O que fazer quando o olho amanheceu grudado?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 11 votos

Para esses casos, alguns cuidados diários podem aliviar os sintomas e diminuir o incômodo:

  1. mantenha seus olhos sempre limpos e evite tirar a remela com as mãos, pois isso pode piorar o quadro;
  2. faça a limpeza dos olhos com soro fisiológico ou chá de camomila frio.

Uma das formas de retirar o corpo estranho dos olhos é lavar com soro fisiológico e ver se ele é removido. Pode ser de qualquer marca e, ainda assim, será melhor que água corrente, por causa do cloro e outras substâncias da água, por mais tratada que seja.

Se os olhos começam a produzir lágrimas e remelas de forma excessiva e isso é seguido de outros sintomas, incluindo vista embaçada e pálpebras inchadas, é o momento de procurar ajuda médica.

Trata-se de conjuntivite, inflamação da conjuntiva, que é a membrana mucosa que reveste a parte branca do globo ocular (esclera). Essa inflamação geralmente causa aumento de secreção do muco, acentuada pela irritação, e pode ser causada por uma série de fatores.

Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Qualquer que seja o caso, porém, é fundamental lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico comprado em farmácias ou distribuído nos postos de saúde.

Embora o soro fisiológico seja um produto seguro e eficiente em muitas situações, como para limpar feridas e lavar as narinas, ele não é indicado para ser aplicado diretamente nos olhos. A composição do soro fisiológico possui uma alta concentração de sódio, o que pode irritar ainda mais os olhos e causar desconforto.

Demora duas a três semanas a tratar. Já a conjuntivite bacteriana requer a administração de antibiótico por via tópica – colírios ou pomadas – e normalmente resolve-se numa semana. Ambas são contagiosas, pelo que durante o período de tratamento as crianças não devem ir à escola.

Isto provém de uma descarga do olho. A conjuntivite viral costuma ser só num olho, enquanto a bacteriana ataca os dois olhos. Você pode tratar a conjuntivite bacteriana com antibióticos. A forma viral geralmente resolve-se por si.

Conjuntivite: é a inflamação da conjuntiva, a membrana que reveste a superfície dos olhos e a parte interna das pálpebras. Ela pode ser viral ou bacteriana. Em ambos os casos, a quantidade de remela aumenta consideravelmente.

O tratamento vai depender do grau da inflamação e dos sintomas de cada paciente. Mas, de modo geral, o protocolo inclui o uso de colírios lubrificantes e anti-inflamatórios, antialérgicos, soro fisiológico, compressas com água quente e/ou fria e até o uso de alguns tipos de pomadas.

R: Um tratamento caseiro para conjuntivite pode incluir a aplicação de compressas frias ou quentes nos olhos, manter a higiene ocular e evitar coçar os olhos. No entanto, é importante consultar um médico para um diagnóstico e tratamento adequado.

A secreção nos olhos — normalmente branca ou amarela — pode ser um sinal de infecção, por exemplo. Por isso, é muito importante ficar atento a qualquer alteração. A remela é o acúmulo de lágrimas com gordura ou poeira que se cristalizou durante o período em que os olhos ficaram fechados.

Os primeiros sintomas da conjuntivite costumam ser ardência, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos e “colamento” das pálpebras ao acordar. Em pouco tempo, os olhos tornam-se vermelhos e uma secreção purulenta pode surgir (excesso de remela), principalmente na forma bacteriana.

A conjuntivite viral é o tipo mais comum do problema e ocorre mais no inverno. A causa está geralmente ligada ao fato do indivíduo ficar muito tempo em lugares fechados, podendo ser infectado pelo adenovírus.

Nas conjuntivites bacterianas agudas utiliza-se antibiótico tópico, na frequência de 2/2 horas, diminuindo progressivamente por um período de 7 dias. Os antibióticos mais frequentemente utilizados são as quinolonas (ciprofloxacino 0,3%, ofloxacino), tobramicina 0,3%, cloranfenicol ou gentamicina 0,3%.

- Não coçar os olhos; - Fazer compressas de água fria, para diminuir o desconforto; - Limpar os olhos com delicadeza; - Para limpeza, utilizar gaze úmida, com água morna ou soro fisiológico a 0,9%.

Saiba mais. A transmissão da conjuntivite se dá por meio do contato direto com o doente ou, indiretamente, pelo contato com objetos contaminados pelo agente infeccioso. O caminho é bastante simples. A secreção decorrente do processo inflamatório nos olhos serve de veículo para transmissão do micróbio.

“Quem está com conjuntivite deve lavar as mãos constantemente com água e sabão, separar toalhas para uso individual e limpar com álcool tudo o que outras pessoas puderem tocar, como computador e telefone”, ensina a oftalmologista.

1 – Aplicar compressas com água mineral gelada sobre os olhos fechados, beber muita água e descansar bastante. Ao contrário do que muita gente imagina, não é uma boa ideia utilizar água boricada. O produto evidentemente contém ácido bórico, composto que pode provocar alergia e aumentar ainda mais a vermelhidão.

A Água Boricada 3% Needs pode ser utilizada para diversas finalidades entre irritações da pele e dos olhos, inflamações e outros casos específicos: Infecção do canal auditivo externo. Inflamação dos olhos.

Apesar de não ser tão comum quanto a viral, a conjuntivite bacteriana também é bastante contagiosa e, ocasionalmente, pode evoluir para um quadro mais grave. Sua transmissão acontece quando a pessoa entra em contato com a bactéria ao tocar em algum objeto contaminado.