O que fazer quando o olho está inchado e doendo?

Perguntado por: ccardoso6 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 19 votos

Higienize os olhos com água corrente para retirar secreções e aliviar a coceira. Não use colírios sem prescrição do oftalmologista. Faça compressas frias para reduzir os sintomas e o inchaço. Suspenda o uso de lentes de contato temporariamente.

Faça compressa fria
Molhe um pano em água fria limpa (filtrada e resfriada após fervura) e aplique-o suavemente nos olhos. Não pressione o olho com força ou coloque gelo diretamente no olho ou na pálpebra. Antes de fazer a compressa, consulte o seu médico para que não haja nenhuma intercorrência.

4 truques para diminuir o inchaço dos olhos em menos de 5 minutos!

  1. 1) Use gelo ou colheres geladas na região. ...
  2. 2) Recorra aos produtos específicos. ...
  3. 3) Dê tapinhas nos olhos inchados. ...
  4. 4) Use água micelar para promover uma ação calmante no local.

Retenção de líquido: 5 dicas para desinchar o corpo

  1. 1 Beba em média 2 litros de água por dia. ...
  2. 2 Descanse as pernas. ...
  3. 3 Pratique atividades físicas. ...
  4. 4 Coma frutas. ...
  5. 5 Faça a automassagem.

Retenção de líquido: 7 dicas para reduzir o inchaço

  1. 1 - Pernas para o alto.
  2. 2 - Faça exercícios.
  3. 3 - Alimentação equilibrada.
  4. 4 - Reduza o sal.
  5. 5 - Beba cerca de 2 litros de água por dia.
  6. 6 - Cuidado com os chás.
  7. 7 - E o álcool: ajuda ou atrapalha?
  8. Quando procurar um médico?

A água gelada faz com que os vasos sanguíneos ao redor dos olhos se contraiam, reduzindo o inchaço. Outra dica é dar leves e delicadas batidinhas com o dedo nas áreas inchadas do olho. Essa ação ajuda a estimular a circulação da região, movendo o sangue acumulado para outros locais.

Truques para diminuir o inchaço dos olhos

  1. Chá de camomila para alergias. ...
  2. Como desinchar os olhos com compressa de água fria. ...
  3. Recorra aos produtos específicos. ...
  4. Dê tapinhas nos olhos inchados. ...
  5. BÔNUS: Use água micelar para promover uma ação calmante no local.

Lavar os olhos com shampoo infantil, pois ajudam a limpar a região, removendo ciscos, sem causar irritação e nem piora dos sintomas; Aplicar compressa de água morna/fria sobre os olhos fechados, o que ajuda a aliviar o incômodo, irritação, sensação de queimação e vermelhidão.

Para acelerar o processo de remissão e aliviar os sintomas, é possível aplicar uma compressa de água morna de 3 a 4 vezes ao dia por, aproximadamente, 10 minutos.

Tudo o que você vai precisar é pressionar o objeto gelado um em cada olho por alguns minutos. Com isso, o aspecto cansado será diminuído instantaneamente. Outra ótima dica é fazer gelo de chá de camomila!

Produção excessiva de secreção nas glândulas é uma das causas do terçol. Ele aparece quando há excesso de oleosidade na base dos cílios. Por isso, homens e mulheres com pele oleosa e os adolescentes com desregulação de hormônios são mais propícios de terem a inflamação da glândula e, consequentemente, o terçol.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

Use gaze para limpar a parte externa
O lado externo (pálpebra, canto e parte inferior) dos olhos pode ser higienizada com gaze umedecida (da água da torneira mesmo). Outra opção é pegar uma gota de shampoo neutro infantil, água e esfregar a parte externa dos olhos, mas delicadamente.

Água e açúcar: É comum que um copo de água com açúcar seja oferecido a uma pessoa nervosa, não é verdade? Há controvérsias sobre sua eficácia como calmante, mas, para aliviar a vermelhidão dos olhos, essa combinação é eficiente, desde que preparada corretamente.

chá de hibisco

Com ação diurética, o chá de hibisco colabora na diminuição da retenção de líquido, diminuindo o inchaço. Um estudo da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia, publicado no Journal of Ethnopharmacology, aponta que a planta possui uma substância antioxidante, o flavonoide quercitina, que ajuda nessa função.

Manter a hidratação do corpo com a ingestão de água nas quantidades adequadas é indispensável para combater a retenção de líquidos, pois ajuda a eliminar as toxinas através da urina e garante o melhor funcionamento dos rins. Por isso, é muito importante que você esteja seguro sobre a qualidade da água que ingere.