O que fazer quando o ouvido entope por causa da sinusite?

Perguntado por: lfarias8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Desentupir o ouvido entupido devido à sinusite é uma tarefa que deve ser feita somente por um médico otorrinolaringologista. Não tente desentupir ouvido com soluções caseiras ou objetos, isso pode agravar a condição. Consulte um especialista para avaliar e tratar a causa subjacente da sinusite.

Existem casos em que uma sinusite aguda pode evoluir até para uma otite média, já que a secreção das vias nasais pode migrar para o ouvido.

8 formas simples de desentupir o ouvido

  1. Bocejar algumas vezes. ...
  2. Mascar um chiclete. ...
  3. Beber água. ...
  4. Segurar o ar. ...
  5. Aplicar uma compressa morna. ...
  6. Inclinar a cabeça para o lado. ...
  7. Lavar o nariz com soro fisiológico. ...
  8. Fazer inalação.

A manobra de fechar a boca, apertar o nariz e forçar a saída de ar para equilibrar a pressão nos ouvidos é chamada de Método de Valsalva e é indicada para os momentos em que o ouvido simplesmente “entope”. A única recomendação é ir com calma e não forçar demais a saída do ar com o nariz tampado para não piorar a dor.

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

Analgésicos com paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno auxiliam a aliviar as dores de cabeça e de garganta, comuns durante as crises de sinusite.

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

Isso geralmente ocorre quando a causa é uma infecção viral, como um resfriado ou gripe, que geralmente se resolve em alguns dias. No entanto, em outros casos, o catarro no ouvido pode ser causado por uma infecção bacteriana ou alergia, que geralmente requer tratamento.

A gripe é uma infecção causada pelo vírus Influenza e que pode deixar o ouvido entupido1. Isso acontece porque uma infecção viral pode favorecer o transporte de bactérias comuns na faringe em direção ao ouvido, provocando uma infecção conhecida como otite média, uma das doenças mais comuns entre as crianças2.

Um médico otorrinolaringologista é o mais indicado para casos de zumbido no ouvido, caso os sintomas persistam após 5 dias. O ouvido entupido pode ser identificado logo após os primeiros dias de sintomas gripais, por estar conectado com a parte superior da garganta e a parte superior do nariz.

Feita com uma seringa esterilizada, aplique suavemente soro fisiológico no ouvido afetado. A eficácia desse método será maior se você colocar um amolecedor de cera 15 ou 30 minutos antes de usar a seringa. Para evitar tontura, morne a solução de modo que ela fique da mesma temperatura do seu corpo.

Lavagem. A lavagem de ouvido propriamente dita costuma ser feita com uma seringa especial que lança um jato de soro fisiológico morno no canal.

Pode ser que existam algumas farmácias que fazem lavagem de ouvido, mas não é recomendado devido aos riscos do procedimento. A lavagem de ouvido deve ser realizada apenas por um médico otorrinolaringologista, especialista na região do ouvido.

Ele recomenda evitar o consumo de farinhas refinadas, açúcar, queijo e derivados do leite. O ambiente também é um fator importante. Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro.

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais, que são cavidades [espaços internos] anexas às vias aéreas superiores. Essas estruturas são revestidas por um tecido que produz muco. Além de filtrar o ar, elas fazem com que o catarro seja engolido ao invés de ir para o pulmão.

DIPROSPAN® é uma suspensão aquosa injetável estéril de dipropionato de betametasona e fosfato dissódico de betametasona. Cada mL de DIPROSPAN® contém 5mg de betametasona como dipropionato e 2mg de betametasona como fosfato dissódico, em veículo estéril tamponado e conservado.