O que fazer quando o passarinho não consegue ficar em pé?

Perguntado por: acortes3 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Com cuidado, erga o passarinho ferido e coloque-o na caixa, levando em seguida ao veterinário. - Não mexa muito no pássaro: depois de colocá-lo em um lugar seguro e aquecê-lo, é melhor deixá-lo em paz.

Enrole-o em uma toalha.
Ele se sentirá muito melhor assim. Isso ajudará a manter o animal calmo e evitará que ele se mova e se machuque mais. Ao enrolá-lo na toalha, tente proteger a asa machucada. Com delicadeza, posicione a asa contra o corpo do pássaro (nunca a dobre) e envolva-o na toalha.

A dipirona é um analgésico derivado do pirazol comumente utilizada para aves na dose de 25 mg/kg a cada 8 horas por via oral. É contra indicado para pacientes neonatos, portadores de doenças respiratórias e portadores de alterações hematológicas (VIANA, 2007).

Avitrin

Um dos antibióticos mais indicados para os pássaros é o Avitrin. Ele age contra diversas enfermidades, como infecções respiratórias e bacterianas. Tudo para restabelecer o bem-estar e a saúde de sua ave. Esse produto especial é indicado para todas as espécies e age rapidamente.

Comida - evite dar qualquer tipo de alimento ou água para a ave.

Nesse caso deve levar o passarinho um veterinário ou a um centro de recuperação de animais silvestres. Durante o transporte tenha em atenção a temperatura do passarinho. Assim, mantenha-o quente cobrindo-o com uma toalha ou com as mãos.

Dolemil: a pomada certa para cuidar da sua ave.

Lave as mãos e coloque luvas, se tiver. Com cuidado, erga o passarinho ferido e coloque-o na caixa, levando em seguida ao veterinário. - Não mexa muito no pássaro: depois de colocá-lo em um lugar seguro e aquecê-lo, é melhor deixá-lo em paz. É essencial que não o alimente e não o manuseie sem necessidade.

Uma boa forma de ajudar um passarinho no frio é encher uma garrafa de água morna e colocá-la dentro da gaiola. Dessa forma, o calor da garrafa aumentará a temperatura e, assim, protegerá a ave.

Banho de sol. Os belos dias de sol durante o inverno são uma ótima opção para aquecer os pássaros. O banho de sol para passarinho deve ser pela manhã ou fim de tarde, quando os raios solares estão mais amenos e, ainda assim, conseguem aquecer os animais.

As frutas, sementes e até pequenos insetos são exemplos da alimentação dos pássaros na natureza. Por serem extremamente adaptáveis, na natureza, eles têm uma alimentação imensamente diversificada. Já em casa, onde gastam menos energia, elas têm necessidades diferentes.

médico veterinário

O médico veterinário especialista em aves e animais silvestres é responsável pelo atendimento de diversas espécies. Esse profissional atende e trata tanto aves de porte pequeno, quanto as de maior porte.

Se o animal for bem pequeno, um filhote sem penas, dê papinha específica para aves até entrar em contato com um órgão responsável. Uma dica bacana para tentar identificar o que o pássaro come é olhar o bico. Aves que se alimentam de insetos possuem o bico fino, alongado e reto.

A dexametasona e a prednisolona são os antiinflamatórios preferidos na clínica de aves. Os AINES atuam inibindo as cicloxigenases e subseqüente produção de prostaglandinas.

Ácido acetilsalicílico – Em aves, este composto tem sido bastante empregado devido à sua ação analgésica e anti-inflamatória nas mais diversas situações clínicas.

A resposta mais simples é: nenhum medicamento é adequado para os animais sem que seja prescrito por um médico ou médica veterinária qualificado.

Chás para aves e seus benefícios

  • Boldo: tem efeito protetor do fígado e contra inflamação no estômago;
  • Alho: antibiótico, anti-inflamatório e vermífugo;
  • Camomila: calmante;
  • Hortelã: efeito digestivo antigases, ajuda contra diarreia;
  • Limão: aumenta a imunidade.