O que fazer quando o músculo está inflamado?

Perguntado por: omachado2 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

As seguintes medidas são essenciais para o tratamento das distensões musculares: aplicação de gelo no local da lesão, compressão da área para evitar inchaço, repouso, elevação do membro em que ocorreu o ferimento, uso de analgésicos e dos anti-inflamatórios vendidos sem necessidade de receita médica.

COMPARTILHE: Lesões musculares podem ser ocasionadas por movimentos que exigem esforço em variados níveis, ou seja, tanto esportistas quanto amadores que praticam exercícios físicos cotidianamente podem sofrer com isso.

Se a dor persistir além de 3 dias, é aconselhável procurar a opinião de um médico especializado em dor. Além disso, outros critérios para a necessidade de avaliação médica, são: Dor intensa inexplicável.

A Ultrassonografia Musculoesquelética é geralmente o primeiro exame a ser solicitado, sendo utilizado para o diagnóstico das lesões musculares e articulares. Trata-se de um método rápido, disponível, com baixo custo e altamente eficaz no diagnóstico.

Os AINES ajudam a reduzir a febre, o inchaço e a inflamação, assim como a aliviar a dor. Medicamentos comuns na família dos AINES incluem diclofenaco, ibuprofeno e aspirina.

Mudando hábitos para diminuir a tensão muscular

  1. Praticar exercícios físicos regularmente. Movimentar o corpo é uma das melhores formas de diminuir a tensão muscular. ...
  2. Dormir bem. ...
  3. Relaxar a mente. ...
  4. Equilibrar tempo de lazer e de trabalho. ...
  5. Movimentar-se durante o dia.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

6 dicas para acelerar a sua recuperação de lesões

  1. Continue treinando. Você pode continuar correndo se for mais devagar, não sentir dor e conseguir manter uma boa postura, diz Lewis Maharam, médico do esporte em Nova York (EUA). ...
  2. Mantenha a flexibilidade. ...
  3. Coma direito. ...
  4. Administre a dor. ...
  5. Maneire na bebida. ...
  6. Alivie o estresse.

6 remédios caseiros para distensão muscular

  1. Chá de casca de salgueiro branco. ...
  2. Banho de imersão com sais de Epsom. ...
  3. Compressa de infusão de sabugueiro. ...
  4. Óleo de arnica. ...
  5. Cataplasma de infusão calêndula. ...
  6. Vinagre de maçã

As dores são na forma de pontadas, que fazem com que seja difícil, até mesmo, um simples caminhar. É bem comum observar quem sofre uma distensão na perna, por exemplo, andar como se estivesse pisando em ovos nos movimentos mais básicos.

O ortopedista é o médico especialista no tratamento das afecções do sistema locomotor, também chamado de sistema musculoesquelético.

Algumas opções de pomadas anti-inflamatórias para dor muscular são salicilato de metila (Calminex H ou Gelol), diclofenaco dietilamônio (Cataflan emulgel ou Biofenac gel) ou diclofenaco sódico (Voltaren emulgel).

De acordo com Claudio, a única diferença entre a embalagem dos anti-inflamatórios é a praticidade e o preço. “Os sprays normalmente são utilizados por atletas, que não terão como lavar a mão em seguida. Os cremes, mais baratos, podem ser aplicados em casa mesmo”, conta.

7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações

  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.

Como identificar a dor muscular?

  1. dor com sensação de picada, formigamento, comichão, esfaqueamento ou queimação;
  2. rigidez, que ocasiona em desconforto e/ou dificuldade ao realizar certos movimentos;
  3. sensação de dormência ou formigamento;
  4. espasmos;
  5. inchaço.

A dor muscular pode ocorrer em diversas situações e locais do corpo, especialmente depois de grandes esforços, como mudança de série na academia, treinos muito intensos, carregamento de peso, entre outros. No entanto, se a dor persistir depois de três ou quatro dias, o indicado é procurar um médico.