O que fazer quando o nervo está pinçado?

Perguntado por: lporto5 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Evitar atividades que causam dor, realizar fisioterapia apropriada com as medicações orais e bloqueios seletivos da raiz nervosa ou injeções epidurais de esteroides na área de irritação e inflamação garantem o bom resultado do tratamento.

Exames de imagem, como raio-x e ressonância magnética, podem ser úteis na avaliação da coluna vertebral e ajudar a identificar o que comprime o nervo.

O pinçamento dos nervos espinhais por uma hérnia discal aguda pode ser tratada de forma não cirúrgica, realizando reabilitação física, tomando medicamentos orais e/ou realizando bloqueios seletivos de raízes nervosas ou infiltrações epidurais na área de irritação e inflamação, guiados por fluoroscopia.

Depende do tipo de lesão e do tipo de nervo que foi acometido. Lesões desmielinizantes podem se recuperar em alguns meses, lesões axonais podem demorar de meses a anos. Há ainda os casos de lesão permanente.

Chás anti-inflamatórios: chá de dente-de-leão, chá de cúrcuma, chá de gengibre, chá de hortelã e chá de erva-doce. Realizar compressas geladas e quentes. Não ficar muito tempo em uma única posição. Usar pomadas anti-inflamatórias.

Já o tratamento para nervos comprimidos depende da causa e da gravidade dos sintomas. Em casos leves, apenas realizar mudanças no estilo de vida, como melhorias na postura, realizar atividade física regularmente e alongamentos, já podem ajudar a aliviar os sintomas.

O tempo de duração de uma crise de nervo ciático pode ser de algumas semanas. Com o tratamento correto, o paciente é capaz de apresentar melhora já na segunda semana. Porém, em regra, a crise aguda demora até seis semanas para curar completamente.

A dor neuropática é uma sensação de incômodo evidente. Pode ser contínua (presente durante todo o tempo) ou intermitente (em crises, surgindo em horários intercalados). A intensidade da dor varia de fraca a intolerável, dependendo do estágio da doença e do grau de comprometimento dos nervos.

A cirurgia de descompressão da coluna cervical serve para aliviar a pressão e a dor causada por essa pressão e, nela, uma pequena parte do osso sobre a raiz do nervo e/ou material de disco de baixo da raiz do nervo é retirada para liberar espaço para o nervo comprimido, diminuindo o edema e a inflamação local.

A dor no nervo ciático é uma dor lombar de leve a intensa que pode irradiar para a perna esquerda ou direita. Essa dor pode ser agravada por certos movimentos, como torcer, dobrar ou tossir. Esse sintoma pode ser acompanhado de dormência, formigamento e fraqueza muscular.

Rotação de lombar

  1. Sente-se no chão com os pés esticados à sua frente.
  2. Dobre uma perna e cruze a outra sobre ela.
  3. Gire o corpo ao contrário da perna dobrada.
  4. Mantenha a posição por 10 segundos.
  5. Repita os movimentos com a outra perna.

5 Exercícios para aliviar dores no nervo ciático

  1. Mobilização do nervo ciático.
  2. Cat cow semiagachado na parede.
  3. Prancha isométrica com os joelhos apoiados.
  4. Pallof press ajoelhado.
  5. Chute para trás no plano elevado.

Normalmente, o tempo de recuperação é de cerca de 3/4 semanas com a terapia certa. Se o caso do paciente se encaixa em procedimentos cirúrgicos, a recuperação completa precisará de cerca de dois meses.

Lesões de nervo nas mãos

  1. dor na mão, punho ou dedos;
  2. formigamento e dormência nas mãos e dedos;
  3. sensação de queimação;
  4. fraqueza muscular na mão ou punho;
  5. dificuldade na realização de movimentos finos (como escrever);
  6. perda de sensibilidade;
  7. inchaço na mão ou punho.

Analgésicos são os principais medicamentos usados para tratar a dor. O médico escolhe o analgésico em função do tipo e da duração da dor, ponderando os possíveis riscos e benefícios. A maioria dos analgésicos é eficaz para a dor nociceptiva (causada por lesões), mas menos eficaz para a dor neuropática.

Grau da dor
Ao surgir, ela se mantém de forma constante por um período de tempo. Quando é muscular, por outro lado, costuma estar associada à sensação de queimação e pode se manter relativamente constante, mas variando em intensidade.

A aplicação de gelo é bastante útil para reduzir a inflamação local, trazendo alívio para a dor.

Qual exame detecta nervo ciático inflamado? A Ressonância Magnética é o melhor exame para investigação do nervo ciático. Além da ressonância, a eletroneuromiografia também é importante pois avaliamos a função do nervo.

Além dos hábitos saudáveis que beneficiam saúde, outros tratamentos alternativos podem ajudar, como:

  1. acupuntura;
  2. osteopatia para liberar a tensão muscular;
  3. alongamento;
  4. bolsa de gelo ou calor no local, dependendo da situação;
  5. repouso por curtos períodos de tempo;
  6. obter cadeiras e colchões ergonômicos, entre outros.

Para aliviar a dor no nervo ciático em 3 minutos o paciente pode fazer uma massagem local, alongamento/exercício e auto-liberação, uma técnica que afrouxa a tensão dos músculos.

Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista.