de sabonetes ou sprays antissépticos, pomadas ou qualquer medicamento. Por pesquisa e experiência, esses produtos podem interferir negativamente na sua cicatrização.

Aplique solução salina por cinco a dez minutos todos os dias. Para manter a área limpa, mergulhe um pedaço de gaze ou de papel-toalha em uma solução salina. Coloque-o em cima do piercing por cinco a dez minutos. Você pode fazer isso uma ou duas vezes por dia.

Limpar a pele em volta do piercing utilizando uma gaze umedecida com soro fisiológico; Desinfetar a região com uma gaze umedecida com iodopovidona ou Povidine, por exemplo; Finalizar secando a região em volta do piercing usando uma gaze limpa e seca.

Na maioria das pessoas a cicatrização é lenta. Eu mesma tenho piercings que a cicatrização demorou 1 ano e meio. Mas veja, piercing também não é sofrimento, então se você tiver há anos com um piercing que não cicatriza, tem algo bem errado aí. Nesse caso, recomendo que retorne ao seu piercer ou ao médico.

Por se tratar de uma região cartilaginosa, o piercing no tragus possui dor mediana. Além disso, sua cicatrização completa pode demorar de 3 a 6 meses, chegando a um ano em alguns casos.

Depois de quanto tempo posso mudar o piercing? Recomenda-se fazer a primeira troca quando o furo estiver completamente cicatrizado, uma vez que mexer na perfuração antes disso pode machucar ela ainda mais e trazer problemas sérios. Sendo assim, o tempo ideal para a primeira troca pode variar de 1 até 6 meses.