O que fazer quando o olho do cachorro está vermelho?

Perguntado por: alima8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Sempre que o tutor observar algum incômodo por parte do animal e, principalmente, o olho de coloração avermelhada, é aconselhável levá-lo imediatamente ao médico veterinário especialista em oftalmologia, que tem o conhecimento e os aparelhos específicos, para indicar o tratamento mais adequado já que a maior parte das ...

Tratamento para conjuntivite canina

  1. Limpeza da região ocular com algodão e soro fisiológico.
  2. Uso de colírios ou pomadas com antibióticos e anti-inflamatórios.
  3. Em alguns casos, o uso de medicamentos sistêmicos pode ser necessário de acordo com as recomendações do médico veterinário de confiança.

1- Para realizar a limpeza dos olhos do cão, é necessário soro fisiológico, algodão e gaze. Ao utilizar o soro fisiológico, deve-se ter o cuidado de se respeitar a sua durabilidade, que é de, no máximo, uma semana, manipulada de forma a evitar contaminação, armazenando-a em geladeira.

A vermelhidão pode ser causada por doenças oculares, mas também pode ser um sinal clínico de uma doença sistêmica. Entre os problemas de saúde que deixam o cachorro com os olhos vermelhos podemos citar: Ceratite (inflamação da córnea); Ceratoconjuntivite seca (déficit na produção ou na qualidade da lágrima);

Com as mãos limpas, embeba um algodão limpo em solução fisiológica; Passe o algodão na região ao redor dos olhos; Com os olhos do cachorro fechados, passe o algodão também por cima deles, tomando muito cuidado para não apertar, Retire delicadamente rejeitos que tenham se acumulado nos cantinhos.

Alguns tratamentos recomendam a limpeza do olho com soro fisiológico, enquanto outros apenas o uso do colírio para cães. Algumas dicas podem ajudar na administração do medicamento e valem tanto para colírio anti-inflamatório para cães, quanto para o colírio lubrificante para cachorro, ambos na versão em gotas.

Conjuntivite em cachorro: sintomas

  • Cachorro com olho vermelho;
  • Cachorro com olho inchado;
  • Remelas (secreções) e piscadas em excesso;
  • Dificuldade em manter os olhos abertos;
  • Lacrimação / lacrimejamento.

Limpar o olho – Misture meia colher de chá de sal em um copo de água fervente e deixe esfriar. Mergulhe um pouco de algodão na solução e dê tapinhas delicados na área ao redor dos olhos do cão. Chá vermelho – Prepare um pouco de chá, espere esfriar e aplique na área infectada com um algodão.

O Colírio UCB é indicado para tratar os principais problemas oculares em cães e gatos. Sua fórmula clássica contém substâncias que auxiliam na cura de afecções nos olhos de caráter agudo ou crônico.

Entretanto, não é recomendado aplicar colírio humano para cachorro. Além de ser um produto que não é fabricado para pets, você estará mascarando os sintomas sem descobrir o que há de errado com a saúde do seu amigo.

Não! Não vai atrapalhar sua visão..

O soro fisiológico, apesar de se parecer mais com a lágrima, contém sal (sódio), podendo ser uma fator irritativo aos olhos já inflamados. O ideal é usar água mineral ou filtrada, além dos colírios lubrificantes.

As causas mais comuns de olhos vermelhos são alergias, olhos secos, uso excessivo de lentes de contato e os diversos tipos de conjuntivites. No entanto, há um conjunto de doenças graves do olho que também tem com um dos sintomas e sinais os olhos vermelhos.

Alergias
E nossos amigos de quatro patas também são influenciados por esses fatores, sendo muito comum encontrar cachorros com irritações. Um dos sintomas principais de alergias em cães é o excesso de remela nos olhos. Flores e pólen também podem afetar nossos pets.

Lavar o olho com um pouco de mel diluído em água pode ajudar a reduzir a inflamação. Isto irá reduzir a coceira e dor. O mel também tem propriedades hidratantes que eliminam a secura.

Geralmente a conjuntivite dura até 15 dias e pode ocorrer em um ou nos dois olhos.

Prognóstico. A conjuntivite bacteriana geralmente dura cerca de 1-2 semanas, e pode passar sozinha ou com o uso de antibióticos. Pessoas com conjuntivite bacteriana leve ou moderada geralmente não têm complicações ou efeitos duradouros.

Para ajudar o pet, os tutores podem utilizar tanto o soro fisiológico quanto o soro caseiro. Essas soluções contêm os eletrólitos necessários para manter seu bichinho saudável.