O que fazer quando o peixe fica de lado?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

O que devo fazer se meu peixe estiver nadando de lado? O primeiro passo é sempre separar o animal doente, a menos que você veja que é uma condição generalizada no aquário. Muitos parasitas requerem um tempo de incubação dentro do hospedeiro, portanto, separar o suspeito a tempo pode evitar muitos problemas.

Como saber se um peixe está se afogando? Os sinais de que o animal está sem oxigênio são: permanecer excessivamente na superfície, movimentar as brânquias rapidamente, letargia e nadar desorientadamente.

A análise necroscópica de um peixe morto em decorrência da falta de oxigênio, pode revelar a existência de hemorragias nas brânquias e no abdômen, dependendo do tempo de estresse sofrido pelo animal e da resistência que a espécie apresentar.

Como saber se o peixe está com dor ou outro incômodo?

  1. Nado irregular;
  2. Falta de apetite;
  3. Prostração;
  4. Busca de ar na superfície do aquário,
  5. Esfregamento do corpo em pedras ou no fundo do aquário.

O tratamento de bexiga natatória com luftal não é recomendado. O ideal é procurar um profissional. Ao perceber que um de seu peixinho está com nado irregular, não deixe de levá-lo a um médico-veterinário o quanto antes!

A bexiga natatória é mais ou menos uma bolsa ovalada, de paredes moles, localizada na cavidade abdominal, logo abaixo da coluna espinhal.

Além do tamanho e manutenção do aquário, a alimentação também é fundamental para evitar situações em que o peixe betta fica parado na vertical ou em qualquer outra posição irregular. Oferecer uma ração de qualidade e na quantidade ideal ajuda a prevenir esse comportamento anormal no aquário.

4. Peixes estão morrendo por condições ruins da água. Recomenda-se trocar 15% da água do aquário todas as semanas (ou 30% a cada 2 semanas). É necessário remover regularmente a matéria orgânica em decomposição do aquário, caso contrário, podem ocorrer desequilíbrios químicos na água e matar os peixes.

Como saber se meu peixe está doente?

  1. inchaço;
  2. desgaste das barbatanas;
  3. feridas pelo corpo;
  4. falta de disposição para nadar;
  5. perda de cor.

Separe o peixe doente.
Você pode encher o novo aquário com a mesma água do antigo. Porém, se a causa da doença for a água, é melhor utilizar uma diferente. Caso encha o tanque com água nova, coloque o saco plástico lá dentro por cerca de 20 minutos para que o peixe se acostume à nova temperatura.

Na criação de peixes, a oxigenação da água é realizada por sistemas artificiais, como aeradores com pás, aeradores com injetores, aeradores de ar difuso ou aeradores tipo chafariz.

A oxigenação do aquário se dá pela troca gasosa entre a água do aquário e a atmosférico. Existe um equilíbrio entre a quantidade de gás que fica na água que é chamado ponto de saturação.

Os olhos fundos indicam que o peixe está morto ou à beira da morte. Veja se os olhos estão acinzentados, que é um sintoma clássico de morte para muitos peixes de aquário. Caso seu peixe seja um baiacu, picão-verde, um peixe da família siganidae ou um peixe-escorpião, um olho com a cor acinzentada pode ser normal.

A inclusão de uma bomba de ar, e/ou um venturi sempre ajudará a alavancar os níveis de oxigênio dissolvido. Outra maneira de aumentar o oxigênio em lagos é inserindo bombas de água para cachoeiras e fontes que em conjunto com o controle das algas ajudará a prevenir a queda de oxigênio durante a noite.