O que fazer quando o peito de frango fica borrachudo?

Perguntado por: avarela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

DICA EXTRA: por que o frango desfiado fica borrachudo? Como resolver isso?

  1. Cozimento na panela comum: o preparo de peito de frango leva entre 25 e 30 minutos, não mais do que isso.
  2. Cozimento na panela de pressão: já na panela de pressão você pode contar 10 minutos para peito de frango.

Quando o frango está fresco, ele possui uma cor rosada e carnosa. Quando ele começa a apodrecer, sua coloração começa a ficar cinzenta. Se a cor do frango começar a ficar opaca, você deve usá-lo o mais rapidamente possível antes que ele estrague. Quando ele parecer mais cinza que rosado, é sinal que já é tarde demais.

Ligue o fogo médio e deixe a panela destampada. Aqueça o frango no líquido até que o líquido comece a ferver vigorosamente. Quanto tempo isso vai demorar dependerá da quantidade de frango que você está escaldando e quanto líquido há na panela, mas deve demorar menos de 15 minutos.

Para amaciar carne de galinha velha, basta mergulhar a carne em água fervente por alguns minutos. Depois, é só escorrer a água e colocar a carne em um recipiente com vinagre. Deixe a carne de molho por algumas horas e, em seguida, é só cozinhar normalmente.

O vinagre traz a acidez que o frango precisa ter, deixa a carne mais macia e realça o sabor.

Lavar frango antes de cozinhar aumenta risco de espalhar bactéria Campylobacter nas mãos, superfícies, roupas e utensílios de cozinha pelo respingo de gotas de água.

A carne crua do frango pode conter duas bactérias: a salmonela, que é conhecida por causar diarreia, e a campylobacter, que é responsável por problemas mais graves — até o desenvolvimento de doenças autoimunes.

Você pode estar se perguntando: mas se é tão arriscado assim, porque o frango ainda continua sendo base para a dieta de tanta gente? A resposta é que somente a carne crua do frango é nociva para a saúde. O ato de cozinhar essa carne tem o poder de matar todos esses microorganismos imediatamente.

Nunca consuma o alimento cru ou 'mal passado. Vale lembrar que, se você cozinha e congela, você não pode deixar o alimento em contato com outros alimentos ou utensílios contaminados.

Não se deve lavar o frango por uma questão bem simples: lavá-lo pode espalhar bactérias por toda a cozinha. Quando lavamos o frango, a água espirra para todos os lados da pia, de louças que estejam da perto, da parede e até da nossa roupa, aumentando as chances de contaminação.

O frango descongelado pode ser armazenado na geladeira de 1 a 2 dias. Assim que o frango for descongelado, ele não pode ser congelado novamente. Guarde o frango descongelado na parte mais fria da geladeira para mantê-lo livre de bactérias por um bom tempo.

De acordo com especialistas e agências internacionais de saúde, lavar o frango na água da torneira está entre aquilo que nunca deve ser feito. Isso porque há risco de contaminação e, consequentemente, pode provocar casos de intoxicação alimentar.

Outra forma de acabar com piolho de galinha no galinheiro é espirrando uma mistura de água com vinagre diretamente nas aves. Se você procura saber como acabar com piolho de galinha em humanos, o vinagre também pode ser um grande aliado.

Não é necessário lavar os cortes antes de utilizá-los
Isso porque a carne crua pode conter algumas bactérias que podem se espalhar pela pia e pelos utensílios ao redor no momento em que você for lavá-la.

Deixe a carne marinando por uma hora ou mais.
O ideal é deixá-la marinando por uma noite inteira, mas uma hora é suficiente para amaciar o frango. Basta colocar a carne em um recipiente e cobri-la com o líquido (iogurte ou leitelho). Feche o recipiente e leve à geladeira.

Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!

Por ser criado solto e alimentado principalmente à base de milho, o frango caipira possui atividade muscular intensa, o que justifica a carne dura e escura justificada pela acelerada irrigação nos tecidos. A gordura mais amarelada e que confere mais sabor à carne é resultado da alimentação de farelos.