O que fazer quando o pé de pimenta murcha?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

6 formas de reanimar uma planta que está morrendo

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. ...
  2. Alimente-as melhor. As plantas também precisam de alimentos saudáveis. ...
  3. Com sol, mas nem tanto. ...
  4. Não exagere na água. ...
  5. Crie o efeito de uma estufa. ...
  6. Elimine as pragas.

Aqueles que moram em cidades muito quentes necessitam regar a pimenta todos os dias. Já quem vive em uma região onde o clima é mais ameno deve molhar essa planta de três a quatro vezes por semana. No entanto, você não deve jogar água em excesso na hora de fazer a irrigação, pois isso pode prejudicar a pimenta.

Por isso, a dica para as plantas morrendo é investir em alimentos saudáveis, ou seja, “turbinando” a mistura de adubos usados em seu vaso. Para recuperar plantas morrendo vale usar borra de café, um tipo de adubo orgânico e fácil de encontrar para fornecer mais nutrientes para a sua plantação.

Algumas causas levam ao secamento e morte das pimenteiras. Solos muito argilosos e excesso de água favorecem o surgimento de doenças que murcham e secam as plantas. A pimenta-malagueta também é bastante suscetível ao “vírus Y da batata” transmitido por pulgão.

Quando uma planta tem falta de água no substrato, ela tenta poupar esse precioso líquido. Em muitas espécies, como o lírio-da-paz, é bem visível o truque que a planta usa: primeiro a pontinha começa a ficar murcha, depois a folha e, em casos mais extremos, até mesmo o caule começa a ficar mole e pendente.

Como um pé de pimenta vive de 15 a 20 anos, as madeiras precisam ser de qualidade.

Pimenteira gosta de sol! Um bom local de plantio deve receber no mínimo 6 horas de sol ao dia e temperaturas acima de 35 graus prejudicam o florescimento e a frutificação. A faixa ideal é de 21 a 32 graus.

Deve ser feita a poda do broto terminal, quando a pimenteira atingir 1 m de altura. Essa prática tem como objetivo estimular a brotação dos ramos laterais de produção ou frutíferos”, afirma Barachisio Lisboa Casali, professor do Curso CPT Produção e Processamento de Pimenta-do-Reino.

Uma pimenteira seca pode ser causada por falta de água, luz solar ou adubação. Você deve regar a planta todos os dias e adubá-la uma vez por mês. Além disso, você deve verificar se a planta está recebendo pelo menos 6 horas de luz solar por dia.

quatro horas

Quanto mais quente, melhor as pimentas se desenvolvem. Elas precisam de quatro horas de sol direto por dia, no mínimo. Apesar disso, essas plantas também podem ser cultivadas em meia-sombra.

Para garantir uma farta colheita, as plantas de pimenta precisam ser cultivadas em local bem ensolarado, garantindo pelo menos 4 horas de sol direto nela.

5 sintomas de que suas plantas estão morrendo

  1. Apodrecimento de folhas e raízes. ...
  2. Planta pálida e murcha. ...
  3. Folhas com as pontas necrosadas. ...
  4. Surgimento de excrementos. ...
  5. Crescimento estacionado e folhas deformadas.

"Para ter certeza, você pode escolher um dos ramos e fazer um corte nele. Verifique se, dentro, ele está verde ou não. Se estiver verde, soltando um 'liquidozinho', aquele ramo ainda está vivo. Se estiver seco, marronzinho, cor de madeira, já morreu", ensina Eliana.

Já o excesso de água pode ser percebido se as pontas das folhas e brotações estiverem queimadas, se os talos ficarem enrugados e sem brilho, com a superfície da terra nos vasos brilhando e queda de folhas verdes. Se as paredes dos vasos estiverem com excessiva formação de limo, também fique atento.

Para o seu controle pode-se utilizar inseticidas do grupo dos neonicotinoides, organofosforados ou piretroides. Em agricultura orgânica pode-se utilizar azadiractina (óleo de neem), calda de fumo ou sabão.